Londres – O verão que começou na madrugada desta sexta-feira (22), promete temperaturas acima do normal na maior parte do Brasil graças ao El Niño, associado a ondas de calor cada fez mais frequentes e também por eventos como vendavais e secas, como mostra uma seleção de fotos retratando seu impacto sobre pessoas, animais e construções. 

Registros feitos por fotógrafos da agência Getty Images em vários pontos do globo são um alerta para as consequências das mudanças climáticas, que agravaram os efeitos do fenômeno provocado pelo aquecimento das águas do Pacífico, e da La Niña, caracterizada pelo resfriamento do mar. Alguns mostram o Rio de Janeiro, castigado por ondas de calor como a dos primeiros dias de dezembro. 

Pessoas enfrentam o calor provocado pelo El Niño na praia de Ipanema, Rio de Janeiro, Brasil
Praia de Ipanema no fim da tarde de 2 de dezembro, com pessoas tentando aliviar o calor que não foi embora com o anoitecer (Foto: Fábio Teixeira / Anadolu via Getty Images)

 O fotógrafo Fábio Teixeira retratou também a tentativa de um morador de uma comunidade carioca de se refrescar com uma garrafa plástica antes mesmo de começar o verão, que promete ser mais quente devido ao El Niño.

Homem joga água na cabeça para se combater o calor no Rio de Janeiro, Brasil
Foto: Fábio Teixeira / Anadolu via Getty Images

Imagens como essas são poderosas para sensibilizar a sociedade sobre a gravidade da crise ambiental, aponta o premiado fotógrafo da Getty Images Mario Tama, que tem entre seus trabalhos o registro de diversos eventos climáticos na Califórnia (EUA), onde mora.

“Quando as pessoas conseguem relacionar os impactos climáticos com o local onde vivem, ou conseguem se conectar fortemente a um conjunto cativante de imagens de algum lugar onde talvez nunca tenham estado, a questão pode se tornar pessoal” diz Tama. 

El Niño: de calor ainda mais forte no verão a secas e rios encolhendo 

A Amazônia é um exemplo. Mesmo quem não vive ou nunca esteve na região é impactado por cenas como a de um barco encalhado em Porto de Cacau Pirêra, um registro do fotógrafo Bruno Zanardo, da Getty. 

O El Niño não causa apenas ondas de calor no verão e até no inverno, mas também inibe a formação de nuvens, provocando a redução do nível dos rios, deixando os afluentes do Amazônia não navegáveis e impactando a vida de comunidades que acabam isoladas, como mostra a foto. 

Barco encalhado no leito seco do rio Amazonas
Foto: Bruno Zanardo / Getty Images

A  seca também afetou a praia de Alter do Chão formada pelas águas do rio Tapajós na estação seca da região amazônica. A foto aérea foi produzida por Ricardo Lima em setembro de 2023.

Praia formada pelo rio Tapajós em Alter do Chão, Brasil, na estação seca
Foto: Ricardo Lima / Getty Images

Outro efeito do El Niño que vai além das ondas de calor são os ciclones extra-tropicais, que têm se tornado mais frequentes e devastadores no Brasil, como este da foto de Marcelo Oliveira, da Getty, em Muçum, Rio Grande do Sul. 

Mulher sentada entre os escombros após ciclone tropical no sul do Brasil

Ele retratou a desolação de Nelsa Teresinha, sentada sobre os escombros de sua casa destruída pelas enchentes que se seguira a um ciclone, em setembro, deixando mais de 30 mortos.

Mario Tama, da Getty, destaca a importância do elemento humano nas fotos que retratam a crise do clima.

“Fotografias autênticas de seres humanos que foram diretamente impactados ficam gravadas na nossa consciência de uma forma que os dados climáticos e o jargão técnico não conseguem.”


O El Niño e sua ‘irmã’, a La Niña, afetam também os animais, seja pelo calor excessivo ou por secas, como na foto aérea feita por Sebastian Lopez, da Getty, em Luis Palacios, na Argentina, cujo novo presidente, Javier Milei, é considerado um negacionista do clima. 

Vaca morta devido a seca na Argentina
Foto: Sebastian Lopez Brach /Getty Images News

A seca sem precedentes registrada no país este ano, que atingiu 55% do território, levou a um acordo com Fundo Monetário Internacional devido às perdas que atingiram as exportações. 


