Selo canal Planeta na Mídia MediaTalks informações sobre mudanças climáticas e sustentabilidade ambientalNão faz muito tempo, empresas e investidores gostavam de promover de seus compromissos com a redução de emissões de gases de efeito estufa, responsáveis pelo aquecimento global, para zero até 2050.

Não mais.

Agora, o debate sobre zerar emissões é um ‘futebol político’, com mais de 10 casas legislativas de maioria republicana nos EUA castigando bancos, empresas de gestão de investimentos e corporações que falam sobre mudanças climáticas e têm metas para reduzir suas emissões.

No entanto, empresas e investidores reconhecem os riscos financeiros das mudanças climáticas e, na maioria das vezes, estão mantendo essas promessas e tomando as medidas iniciais para alcançá-las.

Só que eles simplesmente não estão falando muito sobre isso.

O ‘greenhushing’ ganhou força no ano eleitoral 

O ano eleitoral polarizado exacerbou a tendência de “greenhushing” (silêncio sobre as práticas sustentáveis).

Está no mesmo nível do greenwashing (divulgação enganosa de ações sustentáveis) quando se trata de confundir o público sobre o que o setor empresarial está realmente fazendo em relação às mudanças climáticas.

As empresas têm sentido um impacto financeiro das mudanças do clima com grandes incêndios florestais, secas, ondas de calor e furacões destrutivos como Helene e Milton — cada um com um custo estimado de mais de US$ 50 bilhões em danos .

Eventos climáticos extremos intensificados pelo clima destruíram fábricas, plantações, hotéis, infraestrutura e usinas de energia.

A economia dos EUA nos últimos anos foi atingida com uma média de US$ 150 bilhões em danos anuais devido às mudanças climáticas, de acordo com a Quinta Avaliação Climática Nacional do governo federal, a mais recente de uma série produzida a cada poucos anos desde 1990.

Globalmente, a mudança climática deve cortar 17% da economia global, ou produto interno bruto, até 2050. Por décadas, o consenso científico previu que o clima extremo pioraria à medida que a atmosfera se aquecesse ainda mais devido à queima de combustíveis fósseis e ao desmatamento.

Governos, empresas e investidores começaram lentamente a se preocupar com o impacto econômico das mudanças climáticas.

O compromisso das empresas para reduzir as emissões de gases segue firme

Os países que assinaram o Acordo de Paris da Convenção das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2015 concordaram em tomar medidas para ajudar a limitar o aumento da temperatura média global para menos de 2 graus Celsius acima da era pré-industrial.

Mas em 2018, cientistas do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas emitiram um relatório prevendo perdas significativas para a produção industrial, agricultura e infraestrutura se as temperaturas subissem 2 graus Celsius.

Em COPs subsequentes, os signatários do Acordo de Paris concordaram em mirar na limitação do aquecimento a 1,5 graus. Impedir o ponto de inflexão de 1,5 graus tornou-se um grito de guerra para governos e empresas.

Grandes empresas, incluindo Apple, Best Buy, General Mills, Google, Ikea, JLL Real Estate, Microsoft, Morgan Stanley, Salesforce, Walmart, Unilever e outras firmaram um compromisso de redução de suas emissões para zero líquido até 2050, de acordo com a organização sem fins lucrativos de sustentabilidade Ceres, e muitas pretendem cortar as emissões pela metade até 2030.

Grandes fundos de pensão públicos em Nova York, Califórnia, Illinois e em toda a Europa se comprometeram a reduzir as emissões representadas em seus portfólios para zero líquido, seja mudando gradualmente suas participações ou se envolvendo com empresas em seus portfólios para reduzir as emissões.

O sócio e diretor do Boston Consulting Group, Tim Mohin, ofereceu esta previsão em uma publicação recente no LinkedIn:

“As empresas comprometidas com a sustentabilidade manterão o curso porque isso faz sentido para os negócios.

Os investidores buscarão valor evitando riscos e apostando em novas e eficientes tecnologias verdes”.

A Bloomberg relatou que “a perspectiva de menos apoio federal para novas tecnologias climáticas já está motivando alguns investidores a intervir para preencher o vazio”.


Sobre a autora

Barbara Grady é jornalista com foco em sustentabilidade e crise climática. Foi gerente de comunicações na Ceres, organização sem fins lucrativos de sustentabilidade, e recebeu prêmios por reportagens sobre tráfico humano e investigação sobre a preparação para terremotos em São Francisco.


Este artigo foi publicado originalmente Yale Climate Connections e é republicado pelos membros da coalizão climática Covering Climate Now