A Adidas removeu um anúncio com a modelo de origem palestina Bella Hadid de sua campanha de relançamento dos tênis SL72, usados nas Olimpíadas de Munique em 1972, após protestos de entidades judaicas e do governo de Israel.
Os jogos daquele ano ficaram marcados por um atentado da organização palestina Black September que resultou na morte de 11 integrantes da equipe olímpica israelense e de um policial alemão, além de membros do grupo.
Filhas de pai palestino, Bella e sua irmã, a também modelo Gigi, têm manifestado apoio ao lado da Palestina na guerra entre o Hamas e Israel. No Twitter, Israel reclamou da escolha, acusando a modelo de espalhar antissemitismo e defender violência contra judeus e israelenses.
A campanha com Bella Hadid para a Adidas
A campanha da Adidas para relançar o tênis clássico, que também tem outras estrelas como o jogador de futebol Jules Kounde, a cantora Melissa Bon e a modelo Sabrina Lan, foi iniciada no dia 14 de julho.
Bella Hadid aparecia vestindo uma camiseta branca com as listras pretas características da marca esportiva e segurando flores.
Quatro dias depois veio o primeiro protesto, do Comitê Judaico Americano, pelo Twitter / X:
“Nos Jogos Olímpicos de 1972 em Munique, 12 israelenses foram assassinados e feitos reféns pelo grupo terrorista palestino Setembro Negro.
Para a Adidas escolher um modelo expressamente anti-Israel para relembrar essas Olimpíadas sombrias é um descuido enorme ou intencionalmente inflamatório.
Nenhum dos dois é aceitável. Apelamos para que a Adidas resolva esse erro flagrante.”
Adidas se desculpa
Foi o que a empresa fez, pedindo desculpas pela escolha e retirando os comerciais do ar e das mídias sociais.
“Estamos cientes de que conexões foram feitas com eventos históricos trágicos – embora sejam completamente não intencionais – e pedimos desculpas por qualquer aborrecimento ou sofrimento causado.”
A Adidas informou que estaria revisando o restante da campanha e acrescentou “acreditar no esporte como uma força unificadora ao redor do mundo”, prometendo “continuar com esforços para defender a diversidade e a igualdade”.
Bella Hadid também removeu o post da campanha da Adidas de sua conta no Instagram. Neste domingo, a postagem mais recente é a de um manifesto pró-Palestina.
Leia também | Em carta aberta a Israel, 60 organizações de 26 países exigem entrada da imprensa internacional em Gaza