O Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Políticas Públicas (PPGDH) da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) promove entre os dias 19 e 23 de fevereiro um curso gratuito e online sobre direitos humanos voltado para jornalistas. 

As apresentações serão conduzidas por professores da Escola de Educação e Humanidades da Universidade, abordando o conjunto de princípios universais que buscam garantir dignidade, liberdade e igualdade para todas as pessoas.

Mesmo assegurados pela Declaração Universal dos Direitos Humanos e pelo Artigo 5º da Constituição Federal, os direitos humanos são frequentemente desrespeitados no Brasil. Em 2023, segundo dados do Ministério dos Direitos Humanos, foram 2,8 milhões de violações à vida humana, diz a Universidade. 

Curso de direitos humanos em cinco módulos

O programa é formado por cinco módulos independentes, abordando diferentes ângulos dos direitos humanos: 1) Perspectivas gerais e históricas; 2) Violência e violência contra a mulher; 3) Populações vulneráveis; 4) Trabalho e direitos humanos; e 5) Direitos humanos e imprensa.

Os interessados devem se inscrever até o dia 18 de fevereiro, no site oficial do curso, onde também estão disponíveis mais informações sobre os módulos e professores.

Os cinco encontros serão realizados de forma online, na plataforma Eventum, das 19h30 às 21h30.

A carga horária é de 10 horas e os participantes com 75% de frequência recebem certificado de extensão emitido pela PUCPR.

Em atividade desde 2015 com o curso de Mestrado, o Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Políticas Públicas (PPGDH) da PUCPR já produziu mais de 100 dissertações. A partir deste ano será oferecido também o doutorado.  

 O PPGDH adota uma abordagem interdisciplinar, com estudos em Direitos Humanos, Ética e Políticas Públicas divididos em duas linhas de pesquisa: Políticas Públicas, Democracia e Educação em Direitos Humanos e História, Política e Direitos Humanos.