Em colaboração com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o Knight Center para o Jornalismo nas Américas, da Universidade do Texas, está oferecendo um curso gratuito sobre a influência da inteligência artificial em eleições, ensinando técnicas para combater ameaças como discurso de ódio e desinformação.
O treinamento é online, em quatro blocos semanais apresentados até 30 de abril, com tradução para português. Podem se inscrever jornalistas, profissionais envolvidos com eleições, estudantes, acadêmicos e cidadãos interessados no tema.
O objetivo do curso do Knight Center, realizado em um ano que mais da metade do planeta irá às urnas em eleições gerais, é oferecer habilidades práticas importantes, como alfabetização midiática e uso de ferramentas de detecção de IA, além de aprofundar as considerações éticas para eleições transparentes e confiáveis.
“Em uma era em que as tecnologias digitais e a IA estão se tornando cada vez mais centrais para a arquitetura da sociedade, é fundamental enfatizar a necessidade de garantir que elas defendam, e e não enfraqueçam, os direitos humanos”, disse Sarah Lister, chefe de Governança do Bureau for Policy and Programme Support do PNUD.
As ferramentas de inteligência artificial facilitaram a produção de conteúdo falso, como os vídeos deepfake, que reproduzem com perfeição a imagem e a voz de pessoas falando e se movimentando, uma forma de enganar os eleitores.
No Dia Internacional Conta a Impunidade de Crimes contra jornalistas, em novembro de 2023, a Unesco publicou um levantamento sobre violência contra a imprensa em períodos eleitorais, apontando 759 ataques individuais, incluindo cinco assassinatos, entre 2019 e 2022.
Leia também | Desinformação, discurso de ódio e violência contra jornalistas em eleições entram no radar da Unesco
Veja a programação do curso de inteligência artificial em eleições
A instrutora principal do curso oferecido pelo Knight, Unesco e PNUD é a jornalista Albertina Piterbarg, especialista em eleições e atualmente trabalhando na seção de Liberdade de Expressão e Segurança de Jornalistas da Unesco.
Há mais de 20 anos, Piterbarg dedica sua experiência às áreas de comunicação, processos eleitorais e envolvimento das mulheres na política em várias organizações internacionais. Junto com ela no curso estão três instrutores técnicos:
- Prateek Sibal, especialista em programas da Unesco em Paris, lidera iniciativas globais de IA e transformação digital. Ele representa a UNESCO na GlobalPolicy.AI e leciona governo digital na universidade internacional de pesquisa Sciences Po.
- Tatiana Monney, especialista eleitoral do PNUD, é especialista em diálogo e prevenção de conflitos. Com 20 anos de experiência trabalhando com a ONU, o FDFA suíço e a UE, ela atuou como consultora eleitoral do Serviço Europeu de Ação Externa e conduziu processos de negociação entre órgãos de gestão eleitoral e partidos políticos em vários países.
- Osama Aljaber, especialista em democracia digital do PNUD em Nova York, atua no apoio a instituições, a sociedade civil e a mídia na integridade das informações e em processos eleitorais, e estabeleceu redes que promovem a democracia e a participação digital.
O treinamento é dividido em quatro módulos, que podem ser assistidos pelos participantes no horário de melhor conveniência.
- O Módulo 1 apresenta a interseção da IA e da liberdade de expressão em contextos eleitorais, abordand os padrões internacionais e as implicações éticas da IA.
- O Módulo 2 aborda os desafios da desinformação, do discurso de ódio e da violência de gênero nas eleições, examinando o papel da IA e as estratégias de mitigação.
- O Módulo 3 concentra-se em respostas colaborativas para combater o conteúdo nocivo gerado pela IA, enfatizando ferramentas e estratégias para várias partes interessadas.
- O Módulo 4 prepara os participantes com habilidades e ferramentas para lidar com práticas prejudiciais à integridade das informações durante as eleições.
As inscrições podem ser feitas na plataforma de cursos do Knight Center. Os participantes receberão certificado de conclusão.
Leia também | Deepfakes: como apoiadores de Trump espalharam fotos falsas nas redes para atrair eleitores negros