Colleen Murrell, professora de jornalismo da Dublin City University, escreveu artigo sobre questões éticas nas coberturas jornalísticas na guerra de Gaza
Colleen Murrell

Quem gostaria de ser jornalista cobrindo a guerra em Gaza? Parece que a cada dia surge uma nova acusação de preconceito nas redes sociais.

As reportagens ao vivo estão sujeitas aos perigos da especulação, dos erros e das armadilhas da desinformação para os incautos. Se somarmos a data mais explosiva do mundo, então as acusações de parcialidade se tornam densas e rápidas.

Por outro lado, Phil Chetwynd, diretor de notícias globais da AFP, agência de notícias francesa, afirma: “Nosso trabalho nunca pareceu tão importante”.

Jornalistas e a cobertura da guerra em Gaza

Neste conflito, a maior parte das reportagens perigosas tem sido feita por jornalistas palestinos que vivem dentro de Gaza, com os correspondentes estrangeiros limitados à cobertura de dentro de Israel e da Cisjordânia.

Até data de hoje, mais de 60 jornalistas morreram na região. 

Jon Donnison, correspondente da BBC, foi acusado de preconceito anti-Israel ao fazer uma reportagem logo após a explosão no Hospital Al-Ahli em 17 de outubro.

Donnison disse que os militares israelenses foram contatados para comentar e ainda estavam investigando.

“Mas é difícil ver o que mais isso poderia realmente ser, dada a dimensão da explosão, além de um ataque aéreo israelense ou de vários ataques aéreos”.

Após Israel ter negado a autoria do ataque, o vice-presidente executivo da BBC News, Jonathan Munro, disse que a “linguagem não estava muito correta”, mas que “em nenhum momento dissemos realmente que foi causado pelos israelenses”.

Organizações de notícias são criticadas por cobertura da guerra em Gaza

A BBC também tem sido criticada por não usar a palavra “terroristas” para descrever os militantes do Hamas.

Esta tradição de longa data da BBC de não rotular um lado ou outro num conflito como terrorista, foi condenada em alguns meios de comunicação e em Westminster, mas foi rigorosamente defendida por correspondentes veteranos, incluindo John Simpson:

“Não tomamos partido. Não usamos palavras carregadas como “mal” ou “covarde”. Não falamos de “terroristas”.

E não somos os únicos a seguir essa linha. Algumas das organizações noticiosas mais respeitadas do mundo têm exatamente a mesma política”.

Um mês depois dos ataques do Hamas a Israel, em 7 de Outubro, várias destas respeitadas organizações de notícias também foram atacadas por supostamente terem chegado aos locais de conflito de forma suspeita e rápida.

O site pró-israelense Honest Reporting, com sede nos EUA, listou o The New York Times, CNN, AP e Reuters. Todos negaram veementemente as acusações.

A AFP, que também foi posteriormente acusada nas redes sociais de ter chegado suspeitamente cedo aos locais de conflito onde ocorreram os ataques, negou que tenha sido de alguma forma “incorporada” ao Hamas.

Phil Chetwynd , da AFP, ameaçou com possível ação legal por difamação, dizendo sobre seus fotógrafos em Gaza.

“Eles foram acordados pelo som de artilharia e foguetes e seguiram em direção à cerca entre Gaza e Israel. Cada um estava claramente identificado como jornalista, no capacete e no colete à prova de balas.

As primeiras fotos perto da cerca de Gaza foram tiradas mais de uma hora depois do início do ataque. Cobrimos o assunto como faríamos com qualquer notícia importante.”

Jornalista freelancer aparece abraçado pelo líder do Hamas

No entanto, após o evento, tanto a AP como a CNN “cortaram laços” com um “jornalista freelancer” chamado Hassan Eslayeh, que estava no local dos assassinatos e não usava casaco de imprensa.

Uma foto deste homem sendo abraçado pelo líder do Hamas, Yahia Sinwar foi divulgado em plataformas de mídia social.

