Londres – O ano de 2023 não deixou dúvidas de que as alterações no clima do planeta estão levando a eventos climáticos mais severos e com efeitos mais dramáticos sobre as pessoas, como mostram fotos que registram enchentes, secas e ondas de calor em várias partes do mundo. 

A Getty Images fez uma seleção das imagens mais marcantes do ano, algumas de autoria do fotógrafo Mario Tama, baseado no estado americano da California, onde vários desses eventos aconteceram em 2023. Um deles foi uma tempestade de neve atípica em março.  

Tempestade de neve atinge as montanhas em Hollywood, Califórnia. O registro mostra as consequências das mudanças climáticas em 2023
O letreiro de Hollywood, em Los Angeles, aparece com uma rara visão de montanhas cobertas de neve ao fundo. O governo da Califórnia decretou estado de emergência em 13 condados. (Foto: Mario Tama /Getty Images)

Em abril foi a vez das enchentes. Nesta foto aérea, feita pelo fotógrafo com um drone, um veículo tenta atravessar o Lago Tulare, no Vale Central da Califórnia, perto da cidade de Corcoran, na Califórnia.

Carro trafega em estrada inundada devido as tempestades e acumulo d neve no Vale Central da Califórnia
Foto: Mario Tama / Getty Images

O lago, que já foi o maior corpo de água doce a oeste do rio Mississippi, desapareceu há muitos anos quando as águas foram desviadas para irrigar plantações.

Mas tempestades em rios causaram este ano inundações significativas na área do leito do lago, deixando mais de 160 quilômetros quadrados de fazendas e outras terras  inundadas. 

Na mesma região, uma plantação de pistache foi tomada pelas águas, parecendo emergir de dentro do lago. 

Plantação de pistache alagada no Vale Central da Califórnia
Foto: Mario Tama / Getty Images News

Os drones se tornaram “ferramentas incrivelmente poderosas entre os fotógrafos climáticos”, aponta Tama, que também registrou em fotos aéreas os efeitos da tempestade tropical Hilary, em agosto. 

Nesta imagem, veículos aparecem presos na lama em Cathedral City. 

Casas e ruas alagadas no Sul da Califórnia
Foto: Mario Tama / Getty Images News

Os EUA também viveram ondas de calor, como as que afetaram o Brasil devido ao El Niño. Na cidade de Phoenix, no Arizona, as temperaturas bateram 110 graus,  atingindo de forma mais intensa as pessoas menos favorecidas. 

Homem bebe água em Phoenix, EUA
Foto: Mario Tama / Getty Images News

Para quem vive no ar-condicionado dá para suportar, mas os que moram em acampamentos de sem-teto, como o homem da foto, estão entre aqueles que mais sofrem com a crise do clima.

Tama destaca a importância do elemento humano nas fotos que retratam os eventos climáticos. 

“Fotografias autênticas de seres humanos que foram diretamente impactados ficam gravadas na nossa consciência de uma forma que os dados climáticos e o jargão técnico não conseguem.”

No paradisíaco Havaí, um incêndio florestal que começou em 8 de agosto matou pelo menos 98 pessoas, deslocou milhares de outras e destruiu mais de 2 mil construções na cidade histórica, a maioria residências.

A foto aérea mostra o contraste entre a cidade em tons de cinza e o mar azul. 

Local atingido por incêndio florestal no Havaí é uma das fotos sobre os principais eventos climáticos 2023
Foto: Mario Tama / Getty Images

Os EUA também foram afetados pela fumaça de incêndios florestais que aconteceram no Canadá. Na imagem registrada por David Dee Delgado, o famoso Edifício Chrysler, em Nova York, destaca-se na paisagem enevoada ao fundo. 

Cidade do leste dos EUA coberta por fumaça de incêndios florestais do Canadá
Foto: David Dee Delgado / Getty Images News

Nova York liderou a lista das principais cidades mais poluídas do mundo na noite em que a fumaça dos incêndios cobriu a Costa Leste.


Na Europa, calor e incêndios em 2023 

Mesmo sem o efeito do El Niño, vários países da Europa foram atingidos por ondas de calor e inundações em 2023. 

Na Espanha, o sistema de alta pressão Cerberus, que ganhou o nome inspirado em um personagem da obra O Inferno, de Dante, levou as temperaturas a 43º.  A foto mostra jovens sob o sol quente em Barcelona, uma das cidades atingidas pelo calor extremo. 

Crianças deitadas em cais em frente ao mar na Espanha
Foto: Zowy Voeten / Getty Images News

Na Grécia, incêndios se espalharam por florestas próximas à capital, Atenas. Pessoas das comunidades ajudaram os bombeiros a combaterem o fogo. 

Homens apagando incêndio florestal em Atenas, Grécia
Foto: Milos Bicanski / Getty Images News

Mais de 140 bombeiros trabalharam para conter as chamas, com a ajuda de equipes da França e da Itália. As visitas ao monumento Acrópole chegaram a ter o horário reduzido devido ao forte calor. 

A Itália também viveu ondas de calor e chuvas, que deixaram mais de dez pessoas mortas na Emilia Romana, ao norte do país. Na foto de Antonio Masiello, da Getty Images, bombeiros caminham pela rua inundada para ajudar pessoas presas em suas casas. 

Bombeiros andam em área alagada na Itália
Foto: Antonio Masielo / Getty Images News

Um termômetro marca 45ºC em Toulouse, na França, no dia 23 de agosto, o dia mais quente já registrado no país. 

