Londres – A ideia parecia tão criativa que o próprio CEO da Apple, Tim Cook, postou em sua conta no Twitter/X o novo anúncio do finíssimo e poderosíssimo iPad esmagando objetos ligados à produção cultural – mas nem os artistas nem os internautas gostaram, dando origem a uma série de críticas e memes até que a empresa foi obrigada a se desculpar.
O ator britânico Hugh Grant cunhou em sua conta no Twitter / X a frase que foi mais associada à revolta com a campanha nas redes sociais e na imprensa: “A destruição da experiência humana. Cortesia do Vale do Silício”.
Na postagem em que apresentou o vídeo, Cook pede que se imagine tudo o que o novo iPad poderá ser usado para criar, mas memes contra própria Apple provavelmente não estavam na sua lista.
Meet the new iPad Pro: the thinnest product we’ve ever created, the most advanced display we’ve ever produced, with the incredible power of the M4 chip. Just imagine all the things it’ll be used to create. pic.twitter.com/6PeGXNoKgG
— Tim Cook (@tim_cook) May 7, 2024
Alguns foram bem criativos, e não se sabe se os autores usaram o iPad como instrumento.
Um dos mais populares, compartilhado milhares de vezes em diversas contas e diferentes apresentações no Twitter/X, é uma inversão do filme oficial, começando com a cena final mostrando o iPad e em seguida exibindo a “reconstrução” dos objetos destruídos pela prensa.
O ator, escritor e produtor Reza Sixo Safai publicou uma versão deste vídeo ao som da canção “I Got You Babe”, dos mesmos autores da trilha do anúncio original, a dupla americana Sonny & Cher.
A música é romântica, mas se ouvida com duplo sentido, pode ser interpretada como “peguei você, Apple”. E ele diz que ‘consertou as coisas” para a empresa.
Hey @Apple, I fixed it for you (sound on) pic.twitter.com/OwVnYNgXhT
— Reza Sixo Safai (@rezawrecktion) May 8, 2024
O site Know Your Meme reuniu algumas críticas que circulam nas redes sociais.
O usuário Michael Foster usou as imagens do filme para uma narração própria, condenando o anúncio por “contar a verdade”: as pessoas estão deixando o digital esmagar o analogico. Citando uma frase bíblica, ele termina convocando as pessoas a deixarem algumas coisas reservadas para o mundo físico, como tocar piano, abraçar a mãe, atirar um freesbe e tocar na grama.
Let me explain why this Apple ad is terrible… pic.twitter.com/xsrMQuqI6F
— Michael Foster (@thisisfoster) May 8, 2024
O site também destacou o post da usuária Angelica, do Japão, comentando que ninguém gostou do vídeo, mas no Japão as pessoas realmente odiaram. Ela compartilhou diversas postagens de japoneses condenando a ideia de destruir objetos usados para produzir arte.
O usuário do X TrungTPhan postou um vídeo viral anterior conhecido como “Evolution of the Desk” e disse que o anúncio da Apple era uma versão mais deprimente dele.
The new Apple iPad ad basically took this viral “Evolution of the Desk” video but made it way darker and more depressing. https://t.co/mJrSRwfVrt pic.twitter.com/NkNI36XgaC
— Trung Phan (@TrungTPhan) May 9, 2024
O premiado cartunista americano Nick Anderson preferiu a ironia para mostrar o seu descontentamento, com um apavorado emoji prestes a ser esmagado sendo entrevistado para dar sua opinião sobre o anúncio.
A imagem do emoji esmagado foi recorrente em vários comentários e memes, assim como observações sobre o que seriam as reais intenções da Apple ao veicular o anúncio polêmico: gerar publicidade para o novo iPad. Uma tese pouco provável, pois o tom dos comentários não é nada lisonjeiro para a empresa.
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