Londres – ItaĆŗ, Banco do Brasil e Bradesco sĆ£o as Ćŗnicas empresas brasileiras listadas no relatĆ³rio Global 500, que anualmente aponta as marcas globais mais fortes e valiosas. Embora esteja em 431Āŗ em valor de marca entre as 500, o BB lidera o ranking das mais fortes da AmĆ©rica Latina.

O levantamento, feito pela consultoria britĆ¢nica Brand Finance foi apresentado na manhĆ£ desta quarta-feira (17) no FĆ³rum EconĆ“mico de Davos, na SuƭƧa, consagrando a Apple como a marca mais valiosa do mundo e a Corona Extra, do grupo AB Inbev, como a mais valiosa da AmĆ©rica Latina. 

Segundo a consultoria, o valor da marca consiste  no benefĆ­cio econĆ“mico lĆ­quido que seu proprietĆ”rio obteria com o licenciamento no mercado aberto. A forƧa Ć© a eficĆ”cia do desempenho de uma marca em medidas intangĆ­veis em relaĆ§Ć£o a seus concorrentes. O estudo Ć© feito com base em pesquisas de opiniĆ£o e avaliaĆ§Ć£o de resultados. 

Apenas cinco empresas da AmĆ©rica Latina estĆ£o na lista em 2024, e bem longe das que a encabeƧam: os trĆŖs bancos brasileiros e trĆŖs cervejas mexicanas, Corona Extra e Modelo Especial, que estreou no relatĆ³rio da Brand Finance este ano. 

A marca com melhor posiĆ§Ć£o entre as latinas Ć© a Corona, em 207Āŗ. 

As marcas mais fortes e valiosas

Na avaliaĆ§Ć£o da consultoria, o valor da marca Banco do Brasil  aumentou 11%, chegando a US$ 5,5 bilhƵes, graƧas Ć  alta pontuaĆ§Ć£o no critĆ©rio forƧa de marca;  79.06 em uma escala de 0 a 100. O BB foi classificado como AA+, conquistando o posto de mais forte da regiĆ£o. 

Em dezembro, a presidente do BB, Tarciana Medeiros, foi listada entre as 100 mulheres mais poderosas do mundo pela revista Forbes. 

Tarciana Medeiros, presidente do BB

A Corona Extra se tornou a marca mais valiosa da AmĆ©rica Latina, tomando o lugar do ItaĆŗ na lista de 2023. Seu valor de marca aumentou 40%, chegando a  US$ 10.4 bilhƵes.

A pesquisa de mercado da Brand Finance revelou um aumento significativo na forƧa da marca globalmente, impulsionado em parte por uma melhor percepĆ§Ć£o associada a questƵes e iniciativas de sustentabilidade. AlĆ©m disso, a Corona Extra se beneficiou de um aumento de 19% nas vendas fora do MĆ©xico.

O ItaĆŗ Ć© a segunda marca mais valiosa da AmĆ©rica Latina, tendo sofrido um ligeiro declĆ­nio no valor da marca de 4.4% , passando para US$ 8.4 bilhƵes.  De acordo com a anĆ”lise da Brand Finance, a queda deve-se a uma reduĆ§Ć£o nos investimentos, apesar de o patrocĆ­nio no futebol garantir alta visibilidade.

A marca Bradesco destaca-se como a terceira marca brasileira mais valiosa, embora tambĆ©m tenha recuado em relaĆ§Ć£o a 2022.

Estreante na lista, a mexicana Modelo Especial, registrou aumento de 24% no valor da marca, chegando a US$ 5.2 bilhƵes. Uma das razƵes apontadas pela Brand Finance foi a crise de imagem da Bud Light nos EUA, apĆ³s uma campanha de marketing estrelada por uma influenciadora trans.

Os consumidores que boicotaram a Bud migraram para a Modelo Especial. 

As marcas de maior valor no mundo 

Entre as 10 marcas mais valiosas apontadas no Brand Finance 500 este ano, oito sĆ£o de tecnologia. As exceƧƵes sĆ£o a rede varejista americana Walmart e o banco chinĆŖs ICBC. 

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A Apple retomou a lideranƧa que havia perdido para a Amazon em 2023. Este ano, a empresa caiu para o quarto lugar em valor. 

Segundo a consultoria, o valor da marca Apple Ć© de US$ 516,6 bilhĆ£o, bem Ć  frente da Microsoft, que vem em segundo. 

O relatĆ³rio completo (em inglĆŖs) pode ser visto aqui.