José Rubén Zamora Marroquín já passou quase 600 dias na prisão Mariscal Zavala, na Guatemala, apesar de ter uma sentença revogada e de várias organizações internacionais e nacionais terem destacado as violações dos direitos humanos e do direito internacional no processo judicial do jornalista.

No que parece ser a mais recente estratégia do judiciário guatemalteco, seus julgamentos estão sendo constantemente adiados para mantê-lo na prisão sem nenhuma razão legal, como explicou Carlos Martínez de la Serna, diretor do Comitê para a Proteção de Jornalistas (CPJ), à LatAm Journalism Review (LJR).

“Não há como justificar que o tenham detido pela primeira vez, imagine que ele ainda esteja na prisão mais de 18 meses depois, com a sentença revogada e com abundantes evidências de violações de seus direitos”, disse Martinez de la Serna.

“Qual é o problema? Por um lado, ele tem esse caso principal e outros casos secundários, mas uma das estratégias do Ministério Público é atrasar permanentemente a realização das audiências […]. Há uma parte do judiciário que não age de acordo com os padrões e processos que deveria seguir”,  explicou Martínez de la Serna.

Jornalista guatemalteco é acusado de vários crimes

Como Martínez de la Serna aponta, esses atrasos estão relacionados aos diferentes processos contra Zamora. O jornalista foi originalmente acusado dos crimes de lavagem de dinheiro, tráfico de influência e chantagem.

Em 14 de junho de 2023, ele foi condenado a seis anos de prisão por lavagem de dinheiro e absolvido das outras duas acusações. Essa sentença foi anulada em outubro de 2023, e um novo julgamento foi marcado. Mas ele tem dois outros processos.

No segundo, Zamora é acusado do crime de “obstrução da justiça” e no terceiro por supostamente usar documentos falsos.

Preso na Guatemala jornalista tem julgamento adiado

O mais recente desses atrasos ocorreu em 25 de fevereiro passado, quando o novo julgamento da sentença revogada deveria ter começado. No entanto, o julgamento foi adiado e nenhuma nova data foi marcada.

As audiências do segundo caso foram adiadas três vezes. A última vez foi em 21 de fevereiro, quando a promotora disse estar doente e não se apresentou. A próxima audiência está marcada para 20 de março.

“Posso imaginar a pressão que sentem. A única coisa que lhes resta fazer para me manter na prisão é adiar. Mas eu os vejo mais preocupados, eu estou tranquilo”, disse Zamora a jornalistas  que estavam no tribunal em 21 de fevereiro.

O filho mais velho do jornalista, José Carlos Zamora, também vê isso como uma estratégia para mantê-lo “refém” e pede que seus novos julgamentos sejam conduzidos de acordo com a lei.

“O governo guatemalteco mantém meu pai como refém há 578 dias sob acusações espúrias.

Seu crime foi denunciar a corrupção nos níveis mais altos do governo do [ex-presidente Alejandro] Giammattei”.

“É hora de seu processo ser designado a juízes profissionais e imparciais que aceitem e analisem o caso sob as leis existentes. Há provas que podem absolvê-lo e devolver sua liberdade imediatamente. A estratégia dilatória (demorada) de má-fé por parte do Judiciário e do Ministério Público deve cessar”, disse José Carlos Zamora.

Irregularidades na prisão do jornalista José Zamora

Devido às várias alegações de irregularidades em seu processo judicial, o caso foi monitorado pela Trial Watch, uma iniciativa da Clooney Foundation for Justice, que busca “expor a injustiça, ajudar a libertar as pessoas injustamente detidas e promover o Estado de direito em todo o mundo”.

Eles monitoram julgamentos criminais contra “aqueles que são mais vulneráveis”, incluindo jornalistas, mulheres, populações LGBTIQ+, entre outros.

“José Rubén Zamora Marroquín nunca deveria ter sido processado”, começa a conclusão assinada por Camilo Sánchez, um dos especialistas da iniciativa, do relatório da Trial Watch.

“As acusações de lavagem de dinheiro, tráfico de influência e extorsão contra ele parecem ser um pretexto para o governo retaliar seu jornalismo crítico à corrupção, um trabalho protegido pelo direito internacional.

O caso contra o Sr. Zamora está repleto de irregularidades e violações do direito a um julgamento justo”.

“Além disso, sua detenção contínua – 18 meses se passaram desde o momento de sua prisão até a publicação deste relatório – é arbitrária e constitui uma violação flagrante de seu direito à liberdade. O Sr. Zamora deve ser libertado imediatamente”, continua o relatório da Trial Watch.

Por essas razões, Sanchez deu ao julgamento de Zamora a nota F, a pior de todas. De acordo com os parâmetros da Trial Watch, essa nota corresponde a “um julgamento que envolveu uma grave violação das normas internacionais que afetou o resultado e/ou resultou em danos significativos”.

Prisão preventiva de Zamora foi irregular, aponta relatório da Trial Watch

O relatório, divulgado no início de fevereiro, reúne todas as irregularidades apontadas por diferentes organizações durante esses 18 meses, incluindo o CPJ.

Uma dessas alegações tem a ver com a prisão preventiva a que o jornalista Zamora foi submetido desde que foi detido, em 29 de julho de 2022.

Para os avaliadores da Trial Watch, o argumento da prisão preventiva é “extremamente abstrato”, como o de que ele poderia supostamente influenciar testemunhas porque ocupava um cargo sênior no elPeriódico.

“Esse fundamento não atende aos requisitos internacionais e regionais de que a prisão preventiva deve ser imposta apenas como último recurso”, explica o relatório.

O relatório acrescenta ainda que não foi dada ao jornalista a possibilidade de revisão judicial dessa prisão preventiva, apesar dos pedidos de seus advogados.

