Londres – O ano de 2023 será lembrado como o que entristeceu o mundo com duas guerras devastadoras, na Ucrânia e em Gaza, documentadas em fotos que mostram destruição e o sofrimento das pessoas comuns. 

Fotógrafos e cinegrafistas se arriscaram – e muitos perderam a vida – para revelar cenas impactantes em um ano de eventos extremos, que teve também conflitos urbanos e a continuidade de batalhas que se arrastam há anos, como no Sudão e no Iêmen. 

A Getty Images, uma das maiores agências de fotografia do mundo, fez uma seleção das imagens mais marcantes de 2023. “A fotografia continua a ser essencial para informar e transmitir os efeitos das guerras”, disse Sandy Ciric, diretora sênior de fotografia editorial da Getty.

Israel-Hamas: fotos mostram os horrores da guerra em Gaza

Em 7 de outubro, o grupo palestino Hamas fez um ataque surpresa a Israel a partir de Gaza, por terra, mar e ar. Soldados e civis israelenses foram feitos reféns pelo Hamas e transferidos para Gaza.

O ataque provocou uma declaração de guerra do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, em um conflito que já deixou cerca de 20 mil mortos dos dois lados. 

A foto de Leon Neal, feita em 12 de outubro, mostra membros das forças de segurança procurando identificar objetos pessoais no local do Festival de Música Supernova, onde centenas de pessoas foram mortas e dezenas levadas por militares do Hamas perto da fronteira com Gaza, no Kibutz Re’im, em Israel.

Membros das forças de segurança procurando identificar objetos pessoais no local do Festival de Música Supernova, na Faixa de Gaza. A imagem é uma das fotografias de guerra 2023 da Getty Images
Foto: Leon Neal / Getty Images

Em Tel Aviv, Israel, pessoas se refugiam em um abrigo enquanto sirenes soam. A foto de Amir Levy mostra as consequências da guerra para a população.

Em Tel Aviv, Israel, pessoas se refugiam em um abrigo durante a guerra Israel-Hamas
Foto: Amir Levy / Getty Images

Tiros e manchas de sangue são vistos na porta e nas paredes de uma casa onde civis foram mortos dias antes de um ataque do grupo Hamas no kibutz perto da fronteira com Gaza. Alexi J. Rosenfeld fez o registro em 10 de outubro em Kfaz Aza, Israel.

Tiros e manchas de sangue na porta e nas paredes de uma casa onde civis foram mortos perto da fronteira com Gaza.
Foto: Alexi J. Rosenfeld / Getty Images

Em outro registro da guerra entre o Hamas e Israel, o fotógrafo mostra uma unidade de artilharia das FDI disparando em direção a Gaza em 11 de outubro perto de Netivot, em Israel.

Unidade de artilharia das FDI disparando em direção a Gaza perto de Netivot, em Israel. O registro é uma das fotografias de guerra 2023 da Getty Images
Foto: Alexi J. Rosengeld / Getty Images

A foto de Ahmad Hasaballah feita na cidade de Gaza em 10 de outubro, mostrando cidadãos palestinos deixando suas casas danificadas pelos ataques aéreos israelenses.

A imagem mostra cidadãos palestinos deixando suas casas danificadas pelos ataques aéreos israelenses.
Foto: Ahmad Hasaballah / Getty Images

Explosão e fumaça causadas por ataques aéreos israelenses em 11 de outubro na Cidade de Gaza provocaram morte e deslocamento forçado, um horror simbollizado pelo tom vermelho da imagem. 

Explosão e fumaça causadas por ataques aéreos israelenses em Gaza. A foto de guerra é uma das selecionadas pela Getty Images em 2023
Foto: Ahmad Hasaballah / Getty Images

Em outra fotografia da guerra entre o Hamas e Israel, Ahmad Hasaballah retrata a gravidade da situação humanitária à medida que Israel continuava a bombardear Gaza.

Na imagem aparece Bilal Abu Salah, de oito meses, morto no colo da mãe, enquanto os residentes recolhem os corpos de palestinos mortos em supostos ataques aéreos israelenses. O registro foi feito em 28 de outubro, em Khan Yunis, Gaza.

Criança morta no colo da mãe em Khan Yunis, Gaza.
Foto: Ahmad Hasaballah / Getty Images

Na terceira semana de bombardeios pesados por parte de Israel, Gaza começou a sofrer uma escassez de bens básicos, incluindo combustível, enquanto vários bairros da Faixa de Gaza foram devastados, milhares de pessoas morreram e centenas de milhares foram deslocadas.

Hadas, residente do kibutz Nir Oz Kalderon, cujos filhos foram feitos reféns e sua mãe e sobrinha foram mortas,  chora enquanto olha a casa incendiada de sua falecida mãe. A foto que mostra os horrores da guerra foi feita em Rina, Sutizkever em 30 de outubro pelo fotógrafo Dan Kitwood.

