O Prêmio Roche, realizado em conjunto com a Fundação Gabo, recebe até o dia 10 de junho trabalhos de jornalismo sobre saúde e ciência veiculados na América Latina, Espanha e EUA, em espanhol e português para a sua edição 2024.
Os trabalhos devem ter sido publicados ou exibidos entre 1º de janeiro de 2022 e 31 de dezembro de 2023.
Em 2023, o programa Profissão Repórter, da Rede Globo, foi um dos vencedores, com uma reportagem sobre transplante de órgãos.
As categorias do concurso este ano são Jornalismo Sonoro, Jornalismo Digital e Cobertura Diária (séries de conteúdo publicadas em todos os tipos de mídia: impressas, audiovisuais, sonoras e digitais).
As reportagens inscritas devem abordar um dos seguintes temas:
- Desafios enfrentados pela saúde
- Prevenção, diagnóstico e cuidados primários
- Inovações para a saúde
- Reformas políticas para melhorar os cuidados de saúde
- Mulheres e saúde
- Ações comunitárias em prol da saúde
Os vencedores e finalistas de cada categoria (no caso de equipe, um representante) serão convidados para a cerimônia do Prêmio Roche, que acontecerá em outubro de 2024 em Miami, nos Estados Unidos.
O ganhador do prêmio ou um representante da equipe vencedora, no caso de trabalho coletivo, participará com todas as despesas pagas no Festival Gabo 2025, que será realizado em Bogotá , (Colômbia). Além disso, receberá um troféu e um diploma.
Serão também atribuídas menções honrosas a trabalhos que se destaquem no tema ‘Desafios da saúde’ e em Jornalismo de Soluções.
Para a primeira, será escolhido um trabalho de cada uma das categorias da premiação. Na segunda, um jurado escolherá um vencedor entre os participantes de todas as categorias.
Mais informações e inscrições estão no portal do Prêmio Roche. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo email Prizeroche@fundaciongabo.org.
Leia também | Profissão Repórter vence prêmio internacional de jornalismo de saúde com programa sobre transplante de órgãos