Mas, além disso, que a base para esse argumento deixou de existir quando o elPeriódico foi dissolvido em maio de 2023.

Assédio judicial no caso do jornalista preso na Guatemala

O relatório também destacou os diferentes tipos de pressão e assédio contra possíveis testemunhas, bem como contra os advogados de Zamora.

Explicou, por exemplo, como membros (incluindo jornalistas, colunistas e gerentes) do jornal foram investigados e/ou acusados em casos relacionados a Zamora.

Quatro de seus advogados foram processados e forçados a aceitar acusações contra si, outro advogado deixou o país após ameaças e intimidações e, em geral, teve problemas para acessar documentos da defesa. Zamora já teve 10 advogados.

Para a Trial Watch, isso envia “um sinal claro de que qualquer pessoa que apoiasse o Sr. Zamora estaria sujeita a assédio judicial”.

Isso foi agravado pela incapacidade da defesa de Zamora de apresentar provas e testemunhas, o que foi posteriormente reconhecido no veredicto contra o jornalista.

De acordo com a Trial Watch, ao apontar que a defesa foi incapaz de provar a origem legítima do dinheiro “se inverteu erroneamente o ônus da prova”.

Durante a maior parte de seu tempo na prisão, o jornalista Zamora foi “mantido em condições severas e em confinamento solitário”, disse o relatório.

Família denuncia condições de Zamora na prisão

A prisão militar, destinada a traficantes de drogas e políticos corruptos, recebeu nos últimos anos operadores da Justiça, opositores políticos e jornalistas, segundo o Divergentes.

As condições em que Zamora vivia foram denunciadas tanto por sua família quanto por organizações internacionais.

O jornalista, por exemplo, perdeu 17 quilos e, como só recebia luz durante uma hora por dia, sua visão se deteriorou. Entretanto, com a chegada do novo governo do presidente Bernardo Arévalo, essas condições melhoraram.

O próprio Zamora afirmou isso em declarações à mídia em 21 de fevereiro, durante uma de suas audiências, que foi posteriormente cancelada.

Isso também foi confirmado por representantes da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) que visitaram Zamora e conversaram com as autoridades do país em 12 e 13 de fevereiro.

De acordo com uma declaração da CIDH, seus representantes estavam acompanhando o cumprimento de medidas cautelares das quais Zamora goza desde 2003.

“Ele é o único jornalista privado de sua liberdade no país a se beneficiar de medidas cautelares”.

“A CIDH lembra que sua detenção faz parte de um contexto de violações da independência judicial identificadas nos Relatórios Anuais 2021 e 2022 da CIDH. Esse contexto impacta o direito à liberdade de expressão e gera um clima de censura no país”.

Dúvidas sobre o novo julgamento

Além dos constantes atrasos nas audiências agendadas para os diferentes casos contra Zamora, também há dúvidas sobre como será realizado o novo julgamento do caso principal, cuja sentença foi anulada.

De acordo com Martínez de la Serna e o relatório do Trial Watch, esse novo julgamento começa após a fase probatória, o que significa que as provas e testemunhas que foram negadas à defesa de Zamora no primeiro julgamento também não serão apresentadas nessa nova etapa.

“Ele não pôde se defender, não pôde apresentar provas, portanto, para que o novo julgamento seja realizado novamente, não há indicação de que será justo porque começa, por assim dizer, em uma fase do processo que já foi denunciada e demonstrou que não era justa nem estava de acordo com os padrões internacionais”, disse Martínez de la Serna.

“Um novo julgamento ordenado pela Corte de Apelação, se baseado nas decisões errôneas do ‘estágio intermediário’, provavelmente será injusto e, portanto, não deve ocorrer”, afirma o relatório da Trial Watch.

Entre suas recomendações ao Estado guatemalteco, a Trial Watch diz que ele deve ordenar a “libertação imediata” de Zamora e a retirada das acusações contra ele. Também disse que o jornalista deveria receber “recursos adequados e reparações pertinentes pelas violações que sofreu”.

Relatório indica investigação do sistema judiciário da Guatemala

O relatório também diz que os atores judiciais que estiveram envolvidos nesse processo contra o jornalista devem ser investigados para “identificar e remediar qualquer possível violação de normas legais e éticas”.

Martínez de la Serna reconhece como o novo governo identifica as irregularidades no caso Zamora e em outros, mas que quis manter a independência judicial e a divisão de poderes para “estabelecer precedentes legais corretos”.

No entanto, ele é enfático ao apontar que a “única forma de justiça” para o jornalista é o cancelamento do “processo espúrio” contra ele.

“Ele pode ser considerado uma pessoa perseguida politicamente e refém de um sistema corrupto”, disse Martínez de la Serna.

“É impressionante a quantidade de dinheiro que gastaram para me perseguir. Acho que o Ministério Público e o Estado da Guatemala gastaram facilmente 20 milhões de quetzales [2,5 milhões de dólares] em suas políticas de terrorismo de Estado para me perseguir”, disse Zamora na saída de sua audiência cancelada em 21 de fevereiro. “Mas temos que ser pacientes e esperar, porque não há outra opção.”


Sobre a autora

Silvia A. Higuera Flórez é uma jornalista colombiana que escreve para o Centro Knight desde 2012, com foco em América Latina e direitos humanos. Ela tabalhou na Relatoria para a Liberdade de Expressão da Comissão Interamericana de Direitos Humanos e no jornal Vanguardia Liberal. Alguns de seus trabalhos foram publicados no The Miami Herald e no El Nuevo Herald de Miami.


Este artigo foi originalmente publicado na LatAm Journalism Review, um projeto do Knight Center for Journalism in the Americas (Universidade do Texas em Austin). Todos os direitos reservados ao autor.