Termômetro marca 45ºC em Toulouse, França, no dia mais quente já registrado em agosto
Foto: Alain Pitton / NurPhoto via Getty Images

Sufocada pela onda de calor, a França bateu recordes de temperatura principalmente no sul. O país ficou de 8 a 15°C acima das temperaturas normais para agosto.

O fenômeno foi qualificado como extremo pela intensidade, pela duração e por ter ocorrido no final do verão. Vários locais tiveram alerta vermelho, utilizado quando as temperaturas noturnas superam 26ºC e as diurnas passam de 40ºC. 


Eventos extremos registrados em 2023 não foram apenas decorrentes das mudanças climáticas, mas também da ação do homem. Em Kherson, na Ucrânia, um homem navega no dia 9 de junho em um barco inflável em uma rua inundada.

Moradores evacuam Kherson na Ucrânia após destruição de represa que causou inundação na comunidade.
Foto: Romam Pilipey / Getty Images

A barragem e a usina hidrelétrica de Kakhovka, que ficam no rio Dnipro na região sul de Kherson, foram destruídas, forçando as comunidades  a deixarem o local devido ao risco de inundações. Rússia e Ucrânia se acusaram mutuamente pela destruição

Na Ásia e na Oceania, registros de eventos climáticos mostram incêndios e inundações

O fotógrafo Ulet Ifansasti registrou os bombeiros tentando extinguir um incêndio florestal em Ogan Ilir, Sumatra do Sul, Indonésia, em 23 de setembro de 2023.

Incêndios florestais atingem a Ilha de Sumatra na Indonésia devido as queimadas e a estação seca devido as alterações climáticas ocorridas em 2023
Foto: Ulet Ifansasti /Getty Images

Pelo menos seis províncias do país combatem incêndios florestais na mesma época, supostamente provocados por queimadas ilegais para limpar terrenos para plantações agrícolas. O fogo causa doenças respiratórias e perda de biodiversidade.

A agência meteorológica do país previu que a Indonésia experimentaria a estação seca mais severa desde 2019, sob efeito do fenômeno El Niño. 


Na Índia, a imagem mostra mulheres carregando potes de água retirados de um poço parcialmente seco em 26 de maio de 2023 em Khokher, no estado de Maharashtra, que enfrentou em 2023 uma crise hídrica sem precedentes.

Mulheres carregam água na Índia devido a seca que atingiu a região. A imagem ilustra um dos eventos climáticos 2023
Foto: Ritesh Shukla / Getty Images

A seca severa tomou conta do interior do estado nos últimos anos, ocasionando a diminuição dos rios. No auge da seca deste ano, havia menos de 10% de água disponível em 13 importantes reservatórios que abastecem o estado, que é a força motriz da economia indiana, segundo relatos da mídia local. 

No mesmo estado, um homem atravessa o leito seco e rachado da barragem Koparli, na aldeia de Peth Taluka. 

Homem anda por leito de rio seco na Índia
Foto: Ritesh Shukla / Getty Images News

A Nova Zelândia ficou sob estado de emergência nacional depois que o ciclone Gabrielle atingiu sua costa norte em 12 de fevereiro, causando enchentes e destruição – outro dos grandes eventos climáticos extremos de 2023.

Ciclone Gabrielle atinge a Nova Zelândia provocando inundações e destruição. A imagem ilustra as mudanças climáticas 2023
Foto: STR/AFP/ Getty Images

Geleiras derretendo, tempestades e falta de neve

O derretimento das geleiras e a falta de neve também são efeitos do aquecimento global que se acentuaram em 2023. 

A geleira Lewis, a maior do Parque Nacional Monte Quênia, foi registrada em uma imagem aérea pelo fotógrafo Ed Ram, em 28 de setembro de 2023.

Geleira do Monte Quênia, na África, está derretendo. A foto é uma das imagens dos eventos climáticos 2023
Foto: Ed Ram / Getty Images

O segundo pico mais alto de África tem cerca de 11 glaciares que estão derretendo rapidamente devido à queima de combustíveis fósseis, incêndios, desmatamento e mudanças na utilização dos solos.


O aquecimento causa impactos sobre a natureza, sobre pessoas que vivem nas regiões e também sobre as que vivem do turismo. As estações de esqui na Áustria, Alemanha e Suíça enfrentam um mês de janeiro excepcionalmente quente, assim como outras partes da Europa.

No registro feito em Schladming, Áustria, no dia 6 de janeiro, esquiadores descem as pistas de Rohrmoos cobertas de neve artificial, enquanto a grama cobre o resto da colina em ambos os lados, no dia 6 de janeiro de 2023. 

Estações de esqui na Áustria enfrentaram falta de neve em janeiro devido as mudanças climáticas 2023
Foto: Daniel Kopatsch / Getty Images

Esta outra foto feita na Áustria mostra a neve artificial na montanha Zugspitze em 16 de janeiro de 2023. O entorno da pista está ressecado e sem neve, uma paisagem diferente da dos anos anteiores.

Falta de neve nos Alpes fecha estações de esqui na Áustria.
Foto: Filipe Guellândia / Getty Images

O clima excepcionalmente quente persistiu durante todo o mês de janeiro na Áustria e em grande parte dos Alpes europeus, levando à falta de neve em muitas das estações de esqui da região e afetando competições de esportes de inverno.