Na Indonésia, o fotógrafo Kevin Herbian registrou ovelhas de alimentando nos campos de arroz secos em Tangerang, devido ao fenômeno El Niño.

Ovelhas pastando em campo de arroz seco na Indonésia, devido ao fenômeno El Niño
Foto: Kevin Herbian / NurPhoto via Getty Images

Em outra imagem, o fotógrafo capturou as mãos de um homem segurando peixes mortos encontrados na superfície de um viveiro com nível de água baixo por causa da seca provocada pelo El Niño no mesmo local.

Peixes mortos por causa do El Niño que provoca seca na Indonésia
Foto: Kevin Herbian / NurPhoto via Getty Images

A foto de Angga Budhiyanto retrata um pescador perto de um cemitério antigo pertencente a moradores cujas casas foram demolidas por um projeto de construção de um reservatório que cobriu uma área de 8,8 mil hectares e submergiu 51 aldeias em sete subdistritos entre 1976 e 1980.

Pescador perto de reservatório. A seca aumenta na Indonésia por causa do El Niño
Foto: Angga Budhyanto / NurPhoto via Getty Images

O reservatório de Gajah Mungkur, localizado no distrito de Wuryantoro, Wonogiri, Java Central, na Indonésia, está com o volume de água drasticamente baixo, devido ao impacto do El Niño. A estação seca este ano deve durar mais tempo, até o fim de 2023, início de 2024.


Já a  foto de Devi Rahman feita em outubro de 2023 mostra incêndios florestais no monte Merbabu registrados da vila de Batur em Semarang, Java Central, na Indonésia. A estação seca prolongada foi desencadeada pelo fenômeno climático.

Incêndios florestais na Indonésia provocados pelo fenômeno El Niño
Foto: Devi Rahman / AFP via Getty Images

Na Califórnia, este carro foi esmagado por um deslizamento de terra e ficou coberto de lama em uma estrada interditada perto de Fillmore.

Carro coberto de lama devido as tempestades que atingiram a Califórnia
Foto: David McNew / Getty Images

A imagem foi capturada por David McNew em 11 de janeiro de 2023, após uma série de fortes tempestades que atingiram o estado americano às marges do Oceano Pacífico, em contraste com os últimos três anos de seca severa vivida pela maior parte da região. 


Outra imagem mostra um carro que tenta vencer o vento forte da tempestade tropical Hilary que atingiu o sul da Califórnia, perto da cidade de Indio, em 20 de agosto de 2023.

Carro em meio a tempestade tropical Hilary no sul da Califórnia provocada pelo El Niño
Foto: David McNew / Getty Images

Mais de 40 milhões de pessoas receberam o alerta de tempestade emitido para a área. O aumento das temperaturas oceânicas ao largo do México, causado pela combinação do aquecimento do clima e do fenômeno El Niño, provocou o raro sistema climático, segundo o Serviço Meteorológico Nacional.


Halan Subeir Salat tenta recolher alguns dos seus pertences na área inundada onde vive após as inundações repentinas em novembro de 2023, em Garissa, Quênia. O ‘Chifre da África’, como é conhecido o nordeste africano, sofreu este ano com chuvas torrenciais e inundações ligadas ao El Niño.

Morador do Quênia tenta recolher pertences em área inundada
Foto: Luís Tato / AFP via Getty Images

Várias comunidades estão isoladas, uma vez que milhares de casas foram destruídas ou danificadas pelas chuvas que atingiram pelo menos 33 dos 47 condados do Quênia, matando mais de 70 pessoas e deslocando muitas em todo o país da África Oriental.


Na Tailândia, outro país afetado pelo El Niño, um agricultor colhe mandioca em um campo em Nog Nok Kaeo, Kanchanaburi. A imagem da fotógrafa Valéria Mongelli retrata as consequências da seca, que reduzirá a produção de açúcar no país.

Homem colhe mandioca em campo na Tailândia
Foto: Valéria Mongelli / Bloomberg via Getty Images

A produção cairá quase um quinto na próxima colheita devido à seca severa, o que irá afetar o mercado global do produto.