De 17 a 21 de abril a cidade de Perugia, no norte da Itália, é o palco do Festival Internacional de Jornalismo, que está em sua  18ª edição, reunindo mais de 500 palestrantes de vários países, incluindo o Brasil.

Entre os convidados para falar sobre todos os temas que afetam o presente e o futuro do jornalismo estão as brasileiras Patrícia Campos Mello, da Folha de S.Paulo, e Nalon Tai, da Aos Fatos. 

São mais de 200 eventos, todos gratuitos para quem estiver na cidade, distribuídos por vários espaços como teatros e centros de conferência. Quem não está em Perugia pode acompanhar as apresentações online, ao vivo ou após serem encerradas, no canal do evento. 

Temas variados no festival de Jornalismo 

Os temas variam de questões estruturais da indústria jornalística, como a adoção da inteligência artificial generativa nas redações e o financiamento do jornalismo de qualidade, até os desafios cada vez mais complexos que afetam o setor, como violações da liberdade de imprensa e cobertura de guerras. 

Há também painéis dedicados à diversidade, abordando a cobertura de situações como feminicídio e estereótipos sexistas, racismo e discriminação de minorias.

Outros temas em pauta são a cobertura das mudanças climáticas e das eleições gerais que acontecem este ano em diversos países, a imprensa no exílio, assédio a profissionais de imprensa e técnicas de jornalismo investigativo. 

Fazem parte da lista de palestrantes profissionais de grandes empresas internacionais de mídia como The Guardian, Bloomberg, RAI e BBC; de veículos independentes como Meduza e Novaya Gazeta (Rússia); de instituições de estudos em jornalismo como o Instituto Reuters, autores de livros, pesquisadores; representantes de projetos de jornalismo investigativo, especialistas em fact-checking e entidades de apoio ao desenvolvimento da mídia. 

As apresentações são em inglês ou italiano. Mais informações estão no site festivaldelgiornalismo.com

O programa completo pode ser encontrado aqui, com links para assistir às apresentações.