Londres – Após um período de relativa calmaria, sem nenhum registro de jornalista morto ou ferido na Ucrânia, profissionais de imprensa que cobrem a guerra com a Rússia voltaram a ser atingidos em ataques atribuídos ao exército russo nos últimos dias. 

Segundo a Federação Internacional de Jornalistas, a Rússia fez entre 29 de dezembro de 2023 e 2 de janeiro de 2024 diversos ataques que feriram três jornalistas e danificaram quatro redações.

Entre os locais atingidos por mísseis está o Karkhiv Palace Hotel, ocupado principalmente por profissionais de imprensa que acompanham a situação da guerra na Ucrânia. 

Profissionais a serviço de canal alemão ficaram feridos 

Dois profissionais a serviço do canal de TV alemão ZDF ficaram feridos no bombardeio ocorrido no dia 30 de dezembro. Um segurança estrangeiro que trabalhava como conselheiro de segurança da ZDF teve de ser operado.

Svitlana Dolbysheva, que trabalha como produtora para o mesmo canal, sofreu um ferimento na cabeça e uma concussão, além de vértebras e costelas fraturadas. 

“Desde abril de 2022, tenho cooperado com vários meios de comunicação internacionais e visitado várias linhas de frente e posições perigosas. Mas fui ferida onde menos esperava”, disse Dolbysheva ao Sindicato Nacional de Jornalistas da Ucrânia (NUJU). 

Ela contou ao NUJU os detalhes do ataque :

“Meus colegas e eu terminamos o trabalho e combinamos de nos encontrar para jantar às 19h no lobby do hotel. Desci ao primeiro andar e sentei-me para esperá-los.

Uma primeira explosão me jogou para trás. Comecei a engatinhar e houve uma segunda explosão. Fiquei com muito medo.”

A jornalista conseguiu chegar ao abrigo subterrâneo do hotel, onde recebeu tratamento médico de emergência e depois foi transferida para um hospital em Kiev. 

No mesmo dia, também em Kharkiv, a Radio House , que funciona como escritório local da emissora pública ucraniana Suspilne e da Rádio Ucraniana, que faz parte da Suspilne, foi atingida, segundo a IFJ.

As janelas foram destruídas e o sistema de aquecimento, portas e paredes foram danificados, impossibilitando a realização de qualquer atividade. Nenhum jornalista ficou ferido no ataque. 

Além disso, a redação pertencente ao grupo de mídia Obiyektyv, no centro de Kharkiv, também foi atingida pelo bombardeio, que quebrou janelas e danificou estúdios, salas de edição e equipamentos.

O grupo depende agora de apoio para continuar trabalhando de forma remota.

Jornalista ferido por mísseis na Ucrânia 

Em Lviv, Pavlo Dak, editor da agência de notícias Vholos, ficou ferido durante um ataque de mísseis em 29 de dezembro de 2023. Ele sofreu um ferimento leve na cabeça. Os médicos de emergência prestaram os primeiros socorros.

Em Kiev, no dia 2 de Janeiro, a redação da empresa nacional de comunicação social NV teve de adiar as suas transmissões por várias horas em consequência de um ataque russo. A estação de rádio planeja montar um estúdio de emergência em um abrigo subterrâneo, de acordo com a Federação Internacional. 

Comentando os últimos ataques, Sergiy Tomilenko, presidente do sindicato de jornalistas da Ucrânia, disse:

“Ao longo desses dias, um grande número de jornalistas e redações foram atingidos simultaneamente, alvo de mísseis russos.

Esta é uma tendência muito ruim e um novo desafio para o ambiente midiático. Nestes tempos difíceis, precisamos mais do que nunca do apoio e da solidariedade da comunidade jornalística global.”

Até hoje, 17 jornalistas morreram na guerra da Ucrânia, a maioria em 2022 e supostamente por ataques diretos do exército russo.

Em 2023, quando o interesse da imprensa internacional sobre a guerra com a Rússia arrefeceu e menos equipes permaneceram no país, foram dois mortos.

Mas o ano ficou marcado pelo alto número de mortes de profissionais de imprensa em conflitos, sobretudo em Gaza.