Brandon Boatwright

Poucos dias depois de os militares russos terem feito uma invasĂŁo em larga escala na UcrĂąnia, em 24 de fevereiro de 2022, histĂłrias de resistĂȘncia ucraniana jĂĄ circulavam ferozmente. Parte disso se deveu ao uso inteligente das mĂ­dias sociais pelo governo ucraniano.

Em 7 de março de 2022, por exemplo, o governo publicou um vídeo no Twitter, a plataforma agora conhecida como X, mostrando clips de agricultores ucranianos utilizando tratores John Deere para rebocar tanques e equipamentos russos desativados.

A imagem veio com uma mensagem simples, complementada por um Ă­cone do trator: “NĂŁo mexa com os agricultores ucranianos”. Este vĂ­deo chamou minha atenção – e do pesquisador Andrew Pyle, que assim com eu estuda o uso estratĂ©gico da comunicação.

Governo usa redes sociais para mostrar resistĂȘncia ucraniana

Decidimos estudar todas as publicaçÔes que o governo ucraniano e a cidade de Kiev publicaram nas suas contas oficiais do Twitter durante os primeiros dias da invasão russa.

Constatamos que as duas administraçÔes utilizaram estrategicamente a plataforma como forma de comunicação de crise e diplomacia pĂșblica.

Enquanto a Ucrùnia lutava contra o exército russo nas suas terras, também lutava pelos coraçÔes e mentes das pessoas que acompanhavam o conflito de longe pelas redes sociais.

Pesquisa sobre a campanha de resistĂȘncia da UcrĂąnia

Analisamos 163 tweets postados pelas contas verificadas do governo @Ukraine e do governo @Kyiv de 1Âș de fevereiro de 2022 a 1Âș de maio de 2022.

Encontramos muitos exemplos de UcrĂąnia e Kiev usando o tema da resiliĂȘncia para impulsionar sua prĂłpria imagem na plataforma.

Ambas as contas publicaram quase exclusivamente sobre a guerra durante este perĂ­odo, com publicaçÔes que vĂŁo desde campanhas de angariação de fundos atĂ© apelos aos usuĂĄrios para “marcarem @Russia e dizerem-lhes o que pensam sobre eles”.

A conta de Kiev, que tem 2,1 milhĂ”es de seguidores e se descreve como “a cidade da coragem”, no dia 9 de março de 2022 publicou na sua pĂĄgina, uma imagem que mostrava uma mulher amamentando um bebĂȘ tendo como pano de fundo um mapa do sistema de metro da cidade.

As imagens aqui se assemelham muito Ă  iconografia catĂłlica da Virgem Maria com o menino Jesus.

A conta da UcrĂąnia tem 2,3 milhĂ”es de seguidores e a descrição divertida: “Sim, esta Ă© a conta oficial da UcrĂąnia no Twitter”. Foi feita uma postagem com tema religioso semelhante sobre a guerra na vĂ©spera de Natal de 2022.

Diplomacia pĂșblica digital

Outros tweets dos Ășltimos dois anos parecem dirigidos ao fortalecimento das relaçÔes com os Estados Unidos e outros paĂ­ses que ajudaram a UcrĂąnia a defender-se contra a RĂșssia.

Um tweet da conta oficial da Ucrñnia em 2022 agradeceu aos EUA pelo seu apoio, desejando aos seus “amigos americanos” um feliz 4 de Julho.

Foi publicada outra mensagem semelhante dirigida aos americanos em 2023, apresentando a UcrĂąnia como um paĂ­s que ama a liberdade e a independĂȘncia.

Desta forma, a abordagem da UcrĂąnia Ă s redes sociais reflete de perto o que alguns acadĂȘmicos chamam de “ diplomacia das selfies ” – ou a forma como um paĂ­s utiliza as redes sociais para “desenhar o seu prĂłprio autorretrato”.

