MediaTalks em UOL

‘Encenação, ‘ordem de Biden’, ‘vista-grossa’ da segurança: teorias conspiratórias sobre atentado a Trump invadem redes

Donald Trump de punhos cerrados após atentado

Foto: Screenshot Twitter

Londres – Mais de 43 milhões de pessoas já viram uma postagem do dono do Twitter / X, Elon Musk, mencionando a possibilidade de que seguranças possam ter agido de forma deliberada para não evitar a tentativa de assassinato de Donald Trump neste sábado na Pensilvânia, uma das muitas teorias conspiratórias que tomaram conta das redes e da mídia de extrema-direita. 

Elon Musk postou sobre tentativa de assassinato de Donald Trump alimentando teoria conspiratória
Engrossando coro de críticas sobre falhas do Serviço Secreto, Musk escreveu: “Ou foi incompetência ou foi deliberado”.

De ato planejado e deliberado, como admitiu Elon Musk, a uma ordem de Biden ou encenação feita pela campanha do candidato, as versões sobre o ocorrido se espalharam principalmente no Twitter / X, em postagens de apoiadores de Donald Trump como o conspiracionista Alex Jones. 

As principais teorias conspiratórias em torno da tentativa de assassinato de Trump

As teorias conspiratórias não foram apenas pró-Trump. A hashtag #staged (encenado) virou um dos trending topics do Twitter /X logo após a notícia da tentativa de assassinato. 

Nas horas seguintes ao tiroteio de sábado à noite, “encenado” foi o quarto termo de busca mais popular no Google, seguido por Trump, Serviço Secreto e Antifa — antes mesmo que a polícia confirmasse a identidade do atirador.

Políticos engrossaram o coro. 

O congressista Mike Collins, da Georgia, afirmou que “Joe Biden enviou as ordens” para o assassino.

O mesmo fez outro congressista, o senador JD Vance, que pode vir a ser candidato a vice-presidente na chapa de Trump. 

Ecoando as teorias conspiratórias, ele diz que o incidente não foi isolado, e que faz parte da premissa da campanha de Joe Biden de que Trump é um fascista autoritário que precisa ser combatido a qualquer custo. E que essa retórica teria levado à tentativa de assassinato. 

Alex Jones alertou Musk para se refugiar em bunker devido ao ‘golpe’

Figura controvertida das mídias sociais, o teórico da conspiração Alex Jones deu sua contribuição para propagar a tese de que a tentativa de assassinato de Donald Trump foi um ato do chamado “deep estate”, ou “estado profundo”, que estaria por trás de tudo o que acontece na sociedade e tentaria impedir a volta do ex-presidente ao cargo. 

Em sua conta no Twitter / X, reativada em 2023 por Elon Musk depois do banimento pela administração anterior da plataforma, ele fez uma transmissão ao vivo debatendo a ideia e diversas postagens dando força aos que acreditam na conspiração.

Em um deles, afirma que outros ataques acontecerão, afirma que haverá decretação de lei marcial e chega a recomendar a Elon Musk que se refugie em um bunker por existir “um golpe em andamento”. 

Alex Jones, conhecido teórico da conspiração, usou o Twitter/X para propagar a tese de golpe do “estado profundo”, com posts ultrapassando  5 milhões de visualizações. 

Jones, dono de um império de mídia dedicado a defender teorias da conspiração, foi condenado a pagar mais de US$ 5 bilhões por ter afirmado várias vezes que o tiroteio da escola de Sandy Hook, que deixou vários mortos, havia sido encenado. 

O que disseram os que defendem a teoria de “encenação”

Alguns que levantaram dúvidas sobre a veracidade do ato contra Trump questionaram o motivo de os tiros não terem ferido outras pessoas (na verdade feriram e mataram).

Também disseram que o sangue no rosto de Trump era cenográfico e até criticaram o “talento” dos supostos atores contratados para a encenação, como este usuário. 

“Precisam pagar melhores os atores. Eles nunca pareceram tão pouco incomodados”

A reação de Donald Trump após a tentativa de assassinato, fazendo o gesto de punho cerrado e gritando “Fight” (lute), foi associada pelos que acreditam na teoria conspiratória da encenação como mais uma evidência. 

Sair da versão mobile