Londres  – A organização de jornalismo climático Covering Climate Now recebe até 1º de março inscrições para o seu prêmio de jornalismo ambiental

O CCNow Journalism Awards, que está em sua quarta edição, é aberto a jornalistas de redações de qualquer tamanho, bem como a freelancers. Meios de comunicação podem inscrever mais de um trabalho. A participação é gratuita.

Em 2023 foram recebidos 1,1 mil trabalhos de 29 países. Os vencedores e finalistas vieram de grandes e pequenos veículos. 

Nova estrutura no prêmio de jornalismo climático CCNow 

Este ano os organizadores mudaram a estrutura das categorias. Em vez de selecionar os melhores trabalhos por tipo de veículo ou formato, a premiação será por temas, como soluções, justiça e saúde. 

Além das categorias temáticas, os jurados homenagearão vários “jornalistas emergentes do ano” – profissionais em início de carreira cujo trabalho se mostre excepcionalmente promissor – bem como trabalhos classificados como “Grandes projetos e colaborações”.

O diretor executivo da CCNow, Mark Hertsgaard, ressaltou o valor do jornalismo climático de excelência.

“Os premiados dos últimos três anos dos CCNow Journalism Awards demonstraram que o bom jornalismo é em si uma solução climática essencial.

Somente quando o público entender o que está acontecendo, por que está acontecendo e o que pode fazer a respeito, haverá pressão popular suficiente para mudar o status quo. “

Um júri diversificado de jornalistas reconhecidos de todo o mundo, representando uma variedade de veículos e experiências, incluindo vencedores anteriores do CCNow Journalism Award — selecionará o trabalho vencedor. O resultado será anunciado em junho. 

Outras mudanças em relação a 2023 é que este ano não serão anunciados finalistas, e vários vencedores serão apontados em cada categoria, refletindo diversidade de estilos, extensão do trabalho, tamanho do veículo e regiões geográficas.

Veja como participar 

  • São elegíveis trabalhos publicados ou transmitidos em 2023, em qualquer meio ou formato (outros, escrita, áudio, vídeo, fotografia, multimídia, cartoons editoriais e dados, entre outros).
  •  Podem concorrer notícias, reportagens, opiniões/comentários, investigações, boletins informativos e documentários. 
  •  Na categoria “Jornalistas emergentes”, as inscrições podem incluir trabalhos de anos anteriores. E na categoria “Grandes projetos e colaborações”, as inscrições podem incluir alguns trabalhos de 2022 ou 2024, mas a maioria deve ser de 2023.
  • As informações de inscrição devem ser fornecidas em inglês. Se o trabalho original não estiver em inglês, é necessário traduzir e anexar o original.
  • O conteúdo deve ser sobre as alterações climáticas e não apenas sobre meio ambiente. Embora todas as pautas climáticas sejam pautas ambientais, nem todas as pautas ambientais são pautas climáticas.
  • Matérias que se concentram principalmente em questões ambientais, como poluição tóxica ou as espécies ameaçadas, cujos impactos ou causas profundas não estão relacionadas com as alterações climáticas, normalmente não são consideradas matérias sobre o clima, mesmo que as matérias possam mencionar as alterações climáticas.
  • Trabalhos que abordem significativamente as implicações climáticas, como os efeitos do desmatamento no armazenamento de carbono, são elegíveis. 

As inscrições podem ser feitas no site da Covering Climate Now

As categorias do prêmio 

Soluções – Embora as soluções sejam mencionadas em muitas matérias sobre o clima, os trabalhos vencedores nesta categoria serão selecionados entre os trabalhos que apresentem  uma ou mais soluções para enfrentar a crise climática como tema principal.

Justiça – Os trabalhos inscritos nesta categoria devem abordar o clima sob um ângulo de justiça — entre outros, o perigo e a esperança nas linhas de frente da crise climática, as interseções inesperadas das alterações climáticas com outros sistemas de injustiça e os grupos marginalizados pioneiros soluções para mostrar ao mundo um caminho a seguir – como tema principal.

‎ Combustíveis fósseis –  O objetivo da categoria é premiar matérias sobre o desenvolvimento de novos combustíveis fósseis, o greenwashing, o lobby governamental, os esquemas duvidosos para compensar as emissões e a desinformação, entre outros assuntos relacionados com a indústria.

