Londres – A ideia parecia tĂŁo criativa que o prĂłprio CEO da Apple, Tim Cook, postou em sua conta no Twitter/X o novo anĂșncio do finĂ­ssimo e poderosĂ­ssimo iPad esmagando objetos ligados Ă  produção cultural – mas nem os artistas nem os internautas gostaram, dando origem a uma sĂ©rie de crĂ­ticas e memes atĂ© que a empresa foi obrigada a se desculpar. 

O ator britĂąnico Hugh Grant cunhou em sua conta no Twitter / X a frase que foi mais associada Ă  revolta com a campanha nas redes sociais e na imprensa: “A destruição da experiĂȘncia humana. Cortesia do Vale do SilĂ­cio”. 

Na postagem em que apresentou o vĂ­deo, Cook pede que se imagine tudo o que o novo iPad poderĂĄ ser usado para criar, mas memes contra prĂłpria Apple provavelmente nĂŁo estavam na sua lista. 

Alguns foram bem criativos, e nĂŁo se sabe se os autores usaram o iPad como instrumento.

Um dos mais populares, compartilhado milhares de vezes em diversas contas e diferentes apresentaçÔes no Twitter/X, Ă© uma inversĂŁo do filme oficial, começando com a cena final mostrando o iPad e em seguida exibindo a “reconstrução” dos objetos destruĂ­dos pela prensa. 

O ator, escritor e produtor Reza Sixo Safai publicou uma versĂŁo deste vĂ­deo ao som da canção “I Got You Babe”, dos mesmos autores da trilha do anĂșncio original, a dupla americana Sonny & Cher. 

A mĂșsica Ă© romĂąntica, mas se ouvida com duplo sentido, pode ser interpretada como “peguei vocĂȘ, Apple”.  E ele diz que ‘consertou as coisas” para a empresa. 

O site Know Your Meme reuniu algumas crĂ­ticas que circulam nas redes sociais. 

O usuĂĄrio Michael Foster usou as imagens do filme para uma narração prĂłpria, condenando o anĂșncio por “contar a verdade”: as pessoas estĂŁo deixando o digital esmagar o analogico. Citando uma frase bĂ­blica, ele termina convocando as pessoas a deixarem algumas coisas reservadas para o mundo fĂ­sico, como tocar piano, abraçar a mĂŁe, atirar um freesbe e tocar na grama. 

O site tambĂ©m destacou o post da usuĂĄria Angelica, do JapĂŁo, comentando que ninguĂ©m gostou do vĂ­deo, mas no JapĂŁo as pessoas realmente odiaram. Ela compartilhou diversas postagens de japoneses condenando a ideia de destruir objetos usados para produzir arte. 

AngĂ©lica @AngelicaOung ... Todo mundo odiava aquele anĂșncio da Apple, mas os japoneses REALMENTE odiavam. Nunca vi tantas pessoas japonesas chateadas comentando em um Ășnico tĂłpico: Tou destruiu todas as ferramentas criativas e o esforço dos humanos. Pior. Comercial. Sempre. 16 549 27K destruĂ­dos. NĂŁo acho que os criadores vĂŁo gostar deste vĂ­deo. É a minha sensibilidade japonesa que me faz sentir assim? 9821 @mao9821-13h NĂłs, japoneses, temos um estilo de vida que valoriza as pessoas, as coisas e as obras de arte. No JapĂŁo, um dos mercados significativos para a sua empresa, acredito que muitas pessoas sensĂ­veis foram prejudicadas por esta expressĂŁo publicitĂĄria. Sou fĂŁ do iPad Pro hĂĄ muito tempo, mas esta Ă© uma imagem muito triste.æ»ç”°äżĄäșŒă”ç›žè«‡ăŻăƒăƒŁăƒƒăƒˆă‹ă‚‰16h Adoro tocar instrumentos musicais. DĂȘ-me um piano ou um violĂŁo e poderei passar horas praticando ou criando mĂșsica. Com papel e lĂĄpis posso desenhar sem parar. Eu costumava sentir o mesmo em relação ao iPad, mas agora percebo que estava enganado. 5 128 701 ili 80K ‱ 12h17 - 8 de maio de 2024 1,3 milhĂ”es de visualizaçÔes 180 632 8,5K 563K 高杉@æČŒă‚’é§†ă‘ă ă™ă‚šăƒłă‚žăƒ‹ă‚ą 17h Muitos artesĂŁos valorizam suas ferramentas. www Os mĂșsicos valorizam os seus instrumentos, os arquitectos valorizam as suas rĂ©guas, os pintores valorizam os seus pincĂ©is e materiais de pintura mais do que a prĂłpria vida. O vĂ­deo que vocĂȘ apresentou Ă© "tudo em um", mas vaiæ€ă„ăŸă— ăŸă€‚ćˆ¶äœœă—ăŸäșșにも、 ăă‚Œă‚’èš±ćŻă—ăŸă‚ąăƒƒăƒ—ăƒ« ă«ă‚‚ć€±æœ›ă—ăŸă—ăŸă€‚ ä»Šă™ăă«ă‚ąă‚Żă‚·ăƒ§ăƒłă‚’ă—ă‚ すăčきです。 Achei que foi o pior comercial que jĂĄ vi feito A Apple parece uma empresa que nĂŁo respeita as ferramentas que utiliza. Eu sou

O usuĂĄrio do X  TrungTPhan postou um vĂ­deo viral anterior conhecido como “Evolution of the Desk” e disse que o anĂșncio da Apple era uma versĂŁo mais deprimente dele. 

O premiado cartunista americano Nick Anderson preferiu a ironia para mostrar o seu descontentamento, com um apavorado emoji prestes a ser esmagado sendo entrevistado para dar sua opiniĂŁo sobre o anĂșncio. 

A imagem do emoji esmagado foi recorrente em vĂĄrios comentĂĄrios e memes, assim como observaçÔes sobre o que seriam as reais intençÔes da Apple ao veicular o anĂșncio polĂȘmico: gerar publicidade para o novo iPad. Uma tese pouco provĂĄvel, pois o tom dos comentĂĄrios nĂŁo Ă© nada lisonjeiro para a empresa.