Londres – Depois de vencer a Eurocopa na final contra a Inglaterra no domingo, o futebol espanhol levou para casa outro trofรฉu: a marca Real Madrid lidera o ranking das mais valiosas e mais fortes do mundo, desbancando a campeรฃ de 2023, Manchester City.
No ranking anual feito pela consultoria britรขnica Brand Finance e apresentado na manhรฃ de hoje em Londres, a marca do clube espanhol foi avaliada em 1,7 bilhรตes de euros (R$ 10,2 bilhรตes). Nenhum clube brasileiro estรก entre as 50 mais valorizadas do mundo, embora o paรญs seja o mais bem avaliado como lรญder esportivo no ranking de soft power.
O Flamengo manteve-se na lideranรงa no Brasil em valor e forรงa da marca, apesar de uma pequena queda em relaรงรฃo ao ano passado, com sua marca avaliada agora em US$ 99,9 milhรตes (R$ 600 milhรตes). Palmeiras e Sรฃo Paulo aparecem em seguida, com avanรงo em comparaรงรฃo a 2023, valendo respectivamente US$ 85,1 milhรตes (R$ 510 milhรตes) e US$ 55,67 milhรตes (R$ 335 milhรตes).
Como sรฃo calculadas as marcas mais valiosas do futebol
O valor da marca รฉ entendido como o retorno lรญquido que o proprietรกrio de uma marca obteria se a vendesse. A avaliaรงรฃo da consultoria Brand Finance รฉ baseada em dados de relatรณrios disponรญveis publicamente e em pesquisas de mercado, mesmo processo feito para estimar o valor de marcas de empresas dos mais variados segmentos.
A forรงa da marca รฉ a eficรกcia do desempenho em medidas intangรญveis em relaรงรฃo aos seus concorrentes. No futebol, forรงa e valor refletem a eficiรชncia da gestรฃo, resultando em engajamento de torcedores e atraรงรฃo de investimentos e patrocรญnios.
De acordo com a consultoria, o Real Madri registou um “crescimento impressionante” de 16% no valor da sua marca, e pontuaรงรฃo de 96,26 na avaliaรงรฃo da forรงa.
“O Real manteve sua relevรขncia graรงas a lucrativos acordos de patrocรญnio, como o da Adidas, e ร renovaรงรฃo do Estรกdio Santiago Bernabรฉu, com potencial de melhorar significativamente as receitas comerciais. Na รกrea da sustentabilidade, o clube tem implementado diversas iniciativas para reduzir a sua pegada de carbono”, diz a consultoria.
Embora tenha cedido a lideranรงa para um time espanhol, o futebol britรขnico demonstra a sua forรงa. A Premier League inglesa tem o maior nรบmero de clubes (17) que aparecem no ranking dos 50 melhores, bem como o valor mais alto de qualquer liga, com 8,1 bilhรตes de euros (R$ 48,6 bilhรตes), contra 4,5 bilhรตes de euros (R$ 27 bilhรตes) da LALIGA, que estรก em segundo lugar.
Seis destes clubes figuram no top 10, com o Manchester United (o valor da marca aumentou 3% para 1,4 bilhรตes de euros, R$ 8,4 bilhรตes)) e o Liverpool (o valor da marca aumentou 1,5% para 1,4 bilhรตes de euros) mantendo a quarta e a e 5ยช posiรงรตes, respectivamente. Arsenal, Tottenham Hotspur e Chelsea aparecem em 8ยบ, 9ยบ e 10ยบ.
Hugo Hensley, chefe de anรกlises esportivos da Brand Finance, resumiu em uma frase a conquista do Real Madrid:
โO retorno […] ao topo do ranking destaca uma conclusรฃo simples: este clube รฉ realmente o melhor no ramo.”
Veja outros destaques do ranking no mundo e no Brasil
- O FC Barcelona continuou em terceiro lugar no mundo, com um valor de marca de 1,5 bilhรตes de euros (R$ 9 bilhรตes) e um crescimento de 12%. Apesar dos recentes desafios financeiros, o clube manteve importantes acordos de patrocรญnio, incluindo a parceria com o Spotify, e estรก avanรงando com o projeto Espai Barรงa, focado na eficiรชncia energรฉtica e na sustentabilidade ambiental do Camp Nou.
- O francรชs Paris Saint-Germain (PSG) (o valor da marca aumentou 7%, para 1,2 bilhรตes de euros, R$ 7,2 bilhรตes) caiu de sexto para sรฉtimo lugar, trocando de posiรงรฃo com o Bayern Munich. A consultoria destacou o efeito negativo da saรญda das estrelas globais Messi, Neymar e Mbappรฉ sobre as perspectivas comerciais do clube, levando a uma reduรงรฃo nas vendas de merchandising e contratos internacionais.
- O รญndice de forรงa da marca do Flamengo teve um pequeno declรญnio, de 77,8 para 74,9, mas ele continua sendo o mais forte entre as marcas do futebol brasileiro. Essa resiliรชncia รฉ atribuรญda ร garantia de um dos maiores acordos de patrocรญnio da histรณria do futebol brasileiro, com a empresa de apostas Pixbet.
- O Palmeiras continua em segundo lugar como a segunda marca mais valiosa do futebol brasileiro, com um aumento de 9%, para US$ 85,1 milhรตes.
- Embora a forรงa de sua marca tenha caรญdo ligeiramente de 72,8 para 70,4, o Palmeiras ultrapassou o Corinthians e se tornou a segunda marca mais forte do futebol brasileiro.
- Essa mudanรงa se deve a uma queda significativa na forรงa da marca Corinthians de 74,3 para 62,5, apesar de um aumento de 27% no valor da marca, para US$ 49,1 milhรตes (R$ 295 milhรตes)
- O Sรฃo Paulo fez avanรงos notรกveis, com o valor de sua marca aumentando 55%, para US$ 55,7 milhรตes. Esse crescimento impressionante elevou o Sรฃo Paulo do quinto lugar para se tornar a terceira marca mais valiosa do futebol brasileiro.
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Aรงรตes campeรฃs dos times brasileiros
A pesquisa da Brand Finance apontou que o sucesso financeiro destes clubes foi impulsionado por vรกrias iniciativas:
- O Corinthians relatou um aumento substancial na receita dos dias de jogos, graรงas ao alto comparecimento consistente em seus jogos em casa, ao melhor desempenho em campo e ao preรงo estratรฉgico dos ingressos. No entanto, a pior percepรงรฃo entre os torcedores de futebol fez com que permanecessem em quarto lugar.
- Transformaรงรฃo Digital: Flamengo e Palmeiras lideraram com campanhas digitais inovadoras e experiรชncias virtuais de torcedores, que ampliaram seu alcance global e impulsionaram as vendas de produtos.
- Desenvolvimento Juvenil: O compromisso do Santos FC em estimular jovens talentos valeu a pena, tanto financeiramente quanto em termos de marca, com sua academia produzindo os melhores talentos, levando a lucrativos acordos de transferรชncia.
O รndice Global Soft Power 2024 anual da Brand Finance, divulgado em fevereiro, reafirmou o status do Brasil como lรญder global no esporte, com sua reputaรงรฃo futebolรญstica desempenhando um papel fundamental.
“O Brasil continua a se destacar em influenciar o pรบblico internacional por meio de sentimentos positivos, contribuindo significativamente para o soft power do paรญs”, diz a consultoria. Mas em negรณcios, o futebol brasileiro segue distante dos
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