Londres – O governo britânico apresentou o retrato oficial do rei Charles III, que será distribuído gratuitamente para ser afixado em órgãos públicos e em escolas britânicas a partir de fevereiro. 

Os antigos retratos da rainha Elizabeth II não precisarão ser removidos, e podem continua ao lado da foto do novo rei, disse o governo. Mas nem todos gostam da ideia.

O projeto foi recebido com críticas pelo grupo antimonarquista Republic devido ao custo alto para o contribuinte, £ 8 milhões (equivalente a R$ 49 milhões) e criticado por usuários das redes sociais em um momento em que o país enfrenta uma crise de custo de vida. 

Retrato oficial de Charles feito em Windsor 

A foto é de autoria do fotógrafo Hugo Burnand, que também registrou as imagens oficiais da coroação de Charles e Camilla, em abril de 2023. 

Ela foi feita no Castelo de Windsor e mostra o rei Charles sorrindo discretamente, sem a pompa do manto real e da coroa. Ele usa o uniforme de Almirante da Marinha Real ostentando as condecorações oficiais, e segura uma espada. 

Na mesinha ao lado estão a luva e o quepe. Ao fundo, o luxo da propriedade em tons de dourado, decorada com obras de arte. 

Rei Charles III em retrato oficial no Castelo de Windsor
Foto: Hugo Burnand

Os solicitantes receberão a imagem em tamanho A3 em uma moldura de madeira em tom carvalho. 

Quando o esquema foi anunciado, Graham Smith, líder do Republic pediu o cancelamento classificando a ideia de “vergonhoso desperdício do dinheiro público”, acusando o governo de ter “perdido o controle, achando que as pessoas querem que seu dinheiro seja gasto em fotos de Charles em vez de ser direcionado para onde ele é realmente necessário.

Segundo a nota oficial assinada pelo vice-primeiro-ministro, Oliver Dowden, “o novo retrato servirá como um lembrete para todos nós do exemplo dado pelo nosso principal funcionário público, e a expectativa é de que o maior número possível de organizações elegíveis desejem continuar esta orgulhosa tradição britânica e honrar o nosso rei.”

A família real não postou a foto em suas redes sociais, onde as críticas circulam. Um usuário do Twitter / X escreveu: 

“Isso é para nos lembrar quem ele é e o que ele representa. Prefiro ver o dinheiro ir para uma causa nobre como o NHS [sistema público de saúde]. Isso seria verdadeiro patriotismo.”

Outros reclamaram do retrato em escolas: “Não obriguem nossas crianças”.  

Escolas estão entre as organizações que podem solicitar o retrato gratuitamente, assim como prédios que abrigam órgãos governamentais em todas as esferas, tribunais, forças policiais e de socorro, paróquias e conselhos comunitários. 

Charles III ocupa apenas o sexto lugar na lista de membros da realeza britânica mais admirados pelo público do país, com 51% de aprovação.

A rainha segue como a mais admirada, com 75%. Depois dela aparecem o príncipe William, as princesas Anne e Kate e Zara Philips, sobrinha do monarca.