Londres – As mudanças políticas ocorridas no Brasil em 2023 não influenciaram a percepção de influência do país na arena global: o país continuou em 31º no Global Soft Power Index, apresentado pela consultoria Brand Finance em Londres. Em 2023, o país tinha caído três posições em relação ao ano anterior. 

Os dois países mais influentes também continuam os mesmos do ano passado: Estados Unidos e Reino Unido. Mas a Alemanha perdeu duas posições, e a China agora está em terceiro lugar na lista dos que mais influenciam os demais sem uso de armas ou poder econômico, que é o conceito de soft power. 

O Brasil continua como o mais bem colocado na América Latina, mas vizinhos avançaram no ranking. A Argentina ganhou quatro posições, indo de 42º para 32º, e o México ganhou três, figurando agora como 44º no Global Soft Power Index. 

Como funciona o índice de soft power 

O estudo da consultoria britânica, lançado em 29 de fevereiro, consolida o resultado de pesquisas de opinião com mais de 170 mil entrevistados de mais de 100 países para identificar as percepções globais sobre todos os 193 estados membros das Nações Unidas. Cada nação é pontuada em 55 métricas diferentes. A ponderação delas gera a posição na lista.  

A permanência dos EUA e do Reino Unido nos primeiros lugares pode em parte ser associada à força de suas indústrias de entretenimento e de mídia em um idioma com penetração global.

Filmes, séries em canais de streaming, os noticiários de redes como BBC e CNN e jornais internacionais como New York Times e Financial Times contribuem para a percepção do público. 

Mas não é só isso. O relatório da Brand Finance salienta a importância crescente dos atributos Negócios e Comércio para o soft power, em um momento de desafios econômicos e instabilidade política.

A “economia forte e estável” é de longe o motor mais forte da Influência e da Reputação; ‘produtos e marcas que o mundo adora’, bem como ‘fácil de fazer negócios com’, ambos no top 5 dos atributos mais importantes devido ao seu papel na promoção da influência e da reputação

Por isso, grandes nações e economias desenvolvidas registam um crescimento mais rápido do soft power (média +3,1 entre os 50 primeiros) do que o resto do ranking (média -1,3 para aqueles classificados entre 51-193), aponta a consultoria. 

Brasil, Índia e África do Sul: dificuldades para consolidar soft power 

Por outro lado, grandes potências regionais como o Brasil e também Índia e África do Sul “têm dificuldades para concretizar seu potencial de soft power”, diz o estudo. 

Os três têm pontuação relativamente alta em Familiaridade e Influência, especialmente em suas regiões de origem, mas perdem no quesito Reputação. Também se saem bem em  Cultura e Patrimônio,  ao mesmo tempo em que mostram baixo desempenho em Negócios e Comércio. 

Dessas três nações, o Brasil é a única que não perdeu posições. A Índia caiu para 29º e a África do Sul foi para seu ponto mais baixo desde que a análise começou a ser feita: 43º. 

“Talvez seja necessário um esforço mais consciente para aumentar o soft power – credenciais econômicas mais fortes ajudariam, mas um investimento mais focado em outras áreas como Relações Internacionais e Cultura e Patrimônio também pode trazer efeitos positivos, como no caso da Turquia”, aponta a consultoria. 

Para Eduardo Chaves, Diretor da Brand Finance para a América Latina, o Brasil poderá aumentar a força de sua marca de país com uma boa gestão do que o país realmente é, o que ele realmente entrega como nação e o que comunica ao mundo.

“Integrando uma gestão de identidade, posicionamento, brand equity e imagem, com certeza o Brasil poderá aumentar seu soft power nos próximos anos”, afirma. 

Veja outros destaques do relatório 

EUA
  • Os EUA tiveram este ano a pontuação mais alta de todos os tempos no Índice Global de Soft Power de 78,8, um aumento de 74,8 em 2023, e conquistando o primeiro lugar em Familiaridade e Influência, em quatro dos oito pilares de soft power e em nove dos os 35 atributos da marca-nação, incluindo “líder na ciência”, “influente nas artes e no entretenimento”, “líderes admirados internacionalmente”, “útil aos países necessitados” e “apoiar os esforços globais para combater as alterações climáticas”.
  • No entanto, os desafios de segurança interna relacionados com a violência armada e a brutalidade policial, bem como o envolvimento em conflitos internacionais, parecem estar minando algumas das percepções da sua marca como nação, como evidenciado pelos declínios na classificação em “ótimo lugar para visitar”, “boas relações com outros países”, ‘seguro e protegido’ e ‘amigável’, onde os EUA caíram 9 posições, indo para 112º.
Reino Unido 
  • O Reino Unido superou o risco para a sua posição em soft power  devido à instabilidade temporária no final de 2022, resultante de mudanças tumultuadas no governo e do falecimento da rainha Elizabeth II
  • O país ocupa o 7º lugar em “economia forte e estável” em comparação com o 12º lugar do ano passado e melhorou em “politicamente estável e bem governado” , ficando  em 12º lugar (estava em 16º) ano passado.
  • A pontuação do Índice Global Soft Power do país de 71,8 continua uma tendência ascendente em relação aos 67,3 do ano anterior.
China 
  • A China substituiu a Alemanha na 3ª posição na classificação do soft power, melhorando a sua pontuação global em +6,2, de 65,0 para 71,2 – mais rapidamente do que qualquer outra marca nacional no Global Soft Power Index deste ano.
  • Este aumento é impulsionado por uma melhoria significativa nas percepções da China nas principais métricas de Negócios & Comércio e Educação & Ciência.
Alemanha 

A Alemanha caiu para a 5ª posição, depois de obter a primeira classificação em 2021, e o 3º lugar em 2022 e 2023. O país teve queda substancial de 14 posições em “boas relações” com outros países’ em comparação com 2023, juntamente com reduções na pontuação de ‘ajuda aos países necessitados’ e ‘medidas de confiabilidade.’

No entanto, a Alemanha alcançou o primeiro lugar em Governança e, apesar de algumas quedas na pontuação, permanece entre os líderes no atributo Busca de um Futuro Sustentável.

As menos influentes 

 As nações com classificação mais baixa no mundo são pequenas ilhas do Pacífico, Vanuatu (191.º), Nauru (192.º) e Kiribati (193.º) – cada uma delas limitada em influência pela população, geografia e fatores econômicos.

O preço do ‘hard power’ para a reputação dos países 
  • O hard power prejudica o soft power, segundo a Brand Finance. Rússia, Ucrânia e Israel obtiveram classificações inferiores este ano, uma vez que os entrevistados parecem desvalorizar os países envolvidos em ações militares.
  • A Rússia continua a cair na classificação, perdendo três posições e indo para o 16º lugar, o mínimo histórico.
  • Embora a Ucrânia tenha caído sete posições, para o 44º lugar, o país continua a ter uma classificação mais elevada do que em qualquer momento antes da invasão da Rússia.
  • Israel caiu cinco posições, ficando em 32ª , a mais baixa de todos os tempos.

O relatório completo pode ser visto aqui.