O fotojornalista palestino Hassan Eslayed que cobria a guerra em Gaza, aparece na foto sendo abraçado pelo líder do Hamas, Yahia Sinwar.
A CNN e a AP “cortaram ligações” com o fotojornalista palestino Hassan Eslayeh, devido a indicações de que ele trabalhou com a Quds Net News, uma organização de mídia palestina/ Reprodução de tela do X (antigo Twitter).

A diretora de relações com a mídia da AP, Lauren Easton, disse:

“Não estamos mais trabalhando com Hassan Eslaiah, que era freelancer ocasional para a AP e outras organizações de notícias em Gaza”.

Outro tipo de “incorporação” também tem estado sob escrutínio, na sequência de viagens de profissionais de imprensa com as Forças de Defesa de Israel (IDF) a Gaza, em 9 de novembro.

Esta viagem inclui repórteres da CNN, do Daily Mail e da BBC (que enviou Jeremy Bowen). O Channel 4 News foi posteriormente.

No “X” (antigo Twitter) esta decisão foi amplamente criticada, com Rohan Talbot, o diretor de advocacia e campanhas de ajuda médica aos palestinos, dizendo que isto equivalia a jornalistas seniores “atuarem efetivamente como estenógrafos da máquina de comunicação militar de Israel”.

Quando contei isso a Bowen no fim de semana, ele respondeu:

“Bobagem. A questão é o que você faz com o material e como desafia os palestrantes que eles apresentam. Também é importante fornecer contexto no script.

Tínhamos uma escolha: ficar fora de Gaza ou aceitar algumas restrições em troca de acesso”.

Embora o exército isralenense tenha verificado o vídeo para garantir que nenhum detalhe operacional militar fosse divulgado, nem a BBC nem o Channel 4 News tiveram que mostrar seus roteiros com antecedência.

Honrado pelo tempo de prática

Essa prática de incorporação é comum na história da cobertura jornalística de guerras. 

Desde a guerra dos Bôeres, que ocorreu devido à anexação do território da República do Transvaal pela Inglaterra, em 1877, até às guerras do Golfo de 1991 e 2003, jornalistas e fotógrafos internacionais foram integrados a tropas e tiveram o seu material censurado se as imagens revelassem informações operacionais – mas também, por vezes, se mostrassem as tropas sob um ângulo negativo.

A questão das “considerações éticas” surge com mais frequência quando se envolve os oponentes de um país numa guerra ou quando se entrevista aqueles que são considerados “o inimigo”.

De acordo com Christina Lamb, na guerra civil espanhola, a repórter norte-americana Virginia Cowles foi considerada “particularmente suspeita” pelos seus colegas jornalistas Ernest Hemingway e Martha Gellhorn por entrevistar líderes de ambos os lados do conflito.

É possível cobrir o ‘outro lado’ da guerra?

A história da mídia está repleta de casos de jornalistas, fotógrafos e operadores de câmera cobrindo os dois lados dos conflitos.

Durante a guerra dos anos 1960 na Indochina, o cinegrafista do Visnews, Neil Davies, filmou do lado sul-vietnamita e mais tarde com os vietcongues.

Na década de 1980, Sandy Gall, do  canal ITN, incorporou-se regularmente à Aliança do Norte afegã. Durante a guerra do Golfo de 1991, a equipe da CNN foi criticada por permanecer atrás das linhas inimigas durante o bombardeio  de Bagdá pelos aliados.

Embora as empresas jornalísticas  possam realizar reuniões para discutir as implicações éticas das decisões sobre incorporação, o problema hoje é como saber algo substancial sobre a atividade e as conexões dos muitos freelancers que passaram muitas vezes a substituir os jornalistas profissionais na linha da frente da cobertura dos conflitos.


Sobre a autora

Colleen Murrell é professora titular na Dublin City University e pesquisadora principal do Reuters Digital News Report Ireland anual. Fez doutorado pela Universidade de Melbourne e mestrado pela City, University of London.

Ela também pesquisa coleta de notícias internacionais, jornalismo de conflitos, violência online e ensina rádio, televisão e notícias internacionais. Atualmente está escrevendo um livro sobre a coleta de notícias da BBC.


Este artigo foi publicado originalmente no portal acadêmico The Conversation e é republicado aqui sob licença Creative Commons.