Sebastian Oliver, professor de marketing digital baseado em dados, Universidade de Southampton, escreveu artigo sobre o como lidar com o uso profissional do LinkedIn
Sebastian Oliver

Quando se trata de mídia social profissional, o LinkedIn, com mais de um bilhão de membros, é incomparável.

A plataforma para atualizações de carreira, networking e busca de emprego tornou-se  uma obrigação no mundo profissional.

Pode ser uma ótima ferramenta para ajudá-lo a progredir em sua carreira. Mas, assim como outras mídias sociais , usar o LinkedIn pode gerar sentimentos de inveja, comparação e dúvida sobre a própria capacidade. 

Uso do LinkedIn e a síndrome do impostor

Ao percorrer seu feed, você poderá ver postagens comemorando promoções, prêmios, sucessos com clientes e outras vitórias na carreira dos usuários. 

Também  podem ser encontrados artigos sobre desenvolvimento profissional – um lembrete de que você poderá obter qualificações, melhorar as suas competências ou fazer mais. Não deveria ser uma surpresa se tudo isso faz você começar a se preocupar com o sucesso de sua carreira.

Isso é o que meus colegas e eu exploramos em nossa pesquisa sobre os sentimentos das pessoas em relação ao uso do LinkedIn.

Descobrimos que navegar no feed e compartilhar conquistas profissionais pode fazer com que as pessoas sofram da síndrome do impostor. Uma ansiedade comum, a síndrome do impostor decorre do medo de ser percebido como uma fraude no local de trabalho.

Nosso estudo envolveu dois experimentos online com 504 pessoas que usam regularmente o LinkedIn. Pedimos aos participantes que completassem um questionário sobre suas experiências e nos contassem sobre seus estados emocionais.

As respostas revelaram que quando as pessoas experimentavam a síndrome do impostor ao usar o LinkedIn, muitas vezes também relatavam emoções associadas à depressão e ansiedade, como níveis aumentados de nervosismo, desânimo e sofrimento mental.

Dicas para desenvolver a carreira profissional pelo LinkedIn

Se você estiver enfrentando pensamentos semelhantes, existem algumas ideias que pode seguir para fazer o LinkedIn funcionar para você e sua carreira profissional.

1. Lembre-se de que você não está sozinho

Sentimentos de síndrome do impostor são bastante comuns. Estudos mostram que, em alguns contextos, até 82% das pessoas vivenciarão esses sentimentos em suas vidas.

Sites como o LinkedIn e outras redes sociais podem parecer um fluxo constante de sucessos de outras pessoas, com ênfase na superação e na cultura da agitação – a ideia de que você deve sempre trabalhar duro para chegar ao próximo marco na carreira.

Você pode sentir que está aquém das realizações dos outros, quando, na realidade, outros usuários estão se sentindo da mesma maneira que você.

É importante reconhecer que as publicações do LinkedIn apresentam versões idealizadas das suas vidas profissionais (que podem não refletir necessariamente a sua realidade completa).

Lembrar que muitos usuários do LinkedIn vivenciam dúvidas e incertezas profissionais semelhantes pode ajudar a aliviar a pressão de se comparar com perfis aparentemente perfeitos ou de um bombardeio de conquistas alheias.

2. Partindo para ação: desenvolva suas habilidades

Nossa pesquisa encontrou uma tendência: aqueles que sentem a síndrome do impostor muitas vezes procuram aliviar esse sentimento buscando se desenvolver profissionalmente.  

Em psicologia, isso é conhecido como resolução direta – uma estratégia para superar sentimentos negativos, melhorando a si mesmo.

Você pode aprender novas habilidades profissionais no LinkedIn e por meio de outros cursos online ou dentro da sua organização.

Considere a possibilidade de perguntar ao seu superior se ele pode oferecer treinamento patrocinado pela empresa ou apoiá-lo na realização de um curso de treinamento ou na obtenção de outra qualificação.

3. Esteja atento à sua rede

No LinkedIn ou em outras redes sociais, as pessoas que você segue e as comunidades com as quais você interage podem afetar seu estado mental.

Embora seguir líderes do setor e outras pessoas de sucesso possa ser esclarecedor e motivador à sua maneira, as perspectivas e o incentivo das pessoas mais próximas de você podem oferecer uma visão equilibrada de suas realizações.

É importante manter conexões com amigos mais próximos ou outras pessoas que irão apoiar e compreender sua jornada profissional, tanto online quanto na vida real, na vida pessoal ou no trabalho .

Além disso, cultivar conexões com mentores, colegas do setor ou colegas cujo trabalho e ética se relacionam com você pode ser benéfico.

Participe de conversas significativas, busque conselhos e contribua de forma ponderada nesses círculos. Essas interações proporcionam um sentimento de camaradagem e também oferecem oportunidades de aprendizagem e crescimento, ao mesmo tempo que minimizam potencialmente a sensação de que você é um impostor.

4. Seja autêntico 

Faça o seu melhor para apresentar suas realizações profissionais no LinkedIn de forma autêntica. Evite a tentação de maquiar ou exagerar seus sucessos. Isso pode fazer com que você não se sinta autêntico e até mesmo fazer sentir que está distorcendo a verdade.

Comemore suas conquistas e ao mesmo tempo reconheça os desafios e lutas que você enfrentou. Compartilhar sucessos e fracassos pode humanizar sua jornada profissional.

A representação genuína também pode ajudar outras pessoas a se relacionarem com as suas experiências, criando uma presença profissional mais significativa e com credibilidade.


Sobre o autor

Sebastian Oliver é professor do Departamento de Marketing Digital e Dados da Southampton University Business School.

Sua pesquisa concentra-se principalmente na compreensão de como diferentes práticas de marca, estratégias de marketing e publicidade e novas tecnologias usadas em ambientes digitais podem influenciar as percepções dos consumidores e seu comportamento.


Este artigo foi publicado originalmente no portal acadêmico The Conversation e é republicado aqui sob licença Creative Commons.