Selo canal Planeta na Mรญdia MediaTalks informaรงรตes sobre mudanรงas climรกticas e sustentabilidade ambientalApรณs a vitรณria de Donald Trump para a presidรชncia dos Estados Unidos, empresas sediadas no paรญs podem estar se preparando para embarcar ainda mais na tendรชncia de nรฃo divulgar metas e aรงรตes de sustentabilidade ambiental, uma prรกtica batizada de greenhushing.

Durante a corrida eleitoral, o candidato prometeu medidas que incentivariam a exploraรงรฃo de combustรญveis fรณsseis. O republicano tambรฉm teceu uma sรฉrie de ataques direitos ร  leis de preservaรงรฃo ambiental, e nomeou para a sua equipe de governo nomes conhecidos pela oposiรงรฃo a polรญticas climรกticas. 

Estas polรญticas, apoiadas tanto por estados republicanos quando pelo eleitorado de Trump, podem desestimular ou ainda desfazer completamente progressos econรดmicos e de sustentabilidade incentivadas pelo ESG โ€” mesmo com empresas reconhecendo o impacto das mudanรงas climรกticas em seus negรณcios.

O que รฉ greenhushing โ€” e por que isso importa

Greenhushing รฉ uma expressรฃo criada a partir da junรงรฃo dos termos “green” (verde) e “hushing” (silenciamento), e que corresponde ao movimento das empresas de silenciarem suas medidas em prol da preservaรงรฃo ambiental.

A prรกtica รฉ similar ao “greenwashing“, em que empresas maquiam as suas prรกticas para parecerem mais sustentรกveis. A diferenรงa neste caso รฉ que as empresas sequer esclarecem como estรฃo agindo em relaรงรฃo ร s suas metas.

Em um artigo sobre a prรกtica na revista FastCompany, Xavier Font, professor de marketing de sustentabilidade na Universidade de Surrey, no Reino Unido, que estuda o tema, relatou ter visto esse termo pela primeira vez em 2017.

Mas ele ganhou mais visibilidade apรณs um relatรณrio publicado pela consultoria ambiental suรญรงa South Pole em janeiro de 2024.

A maioria das empresas pesquisadas em nove dos 14 principais setores relatou estar diminuindo intencionalmente suas comunicaรงรตes climรกticas. O relatรณrio foi produzido com base em entrevistas com mais de 1,4 mil empresas de 14 setores em 12 paรญses.

A South Pole constatou que a tendรชncia de “greenhushing” estรก presente em quase todos os principais setores do mundo, da moda ร  tecnologia.

A maioria das empresas (81%) disse saber que comunicar a eliminaรงรฃo de emissรตes รฉ bom para seus resultados financeiros, mas mais da metade (58%) daqueles que estรฃo achando tรฃo difรญcil ou mais difรญcil do que antes comunicar sua aรงรฃo climรกtica estรฃo planejando deliberadamente diminuir seu nรญvel de comunicaรงรตes externas.

Essa contradiรงรฃo, segundo a South Pole, รฉ ainda mais exacerbada pelo fato de as empresas enxergarem as metas de reduรงรฃo como importantes para o sucesso comercial: quase metade (46%) delas disse que estavam buscando zerar emissรตes para atender ร s demandas dos clientes e melhorar o gerenciamento de riscos em todas as suas cadeias de suprimentos.

O medo do escrutรญnio dos investidores foi outra das principais razรตes para o ‘greenhushing’  pela maioria das empresas de serviรงos ambientais, bem como pelo setor de petrรณleo e gรกs (51% e 57%, respectivamente).

As consequรชncias do greenhushing 

Embora o greenhushing tenha iniciado como uma forma de realizar, porรฉm nรฃo divulgar metas ambientais de propรณsito para evitar crรญticas, os ataques diretos de Donald Trump ร s polรญticas ambientais trazem outro significado com a prรกtica.

Em um ambiente econรดmico cada vez menos estimulado para expor boas prรกticas de preservaรงรฃo, multinacionais americanas podem simplesmente afrouxar ainda mais seus cuidados ambientais.

Este cenรกrio leva a falta de transparรชncia sobre as aรงรตes das empresas e, consequentemente, menor responsabilizaรงรฃo e cobranรงa da sociedade civil a respeito de irregularidades. 

Alรฉm disso, investidores terรฃo dificuldades em direcionar recursos para empresas verdadeiramente sustentรกveis โ€” fator que รฉ prรฉ-requisito de grupos de investimento voltados para a sustentabilidade.

As consequรชncias tambรฉm desequilibram economicamente a competiรงรฃo entre empresas, dado que aquelas que aplicam medidas de sustentabilidade podem arcar com custos maiores com as de concorrentes que nรฃo as tornam pรบblicas. 

Como Trump reeleito pode estimular o greenhushing 

Ainda na campanha de reeleiรงรฃo, Donald Trump criticou amplamente o mercado de tecnologia limpa e programas de sustentabilidade, contrariando tendรชncias globais de preservaรงรฃo e estimulando o greenhushing. 

Para o entรฃo candidato ร  presidรชncia dos EUA, pacotes de leis como a Inflation Reduction Act (IRA) โ€” um investimento de US$ 369 bilhรตes para reduรงรฃo das emissรตes de carbono nos EUA em atรฉ 40% em dez anos โ€” nรฃo passariam de “uma fraude verde”. 

Assinada por Joe Biden em agosto de 2022, a lei estimularia a produรงรฃo de energia limpa e a descarbonizaรงรฃo de empresas, bem como reduรงรฃo nos custos de remรฉdios e taxaรงรฃo proporcional de grandes fortunas.

Na corrida eleitoral, Trump tambรฉm prometeu cortes considerรกveis ร  agรชncias regulatรณrias climรกticas, como a Agรชncia de Proteรงรฃo Ambiental e o Departamento de Interior, responsรกvel pelas polรญticas ambientais americanas. O polรญtico tambรฉm prometeu flexibilizaรงรฃo nas requisiรงรตes para exploraรงรฃo de combustรญveis fรณsseis.

Para lรญderes da questรฃo climรกtica, a nova gestรฃo pode ameaรงar objetivos globais de conservaรงรฃo ambiental e transiรงรฃo energรฉtica. Christiana Figueres, ex-diretora da ONU sobre o clima, declarou apรณs a vitรณria do candidato:

“O resultado desta eleiรงรฃo pode ser visto como um golpe durรญssimo ร s aรงรตes globais contra a crise climรกtica. Mas isso nรฃo pode e nรฃo deve parar as mudanรงas para descarbonizar a economia e atingir os objetivos do acordo de Paris.”