Nathalie Weidhase é professora de mídia e comunicação da Universidade de Surrey e analise em artigo a cinebiografia 'Back to Black sobre Amy Winehouse
Nathalie Weidhase

Quando Amy Winehouse morreu aos 27 anos, em 2011, muitos sentiram que o mundo tinha sido privado de uma das suas maiores estrelas, que mal tinha mostrado a extensão do seu talento – e o novo filme ‘Back to Black’,  dirigido por Sam Taylor-Johnson e batizado em homenagem ao segundo álbum de Winehouse, tenta contar sua vida tumultuada e sua produção musical.

O filme acompanha Winehouse – interpretada por Marisa Abela – desde os primeiros dias de sua carreira na Londres do início dos anos 2000, até o estrelato global.

No processo, revela as formas pelas quais as celebridades femininas são objetificadas na mídia contemporânea e pela cultura das celebridades, mesmo após sua morte.

A biografia de Amy Winehouse

No auge da fama de Amy Winehouse, os tabloides de fofocas ainda dominavam a mídia. Eles criaram o que ficou conhecido como ”trainwreck celebrities” (pessoas que estão sempre nas manchetes por situações desfavoráveis) – estrelas predominantemente femininas que eram retratadas como publicamente promíscuas e frequentemente embriagadas.

As mais famosas deste período incluem Britney Spears, Lindsay Lohan, Paris Hilton e Lily Allen. Essas celebridades femininas eram regularmente expostas nos tabloides e na imprensa de fofocas de ambos os lados do Atlântico.

Winehouse alcançou a fama com seu primeiro álbum, ‘Frank’, em 2003, e foi rapidamente considerada um desses “trainwreck celebrities” por ser franca, se apresentar embriagada e sair cambaleando de bares do norte de Londres com seu futuro marido, Blake Fielder-Civil.

Ao longo de sua vida, Amy Winehouse tentou resistir a essa forma de controle e mercantilização. Ela foi vista brigando com paparazzi e resistindo à reabilitação quando sua gravadora tentou conseguir sua ajuda (ela até escreveu uma música sobre isso).

O estilo Amy Winehouse

A capacidade de Abela de imitar a voz e os maneirismos de Winehouse é impressionante. No entanto, embora nos estágios iniciais ‘Back to Black’ tente neutralizar a imagem de Winehouse nos tabloides, ele acaba falhando em mudar essa narrativa amplamente aceita em torno de seu estilo de vida caótico.

O início da cinebiografia de Amy Winehouse centra-se no talento de composição e na performance musical de Winehouse, que é rapidamente seguida pela oferta de um contrato de gravação.

Winehouse não se cansa de lembrar à família e ao espectador que ela não está nisso por fama ou dinheiro. Na verdade, o filme começa e termina com ela nos dizendo que tudo o que ela quer é fazer música que ajude as pessoas a esquecerem seus problemas, e só quer ser lembrada por ser cantora e por ser ela mesma.

O estilo pessoal de Winehouse é fundamental para a narrativa visual do filme. A cantora ficou conhecida por seu cabelo ‘colmeia’ e delineador nos olhos, sua marca registrada, bem como pela combinação exclusiva de polo Fred Perry e jeans skinny.

Ela também era conhecida por usar sapatilhas de cetim rosa, o que ganhou notoriedade em fotos de paparazzi que as mostraram ensanguentadas em público após uma briga com o marido em agosto de 2007 .

Filme mostra as mudanças de Winehouse

O filme usa o estilo próprio de Winehouse para comunicar problemas em sua saúde. Em vez de mostrar as realidades nada glamorosas e muitas vezes visualmente perturbadoras da bulimia e do abuso de drogas, as roupas cada vez mais rasgadas e os cabelos desgrenhados passam a significar o declínio físico e mental da cantora.

Muitos desses momentos de estilo usados no filme não foram inspirados nos looks que ela usou em suas performances, mas foram capturados por meio de imagens de paparazzi.

Embora o uso desses recursos visuais em meio às cenas dramatizadas sirva como um lembrete da perseguição implacável que Amy Winehouse teve de suportar, a cinebiografia acaba reforçando esse sentimento de exploração da mídia.

Em vez de oferecer um retrato visual complexo que vai além das imagens de “trainwreck celebrities” com as quais o espectador pode estar familiarizado, ‘Back to Black’ quase aposta em quão reconhecíveis elas são. Baseia-se na narrativa visual prejudicial dos tabloides em vez de se aventurar a criar a sua própria.

Cinebiografia tenta resgatar Winehouse da condição de vítima

O filme tenta resgatar Winehouse da condição de vítima muitas vezes atribuída a ela. No entanto, a história que conta reduz a personagem complexa de Winehouse e a sua vida a uma série de episódios de sofrimento.

Um exemplo é uma cena que se passa após a doença e morte de sua amada avó. O marido de Winehouse é apresentado como o vilão que explora seu trauma como um momento de fraqueza, apresentando-a às mesmas drogas pesadas que ela rejeitou no início do filme. Isso coloca a história de ‘Back to Black’ em uma trajetória familiar.

No filme, sua bulimia é mostrada discretamente, com cenas rápidas de Winehouse em frente ao banheiro. A única discussão um tanto explícita sobre isso aparece quando sua colega de apartamento reclama do ruído da descarga, que a acorda.

Esses breves momentos servem como indicativos de infelicidade, mas não oferecem nenhuma explicação sobre de onde essa infelicidade pode vir.

Eles evitam a complexidade de Winehouse e sua saúde mental, e não oferecem mais do que a artista superficial e quebrada moldada pela tragédia e pelo amor de um homem mau – uma narrativa que já conhecemos.

Quando a cinebiografia ‘Back to Black’ procura as causas da infelicidade, ele se estabelece em território estranho. A certa altura, parece sugerir que seu sofrimento decorre de um desejo não realizado de ser mãe – uma abordagem que recebeu críticas merecidas.

Em última análise, ‘Back to Black’ é incapaz de capturar o que tornou Winehouse tão especial: a textura de sua voz e sua capacidade de criar histórias de experiência feminina que rejeitam narrativas simplistas de sofrimento.


Sobre a autora

Nathalie Weidhase é professora de Mídia e Comunicação no Departamento de Sociologia da Universidade de Surrey. Ela é pesquisadora em feminismo nos meios de comunicação, com foco nas formações do feminismo e do pós-feminismo na cultura popular e na mídia. 


Este artigo foi publicado originalmente no portal acadêmico The Conversation e é republicado aqui sob licença Creative Commons.