Embora os estudiosos tenham começado a examinar o papel das redes sociais para a diplomacia pĂșblica , sabe-se relativamente pouco sobre como os paĂ­ses podem utilizar o X e outras plataformas de redes sociais para influenciar a forma como as pessoas as veem durante tempos de conflito.

Mas a utilização mais ampla da tecnologia para manipular a opiniĂŁo pĂșblica sobre a guerra estĂĄ longe de ser nova.

Um forte precedente histĂłrico

A administração Woodrow Wilson, por exemplo, recrutou o teĂłrico Edwards Bernays, que Ă© muitas vezes referido como o “pai das relaçÔes pĂșblicas”, para ajudar no seu esforço de guerra durante a dĂ©cada de 1910.

Bernays trabalhou com o recĂ©m-autorizado ComitĂȘ de Informação PĂșblica, uma agĂȘncia governamental encarregada de construir apoio pĂșblico para a Primeira Guerra Mundial em casa .

Os especialistas tambĂ©m notaram que este comitĂȘ era essencialmente um gabinete de propaganda governamental , que por vezes se envolvia em desinformação.

Em poucos meses, Bernays e a comissĂŁo ajudaram a mudar o apoio pĂșblico a uma guerra Ă  qual os americanos tinham inicialmente relutado em aderir, promovendo a ideia de que os EUA estavam envolvidos na luta para trazer a democracia Ă  Europa.

Em particular, Bernays dirigiu o Serviço de Notícias Latinas do CPI, a fim de construir apoio para a guerra entre os aliados latino-americanos.

Ele recrutou empresas americanas que faziam negócios no exterior para distribuir literatura sobre as razÔes da América para entrar na guerra.

Bernays, sobrinho de Sigmund Freud, sabia que o uso de sĂ­mbolos e imagens poderia vender a ideia de guerra ao pĂșblico. Como ele escreveu em 1942 :

“Armas e armamentos nĂŁo sĂŁo as Ășnicas armas… as ideias tambĂ©m sĂŁo armas.”

Estes mesmos princĂ­pios aplicam-se hoje ao caso da guerra na UcrĂąnia.

Conectando-se com pessoas

A UcrĂąnia tem tentado aderir Ă  OTAN desde que o paĂ­s conquistou a independĂȘncia da UniĂŁo SoviĂ©tica em 1991.

Ao longo do conflito, a Ucrùnia fez numerosos apelos no X aos seus aliados na Europa e na América do Norte para que aceitassem o seu pedido de adesão à aliança.

Também tem dependido fortemente de interaçÔes com as redes sociais e a cultura ocidentais para se conectar com pessoas em países estrangeiros de formas criativas.

Por exemplo, em 25 de fevereiro de 2022, a conta do Twitter da popular sĂ©rie de televisĂŁo americana “Os Simpsons” postou uma imagem da famĂ­lia homĂŽnima segurando estoicamente bandeiras ucranianas.

Poucas horas depois, a Ucrñnia respondeu ao tweet com emojis de coração azul e amarelo junto com um GIF de um episódio dos “Simpsons”.

Embora o nosso estudo nĂŁo contenha dados posteriores a maio de 2022, as contas X da UcrĂąnia e de Kiev continuaram a publicar conteĂșdos que refletem estes temas gerais de resiliĂȘncia nacional e diplomacia.

À medida que a guerra na UcrĂąnia continua, a utilização estratĂ©gica das redes sociais pelo governo poderĂĄ servir de modelo, ou pelo menos um ponto de consideração, para outros paĂ­ses que tambĂ©m tentam melhorar a sua imagem pĂșblica – especialmente durante a guerra e outros tempos de dificuldades.


Sobre o autor

Brandon Boatwright é doutor pela Universidade do Tennessee em Comunicação e Informação. Ele também atua como Diretor do Centro de Escuta de Mídias Sociais no Departamento de Comunicação.


Este artigo foi publicado originalmente no portal acadĂȘmico The Conversation e Ă© republicado aqui sob licença Creative Commons.