Londres – Loira como a atriz Marilyn Monroe, uma das âncoras do telejornal matinal Good Morning Britain, Charlotte Hawkins, protagonizou um trote neste primeiro de abril que viralizou nas redes sociais. 

Em uma notícia sobre o leilão de um colar de pérolas pertencente à atriz americana, ela foi convidada a experimentar a peça, que se desfez inteira sem que ela a tivesse tocado, conforme recomendado pela suposta curadora da casa de leilões. 

Hawkins tenta disfarçar o pânico e pede um intervalo para tentar reaver as pérolas que se espalharam pelo chão. Em seguida, o colega de bancada, Richard Madeley, chama outra jornalista para a leitura de uma notícia de última hora: o colar era falso. 

Âncora enganada pelos colegas no primeiro de abril 

Embora alguns comentários em redes sociais tenham sugerido que estava tudo ensaiado, o vídeo é convincente, bem como a atuação dos colegas jornalistas, que demonstraram excelente talento para comédia. 

Charlotte Hawkings levou na brincadeira e postou o momento em que “pensou que estivesse destruindo um colar de 700 mil libras que era de Marilyn Monroe”. 

A produção envolveu até atores representando a segurança e a representante da casa de leilões. Mas internautas apontaram evidências que poderiam ter chamado a atenção da apresentadora, como a de que o colar que aparece na foto é bem mais curto do que o que foi dado a ela para experimentar. 

Imperfeições à parte, a brincadeira viralizou. Apenas no Twitter/X o trecho do programa Good Morning Britain com o primeiro de abril proposital teve mais de 160 mil visualizações.  

O primeiro de abril da BBC 

No mesmo dia, a rede BBC viveu um constrangimento, quando o site da rede que dedicado a notícias da região de Oxford publicou a notícia de um suposto festival de música ocorrido na cidadezinha inglesa de Woodstock em 1769, e que seria um precursor do famoso festival americano de 1969.

Era primeiro de abril, e o site corrigiu a notícia horas depois.

A situação é oposta à que a BBC viveu em 1957, quando aplicou um trote em seu público que entrou para a história das pegadinhas do Dia da Mentira na imprensa: uma reportagem inteira mostrando a colheita de macarrão em árvores na fronteira entre a Suíça e a Itália.