Condições meteorológicas extremas e seus impactos – Esta categoria premiará histórias que deixem clara a ligação entre desastres climáticos e alterações climáticas causadas pelo homem, com explicações sólidas sobre como o clima influencia condições meteorológicas extremas – furacões, inundações, incêndios florestais, calor e frio extremos, por exemplo, centradas no ser humano. 

Política, políticas e ação climática – Esta categoria destina-se a trabalhos que abrangem ações e inações governamentais; políticas que prometem e outras que não prometem o suficiente; e os líderes que lutaram para encontrar soluções, bem como aqueles que as frustraram. 

‎Ativismo e movimentos – Reconhecerá matérias que mostrem o trabalho em todas as facetas do ativismo e dos movimentos climáticos, desde grupos e indivíduos bem conhecidos até pequenos grupos e líderes locais que promovem mudanças nas suas comunidades. 

Negócios e economia – Esta categoria abrange todos os assuntos relacionados com negócios e economia, desde o peso financeiro das catástrofes climáticas até as oportunidades da ação climática.

As negociações globais, incluindo a COP28 – Trabalhos inscritos nessa categoria podem abordar o debate sobre “perdas e danos” , o papel na luta climática de vários organismos internacionais, como o G7, a ASEAN e a União Africana, e como o clima influencia as relações entre países como os EUA e a China. 

Conflitos e alterações climáticas – Esta categoria irá premiar trabalhos que demonstrem o cruzamento entre as alterações climáticas e os conflitos violentos, incluindo as pegadas de carbono dos militares, os danos causados ​​aos ecossistemas durante as guerras e o potencial das alterações climáticas para alimentar conflitos futuros, provocando instabilidade.

‎Deslocação e migração – Podem ser inscritos nesta categoria trabalhos que examinam o deslocamento interno e a migração transfronteiriça impulsionados ou tornados mais prováveis ​​pelas alterações climáticas, bem como os esforços governamentais para lidar com eles. O trabalho também poderá explorar a interseção das alterações climáticas com a rede de fatores que provocam deslocamentos, incluindo a pobreza, a violência e a escassez de recursos.

Florestas, oceanos e o mundo natural – Desde ecossistemas inteiros – florestas em risco, aquecimento dos mares, derretimento de gelo e muito mais – até crises enfrentadas por espécies vegetais e animais individuais, esta categoria destina-se a trabalhos que exploram os impactos sobre a natureza, bem como ameaças e esforços de proteção. 

Saúde – As implicações das alterações climáticas e das condições meteorológicas extremas para a saúde — incluindo efeitos na saúde mental — são surpreendentes. Nesta categoria, procuramos trabalhos que se situem nesta interseção crítica. Que condições de saúde foram agravadas pelas alterações climáticas? Quem é afetado de forma única ou desproporcional? E estarão os sistemas de saúde aptos a enfrentar os novos desafios?

Alimentação e agricultura – O tema dos trabalhos inscritos deve ser o impacto das alterações climáticas nos sistemas alimentares mundiais. Em todo o mundo, as comunidades mudando os seus hábitos de produção e consumo de alimentos – agricultura regenerativa, alternativas à carne e as práticas agrícolas testadas e comprovadas dos povos indígenas – para reduzir a sua produção de carbono e melhorar a sua saúde e qualidade de vida. 

‎Clima em todos os momentos –Esta categoria destina-se a trabalhos que ligam de forma criativa as alterações climáticas a assuntos menos comumente associados a elas: desporto, artes, cultura, gênero e educação, para citar apenas alguns exemplos. Para quem não conseguiu ainda enquadrar o trabalho em nenhuma outra categoria, esta pode ser a oportunidade.

O reconhecimento aos jornalistas emergentes do ano será feito a profissionais em início de carreira — cinco anos ou menos de experiência profissional em jornalismo — ou a estudantes, cujo trabalho sobre as alterações climáticas se revele excecionalmente promissor.

Um candidato pode submeter sua própria candidatura ou ela ser apresentada por um editor, supervisor, mentor ou outro colega profissional. Os participantes devem incluir cinco trabalhos– incluindo artigos, recursos visuais, clipes – que exemplifique o trabalho. Pelo menos três deles devem ser de 2023.

‎ A premiação para Grandes projetos e colaborações destina-se a reconhecer trabalhos que vão além de uma matéria ou série, incluindo eventos e campanhas junto ao público.