O prêmio internacional de fotografia panorâmica Epson Pano Awards 2014 anunciou os vencedores de sua edição 2024, destacando paisagens espetaculares escolhidas entre mais de 4,5 mil imagens feitas por 1,1 mil fotógrafos profissionais e amadores de 95 países, incluindo o Brasil.
A foto do ano foi “O poder da natureza”, capturada com um drone nas montanhas de Guilin, na China, no momento em que um relâmpago ilumina a cena.
O fotógrafo brasileiro Márcio Cabral foi o vencedor na categoria VR/360 com uma registro feito no Abismo de Anhumas, em Bonito, Mato Grosso do Sul.
‘Mergulhador de caverna’ mostra um mergulhador cercado pelos maiores espeleotemas (formações rochosas do interior de cavernas) subaquáticos do mundo, com a luz do sol penetrando no lago através de uma claraboia no teto da caverna.
Para produzir a imagem imersiva, que pode ser vista aqui, Cabral teve que descer 72 metros de rapel para chegar no lago cristalino que tem mais de 20 metros de profundidade e cobre uma área do tamanho de um campo de futebol.
Fotógrafo brasileiro teve mais duas fotos selecionadas pelo júri
Além do primeiro lugar, Marcio Cabral ficou com a terceira colocação com uma foto feita na Argentina e teve outra imagem entre os Top20 da categoria VR/360.
VR/360 – 3º lugar – Montanha dourada, por Marcio Cabral, El-Chaltén, Argentina
VR/360 – Top 20 – Dunas e lagos, por Marcio Cabral, Maranhão
Fotografia panorâmica mostra as belezas do planeta
Conheça as outras fotos premiadas no concurso de fotos panorâmicas em 2024 e os brasileiros que tiveram imagens selecionadas entre as melhores do ano.
Deserto, por Kelvin Yuen, Hong Kong
O fotógrafo campeão geral do prêmio venceu também na categoria Natureza/Paisagem com uma imagem que retrata a Via Láctea sobre o monte Fitz Roy, na Patagônia.
Montanha da divindade, por Kelvin Yuen, Hong Kong
Yuen recebeu ainda a maior pontuação na categoria Imagens Aéreas com ‘Montanha da Divindade’, foto produzida a 6 mil metros acima do nível do mar, no Tibete.
Temporada de crisântemo, por Nguyễn tấn tuấn, Vietnã
A imagem premiada no concurso de fotos panorâmicas na categoria Ambiente Construído retrata uma vila em Sadec, no Vietnã, onde agricultores plantam crisântemos dourados e colhem de barco as belas flores cultivadas em treliças.
O teatro dos vulcões, por Fikri Muharom, Indonésia
A imagem premiada como a melhor feita por um fotógrafo profissional do Sudeste Asiático foi capturada com um drone no Parque Nacional Bromo, na Indonésia. O fotógrafo produziu uma foto panorâmica de 180 graus em Pananjakan Hill, ponto mais alto do parque, que mostra as montanhas e a névoa.
Aurora Boreal, por Diego Manrique Diez, Espanha
O fotógrafo amador Diego Diez teve três fotografias premiadas, todas feitas na Noruega. A primeira foi ‘Tempestade verde’ que mostra um panorama de uma Aurora Boreal refletida em um lago entre montanhas cobertas de neve.
Já em ‘Dança verde’ o fotógrafo registrou as luzes coloridas da Aurora Boreal sobre as montanhas.
Sua terceira fotografia panorâmica premiada foi ‘Espiral’. A imagem mostra as luzes verdes sobre o fiorde formando uma espiral inversa que conecta o solo à aurora.
Fotógrafo amador – Ambiente Construído, por Danny Au
A foto registra um ângulo de um edifício em Lai Tak Tsuen que possui um design único em forma cilíndrica. A imagem capturou o corredor circular que se expande simultaneamente para o céu e o chão infinitamente.
A tempestade, por Tom Putt, Austrália
A fotografia panorâmica escolhida pelo curador como a melhor do concurso em 2024 retrata as curvas do rio King em Kimberley, nordeste da Austrália, com uma forte tempestade ao fundo.
No limite do desespero, por Michael Stringer, Austrália
Camel Rock, na costa sul de Nova Gales do Sul, foi o local da fotografia premiada na categoria Nikon Austrália. O registro mostra a luz da manhã refletindo na rocha, destacando sua forma irregular e ao fundo um céu nublado e ondas turbulentas.
Dezenraizado, por Nickolas Warner, EUA
Uma árvore de zimbro torcida, uma névoa dourada e um arco-íris formado depois da chuva compõem a imagem vencedora da categoria Raw Planet do Prêmio de Fotografia Panorâmica. A foto foi produzida em Moab, Utah
Conheça as imagens panorâmicas de fotógrafos brasileiros
Fotógrafos brasileiros tiveram destaque no Epson Internacional Pano Awards 2024. Além de Marcio Cabral que venceu na categoria VR/360, mais dois fotógrafos tiveram imagens selecionadas pelo júri da competição entre as Top50.
Uma foto de Cassio Vasconcellos foi destacada na categoria Natureza/Paisagens, enquanto outras cinco imagens aéreas panorâmicas de sua autoria ficaram entre as Top50 na categoria Ambiente Construído, retratando carros, barcos e aviões.
Figueira, por Cassio Vasconcelos
Over 6, por Cassio Vasconcellos
Over 7, por Cassio Vasconcellos
Carros, por Cassio Vasconcellos
Aviões, por Cassio Vasconcellos
Aeroporto, por Cassio Vasconcellos
Já a imagem de Angelo Chernicharo ficou entre as melhores na categoria Natureza/Paisagens.
Beleza emoldurada, por Angelo Chernicharo, Torre Del Paine National Park, Chile
O Epson International Pano Awards é a principal competição dedicada a reconhecer o trabalho de fotógrafos profissionais e amadores que se dedicam à fotografia panorâmica e foi criado em 2010.
Os vencedores recebem prêmios em dinheiro e em equipamentos de captação e impressão de imagens.
Leia também | Cobras, lagartos, sapos e mais: veja as fotos da natureza premiadas pela Sociedade Ecológica Britânica