Londres – Os balanços anuais das empresas de Victoria e David Beckham, protocolados esta semana no Reino Unido, revelaram quanto ganham os dois em uma extensa rede de negócios: mais de £ 130 milhões (R$ 803 milhões), uma cifra turbinada pelo acordo com a Netflix para a produção da série “Beckham”. 

Os números referem-se ao ano de 2022, e os dados de 2023 só serão conhecidos ao fim de 2024, de acordo com as regras fiscais britânicas. Mas já dão uma ideia do poder do império de moda e de mídia construído pelos dois. 

A série da Netflix aparece como uma das razões para os lucros altos em 2022 porque o contrato foi fechado naquele ano. O programa foi feito pela Studio99, produtora do próprio Beckham, que responde pela maior parte da receita do casal. 

David Bekcham ganha mais do que Victoria 

O faturamento bruto obtido com produtos de beleza e a grife Victoria Beckham aumentou 44%, para £ 58,8 milhões (R$ 363 milhões) em 2022, em comparação com o ano anterior. 

No entanto, ela ainda opera no prejuízo, apesar de as perdas terem diminuído ano a ano de £ 3,9 milhões (R$ 24,1 milhões] para £ 900 mil (R$ 5,6 milhões) em 2022, precisando de uma injeção de caixa para se manter no mercado. 

Nada que a fortuna da família não possa ajudar. O ex-jogador de futebol arrecadou £ 72,6 milhões (R$ 448,5 milhões) em 2022, segundo os documentos protocolados no Companies House, autoridade que regula as atividades das empresas no país. O valor é mais do que o dobro do que foi arrecadado em 2021. 

Nem tudo vai para o bolso dos Beckham. O lucro operacional foi de £ 21,9 milhões (R$ 135,3 milhões), mas descontando-se os impostos vai para £ 10,8 milhões (R$ 66,7 milhões). 

O valor inclui as produções da Studio99, como um documentário sobre o jogador de sinuca Ronnie O’Sullivan e também patrocínios administrados pela David Beckham Ventures.

Beckham promove marcas globais como Nespress, Adidas e Masseratti. Em 2022, ele gerou controvérsia por um contrato com o governo do Catar e foi acusado de “sportswashing“. 

Ele também é dono do time de futebol Inter Miami CF, que este ano contratou Lionel Messi. Em 2022, o atleta vendeu uma participação de sua holding para o grupo Authentic Brands, dono de marcas como Hunter e Reebok. 

Os dois são figuras influentes nas redes sociais. Victoria tem 32 milhões de seguidores no Instagram e David tem 86 milhões. 

Série da Netflix bateu recordes de audiência 

A julgar pelo sucesso da série Beckham, o casal deve ficar ainda mais rico em 2023.  O programa explodiu em audiência no Reino Unido, onde Beckham não sai das manchetes, e ficou seis semanas entre os mais assistidos do mundo na Netflix, liderando em mais de 50 países e aumentando a visibilidade na mídia. 

Produzida pelo próprio Beckham, a série da Netflix é uma visão açucarada de sua vida, desde a infância em que o pai queria que se tornasse astro do Manchester United, passando pelo casamento com a então Spice Girl Victoria, a “Posh” do grupo musical, até os dias de hoje.

O roteiro deixa de lado histórias polêmicas e revela “segredos” adocicados, como um guarda-roupa bem organizado. 

Mas acabou trazendo de volta à pauta da imprensa um caso extraconjugal do jogador durante sua passagem pelo Real Madrid, expondo uma fase difícil da vida do casal, que tem quatro filhos. 

Victoria Beckham superou as adversidades conjugais e fortaleceu sua imagem como ícone de moda e estilo. No Natal, o casal postou fotos das férias com a família nas Bahamas.