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Banco do Brasil é a marca mais forte da América Latina e está entre as mais valiosas, junto com Itaú e Bradesco

Banco do Brasil é a marca brasileira mais forte e uma das mais valiosas

Foto: Marcelo Camargo / Divulgação Agência Brasil

Londres – Itaú, Banco do Brasil e Bradesco são as únicas empresas brasileiras listadas no relatório Global 500, que anualmente aponta as marcas globais mais fortes e valiosas. Embora esteja em 431º em valor de marca entre as 500, o BB lidera o ranking das mais fortes da América Latina.

O levantamento, feito pela consultoria britânica Brand Finance foi apresentado na manhã desta quarta-feira (17) no Fórum Econômico de Davos, na Suíça, consagrando a Apple como a marca mais valiosa do mundo e a Corona Extra, do grupo AB Inbev, como a mais valiosa da América Latina. 

Segundo a consultoria, o valor da marca consiste  no benefício econômico líquido que seu proprietário obteria com o licenciamento no mercado aberto. A força é a eficácia do desempenho de uma marca em medidas intangíveis em relação a seus concorrentes. O estudo é feito com base em pesquisas de opinião e avaliação de resultados. 

Apenas cinco empresas da América Latina estão na lista em 2024, e bem longe das que a encabeçam: os três bancos brasileiros e três cervejas mexicanas, Corona Extra e Modelo Especial, que estreou no relatório da Brand Finance este ano. 

A marca com melhor posição entre as latinas é a Corona, em 207º. 

As marcas mais fortes e valiosas

Na avaliação da consultoria, o valor da marca Banco do Brasil  aumentou 11%, chegando a US$ 5,5 bilhões, graças à alta pontuação no critério força de marca;  79.06 em uma escala de 0 a 100. O BB foi classificado como AA+, conquistando o posto de mais forte da região. 

Em dezembro, a presidente do BB, Tarciana Medeiros, foi listada entre as 100 mulheres mais poderosas do mundo pela revista Forbes. 

Tarciana Medeiros, presidente do BB

A Corona Extra se tornou a marca mais valiosa da América Latina, tomando o lugar do Itaú na lista de 2023. Seu valor de marca aumentou 40%, chegando a  US$ 10.4 bilhões.

A pesquisa de mercado da Brand Finance revelou um aumento significativo na força da marca globalmente, impulsionado em parte por uma melhor percepção associada a questões e iniciativas de sustentabilidade. Além disso, a Corona Extra se beneficiou de um aumento de 19% nas vendas fora do México.

O Itaú é a segunda marca mais valiosa da América Latina, tendo sofrido um ligeiro declínio no valor da marca de 4.4% , passando para US$ 8.4 bilhões.  De acordo com a análise da Brand Finance, a queda deve-se a uma redução nos investimentos, apesar de o patrocínio no futebol garantir alta visibilidade.

A marca Bradesco destaca-se como a terceira marca brasileira mais valiosa, embora também tenha recuado em relação a 2022.

Estreante na lista, a mexicana Modelo Especial, registrou aumento de 24% no valor da marca, chegando a US$ 5.2 bilhões. Uma das razões apontadas pela Brand Finance foi a crise de imagem da Bud Light nos EUA, após uma campanha de marketing estrelada por uma influenciadora trans.

Os consumidores que boicotaram a Bud migraram para a Modelo Especial. 

As marcas de maior valor no mundo 

Entre as 10 marcas mais valiosas apontadas no Brand Finance 500 este ano, oito são de tecnologia. As exceções são a rede varejista americana Walmart e o banco chinês ICBC. 

A Apple retomou a liderança que havia perdido para a Amazon em 2023. Este ano, a empresa caiu para o quarto lugar em valor. 

Segundo a consultoria, o valor da marca Apple é de US$ 516,6 bilhão, bem à frente da Microsoft, que vem em segundo. 

O relatório completo (em inglês) pode ser visto aqui.

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