Londres – A autoridade de conduta financeira (FCA, na sigla em inglês) do Reino Unido indiciou sete influencers conhecidos por participarem de reality shows em um processo contra um investimento não autorizado promovido nas redes sociais. 

A FCA afirma que, entre 19 de maio de 2018 e 13 de abril de 2021, Emmanuel Nwanze e a influenciadora Holly Thompson utilizaram uma conta no Instagram (@holly_fxtrends) para aconselhar usuários sobre a compra e venda de contratos por diferença (CFD), sem autorização legal para operarem o produto financeiro. 

Além disso, eles pagaram a sete influenciadores para promoverem os investimentos em seus perfis no Instagram, que somados atingem 4,5 milhões de usuários. 

Os indiciados pelo crime de comunicação não autorizada de produtos financeiros são Biggs Chris, Jamie Clayton, Rebecca Gormley e Eva Zapico (que já participaram do reality Love Island); Lauren Goodger (ex-The Only Way is Essex) e Scott Tmilin, conhecido como Scotty T, que venceu uma edição do Celebrity Big Brother. 

Todos estão sujeitos a uma pena de até dois anos de prisão e pagamento de multa. Nwanze enfrenta adicionalmente uma acusação de violação da proibição geral da Lei de Serviços e Mercados Financeiros, como líder do investimento não autorizado. 

Investimento de risco promovido por influencers 

A FCA afirmou que 80% dos clientes perdem dinheiro quando investem em CFDs devido aos riscos.

“Muitas vezes são altamente alavancados, o que significa que utilizam a dívida para tentar ampliar o retorno, o que pode fazer com que os investidores percam mais do que investiram”, diz a autoridade de conduta financeira. 

No Reino Unido, a FCA impôs restrições sobre como os CFDs e opções semelhantes a CFD podem ser vendidos e comercializados para clientes de varejo, e tem uma norma para promover esses produtos em redes sociais. 

O órgão determina que promoções financeiras em todos os canais de publicidade devem ser justas, claras e não enganosas, e apoiar a compreensão do consumidor, proporcionando uma visão equilibrada dos benefícios e riscos e comunicando claramente informações que ajudarão os consumidores a tomar decisões eficazes e bem informadas.

Em 2022,  a empresária e influenciadora norte-americana Kim Kardashian recebeu uma multa de US$ 1,26 milhão da SEC (órgão regulador do mercado de capitais) por divulgar criptomoedas.