Londres – A princesa de Gales, Kate Middleton, passou por uma cirurgia abdominal “planejada”, segundo o Palácio de Kensington, devendo permanecer no hospital por um período de 10 a  14 dias depois de operada e só retomando os compromissos públicos depois da Páscoa. Fontes informaram à mídia que o motivo não é “uma condição cancerosa”.  

A notícia foi divulgada logo após o almoço desta quarta-feira, e pegou os britânicos de surpresa. Kate tinha sido vista em público pela última vez no Natal, diante da igreja onde a família assistiu a uma missa de Natal, perto da propriedade real de Sandringham, mas nunca houve especulações sobre problemas de saúde. 

Uma hora e meia depois, o Palácio de Buckingham anunciou que o rei Charles fará na semana que vem uma intervenção para tratamento de próstata aumentada, uma condição benigna “que afeta centenas de homens”, diz a nota. 

Kate foi operada em hospital particular de Londres 

Kate é adorada pelos britânicos, aprovada por 63% do público, com apenas quatro pontos a menos do que o marido, o príncipe William, primeiro na linha de sucessão, segundo o acompanhamento feito pelo instituto YouGov. 

A nota não dá detalhes sobre o que motivou a cirurgia da princesa de 42 anos, realizada em um hospital particular de Londres, localizado na região que concentra a medicina privada na capital inglesa. 

“Sua Alteza Real, a Princesa de Gales, foi internada ontem na The Londres Clinic para uma cirurgia abdominal planejada. A cirurgia foi um sucesso e espera-se que ela permaneça no hospital por dez a quatorze dias, antes de voltar para casa para continuar a recuperação.

Com base nos conselhos médicos atuais, é pouco provável que ela regresse às funções públicas antes da Páscoa.

A Princesa de Gales aprecia o interesse que esta declaração irá gerar. Ela espera que o público compreenda o seu desejo de manter o máximo possível de normalidade para os seus filhos; e seu desejo de que suas informações médicas pessoais permaneçam privadas.

O Palácio de Kensington, portanto, só fornecerá atualizações sobre o progresso de Sua Alteza Real quando houver novas informações significativas para compartilhar.

A Princesa de Gales deseja pedir desculpa a todos os envolvidos por ter de adiar os seus próximos compromissos. Ela espera remarcar o maior número possível de eventos, o mais rápido possível.”

A notíica chega na véspera do lançamento de uma nova biografia sobre a família real, reconstituindo os últimos momentos da rainha Elizabeth, que morreu em setembro de 2022, e o início do reinado de seu filho, Charles III. 

O livro conta que Kate não estava ao lado do príncipe William em Balmoral, onde a rainha morreu, por ter optado ficar com os filhos que iniciavam o ano letivo em nova escola. 

Embora não seja de família sobre, conforme retratado na série The Crown, ela conquistou o público com carisma e um talento natural para aparecer diante das câmeras em atividades comuns a qualquer pessoa, como jogar bola ou levar os filhos à escola.