Londres – Célebre por uma das mais criativas pegadinhas do Dia da Mentira da história da imprensa, um programa mostrando macarrão crescendo em árvores, a BBC provou este ano de seu próprio veneno: a equipe site da rede britânica em Oxford não percebeu que uma notícia que chegou à redação era primeiro de abril e deu a notícia como se fosse verdade, no site e nas redes sociais. 

O trote veio do Palácio de Blenheim, atração turística que fica nos arredores de Oxford. Uma nota informou que arquivistas encontraram evidências de um festival de música realizado em 1769 na cidade de Woodstock, onde fica a propriedade, reunindo 200 participantes. 

Um dos cantores, segundo a pegadinha, era Vincent Furnier, nome real do roqueiro Alice Cooper. Mas a possibilidade de um precursor do famoso festival de Woodstock, que aconteceu em 1969, foi desmascarada pelo próprio Palácio, informando que Blenheim tem uma grande história de concertos, mas esse não passava de uma pegadinha de primeiro de abril. 

Horas depois, a BBC removeu a matéria do ar e as postagens das redes sociais, substituindo-as por um aviso de que a história era um trote de primeiro de abril. 

Em entrevista ao jornal Daily Telegraph, um porta-voz da BBC admitiu que a matéria estava “aquém dos padrões” e tinha sido corrigida. Mas a correção não admite o erro da redação. 

Em 1957, a BBC entrou para a história dos trotes de primeiro de abril com uma reportagem inteira mostrando a colheita de macarrão em árvores na fronteira entre a Suíça e a Itália. 

O trote da ITV no primeiro de abril de 2024 

Na rede ITV outra jornalista caiu em uma pegadinha neste primeiro de abril, mas o trote do Dia da Mentira foi aplicado pelos próprios colegas.

A apresentadora do Good Morning Britain Charlotte Hawkins fica assustada quando um valioso colar de pérolas supostamente da atriz Marilyn Monroe, que seria leiloado, se desfaz quando ela o experimenta ao vivo, como parte de uma matéria sobre o leilão. 

A produção envolveu até atores representando a segurança e a representante da casa de leilões que coloca a jóia no pescoço da apresentadora.