Mulher chora ao ver sua casa queimada em Rina, Sutizkever. A imagem é uma das fotos de guerra 2023 da Getty Images
Foto: Dan Kitwood / Getty Images

Na guerra da Ucrânia, batalhas pelo controle das cidades e perdas nos cemitérios

A guerra na Ucrânia, que está perto de completar dois anos, perdeu espaço na imprensa global nos últimos dois meses para o conflito em Gaza, mas a batalha continua. 

Um pôr do sol colorido sobre túmulos militares no cemitério de Kharkiv, Ucrânia foi o registro feito por Paula Bronstein em 15 de março de 2023. A seção militar do cemitério está quase cheia porque muitos soldados que combatem na linha de frente são do local. 

Cruz com um pano branco e os túmulos militares no cemitério de Kharkiv, Ucrânia. A imagem é uma das fotos de guerra 2023 da Getty Images
Foto de Paula Bronstein / Getty Images

Em outra fotografia da guerra na Ucrânia, a fotógrafa registrou militares ucranianos aprendendo a pilotar drones à noite na região de Lviv.

Militar ucraniano aprendendo a pilotar drones à noite na região de Lviv.. A imagem é um registro de uma fotografia de guerra
Foto: Paula Bronstein / Getty Images

A escola de pilotos de drones e UAVs (veículo aéreo não tripulado)  para militares é financiada pela KOLO, uma fundação ucraniana. Instrutores treinam militares, policiais e forças especiais para pilotar os equipamentos que se tornaram essenciais no conflito.


Em 3 de novembro, os militares ucranianos dispararam RPGs (granadas lançadas por foguetes) em posições inimigas. A imagem da guerra na Ucrânia foi capturada por  Kostya Liberov (Libkos) no distrito de Bakhmut, lembrando uma pintura clássica em que a luz do foguete se destaca na escuridão. 

Militares ucranianos dispararam RPGs (granadas lançadas por foguetes) em posições inimigas ucraniana em Bakhmut, Ucrânia
Foto: Kostya Liberov-Libkos / Getty Images

As forças ucranianas continuaram a lutar para retomar Bakhmut, que foi capturada pelas forças russas em maio, após uma batalha  que durou um ano. Durante o verão, a Ucrânia recuperou territórios ao norte e ao sul de Bakhumut, mas a Rússia manteve o controle sobre a cidade.

As imagens da guerra na Ucrânia dominaram os principais prêmios de fotografia documental e fotojornalismo em 2023, contando histórias de perdas e destruição. 

Conflitos urbanos causam confrontos com a polícia

Além das fotos das grandes guerras de 2023 os fotojornalistas da Getty Images registraram conflitos urbanos ao redor do mundo. Veja as imagens de eventos ocorridos na França, Coreia do Sul e Chile.

Na França, o batalhão de choque é atingido por fogos de artifício durante confrontos violentos em protesto contra a reforma da previdência. O registro foi feito por Kiran Ridley em 23 de março, em Paris.

Polícia de choque é atingida por fogos de artifício durante confrontos violento. Paris, França
Foto: Kiran Ridley / Getty Images

Mais de 1 milhão de manifestantes participaram das manifestações em todo o país uma semana depois do governo ter aprovado a reforma das pensões no Parlamento sem votação. Os sindicatos lutaram contra a mudança durante meses, tentando impedir que a idade de aposentadoria subisse de 62 para 64 anos.


Na Coreia do Sul manifestantes brigam com a polícia durante uma manifestação contra a decisão do governo japonês de liberar água radioativa tratada no Oceano Pacífico.

Manifestantes brigam com a polícia durante uma manifestação contra a decisão do governo japonês de liberar água radioativa tratada no Oceano Pacífico. Coreia do Sul
Foto: Chung Sung-Jun / Getty Images

A imagem de Chung Sung-Jun foi feita em Seul, no dia 22 de agosto. No dia 24 de agosto o primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, disse que o Japão iria começar a descarregar água radioativa tratada de sua usina nuclear danificada de Fukushima, apesar das preocupações de segurança.


Durante a comemoração dos 50 anos do golpe militar no Chile, o fotógrafo John Moore registrou um manifestante fugindo após atirar uma garrafa contra a polícia. A imagem foi capturada em 10 de setembro em Santiago.

Manifestante fugindo após atirar uma garrafa contra a polícia durante a comemoração dos 50 anos do Golpe Militar no Chile
Foto: John Moore / Getty Images

O 50º aniversário do golpe militar liderado pelo general Augusto Pinochet contra o presidente Salvador Allende, reuniu milhares de pessoas que participaram do evento organizado pela Associação de Familiares de Detidos e Desaparecidos do Chile, e que foi realizado em homenagem às vítimas do antigo regime militar.