Londres – A ideia parecia tão criativa que o próprio CEO da Apple, Tim Cook, postou em sua conta no Twitter/X o novo anúncio do finíssimo e poderosíssimo iPad esmagando objetos ligados à produção cultural – mas nem os artistas nem os internautas gostaram, dando origem a uma série de críticas e memes até que a empresa foi obrigada a se desculpar. 

O ator britânico Hugh Grant cunhou em sua conta no Twitter / X a frase que foi mais associada à revolta com a campanha nas redes sociais e na imprensa: “A destruição da experiência humana. Cortesia do Vale do Silício”. 

Na postagem em que apresentou o vídeo, Cook pede que se imagine tudo o que o novo iPad poderá ser usado para criar, mas memes contra própria Apple provavelmente não estavam na sua lista. 

Alguns foram bem criativos, e não se sabe se os autores usaram o iPad como instrumento.

Um dos mais populares, compartilhado milhares de vezes em diversas contas e diferentes apresentações no Twitter/X, é uma inversão do filme oficial, começando com a cena final mostrando o iPad e em seguida exibindo a “reconstrução” dos objetos destruídos pela prensa. 

O ator, escritor e produtor Reza Sixo Safai publicou uma versão deste vídeo ao som da canção “I Got You Babe”, dos mesmos autores da trilha do anúncio original, a dupla americana Sonny & Cher. 

A música é romântica, mas se ouvida com duplo sentido, pode ser interpretada como “peguei você, Apple”.  E ele diz que ‘consertou as coisas” para a empresa. 

O site Know Your Meme reuniu algumas críticas que circulam nas redes sociais. 

O usuário Michael Foster usou as imagens do filme para uma narração própria, condenando o anúncio por “contar a verdade”: as pessoas estão deixando o digital esmagar o analogico. Citando uma frase bíblica, ele termina convocando as pessoas a deixarem algumas coisas reservadas para o mundo físico, como tocar piano, abraçar a mãe, atirar um freesbe e tocar na grama. 

O site também destacou o post da usuária Angelica, do Japão, comentando que ninguém gostou do vídeo, mas no Japão as pessoas realmente odiaram. Ela compartilhou diversas postagens de japoneses condenando a ideia de destruir objetos usados para produzir arte. 

Angélica @AngelicaOung ... Todo mundo odiava aquele anúncio da Apple, mas os japoneses REALMENTE odiavam. Nunca vi tantas pessoas japonesas chateadas comentando em um único tópico: Tou destruiu todas as ferramentas criativas e o esforço dos humanos. Pior. Comercial. Sempre. 16 549 27K destruídos. Não acho que os criadores vão gostar deste vídeo. É a minha sensibilidade japonesa que me faz sentir assim? 9821 @mao9821-13h Nós, japoneses, temos um estilo de vida que valoriza as pessoas, as coisas e as obras de arte. No Japão, um dos mercados significativos para a sua empresa, acredito que muitas pessoas sensíveis foram prejudicadas por esta expressão publicitária. Sou fã do iPad Pro há muito tempo, mas esta é uma imagem muito triste.滝田信二ご相談はチャットから16h Adoro tocar instrumentos musicais. Dê-me um piano ou um violão e poderei passar horas praticando ou criando música. Com papel e lápis posso desenhar sem parar. Eu costumava sentir o mesmo em relação ao iPad, mas agora percebo que estava enganado. 5 128 701 ili 80K • 12h17 - 8 de maio de 2024 1,3 milhões de visualizações 180 632 8,5K 563K 高杉@沼を駆けだすエンジニア 17h Muitos artesãos valorizam suas ferramentas. www Os músicos valorizam os seus instrumentos, os arquitectos valorizam as suas réguas, os pintores valorizam os seus pincéis e materiais de pintura mais do que a própria vida. O vídeo que você apresentou é "tudo em um", mas vai思いまし た。制作した人にも、 それを許可したアップル にも失望しました。 今すぐにアクションをしめ すべきです。 Achei que foi o pior comercial que já vi feito A Apple parece uma empresa que não respeita as ferramentas que utiliza. Eu sou

O usuário do X  TrungTPhan postou um vídeo viral anterior conhecido como “Evolution of the Desk” e disse que o anúncio da Apple era uma versão mais deprimente dele. 

O premiado cartunista americano Nick Anderson preferiu a ironia para mostrar o seu descontentamento, com um apavorado emoji prestes a ser esmagado sendo entrevistado para dar sua opinião sobre o anúncio. 

A imagem do emoji esmagado foi recorrente em vários comentários e memes, assim como observações sobre o que seriam as reais intenções da Apple ao veicular o anúncio polêmico: gerar publicidade para o novo iPad. Uma tese pouco provável, pois o tom dos comentários não é nada lisonjeiro para a empresa.