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Memes sobre anúncio do novo iPad ‘destruindo experiência humana’ viralizam nas redes sociais; assista

Londres – A ideia parecia tão criativa que o próprio CEO da Apple, Tim Cook, postou em sua conta no Twitter/X o novo anúncio do finíssimo e poderosíssimo iPad esmagando objetos ligados à produção cultural – mas nem os artistas nem os internautas gostaram, dando origem a uma série de críticas e memes até que a empresa foi obrigada a se desculpar. 

O ator britânico Hugh Grant cunhou em sua conta no Twitter / X a frase que foi mais associada à revolta com a campanha nas redes sociais e na imprensa: “A destruição da experiência humana. Cortesia do Vale do Silício”. 

Na postagem em que apresentou o vídeo, Cook pede que se imagine tudo o que o novo iPad poderá ser usado para criar, mas memes contra própria Apple provavelmente não estavam na sua lista. 

Alguns foram bem criativos, e não se sabe se os autores usaram o iPad como instrumento.

Um dos mais populares, compartilhado milhares de vezes em diversas contas e diferentes apresentações no Twitter/X, é uma inversão do filme oficial, começando com a cena final mostrando o iPad e em seguida exibindo a “reconstrução” dos objetos destruídos pela prensa. 

O ator, escritor e produtor Reza Sixo Safai publicou uma versão deste vídeo ao som da canção “I Got You Babe”, dos mesmos autores da trilha do anúncio original, a dupla americana Sonny & Cher. 

A música é romântica, mas se ouvida com duplo sentido, pode ser interpretada como “peguei você, Apple”.  E ele diz que ‘consertou as coisas” para a empresa. 

O site Know Your Meme reuniu algumas críticas que circulam nas redes sociais. 

O usuário Michael Foster usou as imagens do filme para uma narração própria, condenando o anúncio por “contar a verdade”: as pessoas estão deixando o digital esmagar o analogico. Citando uma frase bíblica, ele termina convocando as pessoas a deixarem algumas coisas reservadas para o mundo físico, como tocar piano, abraçar a mãe, atirar um freesbe e tocar na grama. 

O site também destacou o post da usuária Angelica, do Japão, comentando que ninguém gostou do vídeo, mas no Japão as pessoas realmente odiaram. Ela compartilhou diversas postagens de japoneses condenando a ideia de destruir objetos usados para produzir arte. 

O usuário do X  TrungTPhan postou um vídeo viral anterior conhecido como “Evolution of the Desk” e disse que o anúncio da Apple era uma versão mais deprimente dele. 

O premiado cartunista americano Nick Anderson preferiu a ironia para mostrar o seu descontentamento, com um apavorado emoji prestes a ser esmagado sendo entrevistado para dar sua opinião sobre o anúncio. 

A imagem do emoji esmagado foi recorrente em vários comentários e memes, assim como observações sobre o que seriam as reais intenções da Apple ao veicular o anúncio polêmico: gerar publicidade para o novo iPad. Uma tese pouco provável, pois o tom dos comentários não é nada lisonjeiro para a empresa. 

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