Enquanto a Tesla sofre boicotes e queda de vendas em todo o mundo, o presidente Donald Trump decidiu, mais uma vez, transformar a Casa Branca em um palco para sua relaรงรฃo com o bilionรกrio dono da empresa: em uma cerimรดnia nesta terรงa-feira (11) que mais parecia um comercial disfarรงado de polรญtica, o presidente anunciou a intenรงรฃo de comprar de um automรณvel da marca, afirmando que o veรญculo simboliza “confianรงa em Elon Musk, um grande americano”. 

Contudo, a exibiรงรฃo de Trump como promotor da Tesla pode nรฃo ter o efeito desejado, pois os problemas se estendem para fora dos limites dos EUA. 

Donald Trump em um carro Tesla, marca do bilionรกrio Elon Musk
Donald Trump experimenta o Tesla, com Elon Musk no banco do carona. (Foto: Donald Trump Truth Social)

A fabricante de carros elรฉtricos, que no passado era sรญmbolo de modernidade e de sustentabilidade ambiental, enfrenta um boicote internacional crescente, impulsionado pela controvรฉrsia em torno de Musk e sua proximidade com a administraรงรฃo Trump.

Ajuda de Trump a Musk pode nรฃo resolver o problema da Tesla 

Na Europa, os resultados sรฃo dramรกticos: em paรญses como Espanha e Franรงa, as vendas despencaram 75% e 45%, respectivamente, nos primeiros meses de 2025.

E a situaรงรฃo financeira da Tesla nรฃo estรก melhor. As aรงรตes da empresa sofreram uma queda histรณrica de 15,4% na รบltima segunda-feira, marcando o pior desempenho diรกrio desde 2020.

Em menos de trรชs meses, o valor de mercado da Tesla derreteu mais de 50%, resultando em uma perda de aproximadamente US$ 800 bilhรตes em capitalizaรงรฃo.

Empresas americanas no alvo apรณs posse de Trump

Este boicote ร  Tesla รฉ parte de um movimento mais amplo contra empresas americanas. Marcas como Amazon, Target e McDonald’s estรฃo igualmente enfrentando a ira dos consumidores, que vรฃo desde questรตes relacionadas ร  diversidade atรฉ prรกticas trabalhistas e ambientais.

O boicote se consolidou como uma ferramenta poderosa para os consumidores, que nรฃo hesitam em usar seu poder de compra para pressionar por mudanรงas.

Os boicotes a empresas americanas se intensificaram em vรกrias partes da Europa, com destaque para os paรญses nรณrdicos. Na Suรฉcia, por exemplo, tem ganhado forรงa uma mobilizaรงรฃo popular que chama os consumidores a repensarem suas compras de marcas como Tesla, McDonald’s, Coca-Cola, Nike e Levi’s.

Esse movimento รฉ uma reaรงรฃo a algumas polรญticas dos Estados Unidos, como a interrupรงรฃo do apoio ร  Ucrรขnia e a imposiรงรฃo de tarifas sobre produtos europeus.

Nas redes sociais, grupos como “Bojkotta varor frรฅn USA” e “Boykot varer fra USA” estรฃo se tornando cada vez mais populares.

Jรก com dezenas de milhares de membros, esses grupos compartilham dicas sobre marcas alternativas e tentam minimizar a dependรชncia de produtos dos Estados Unidos. 

Em lugares como Dinamarca e Finlรขndia, hรก um crescente incentivo ao consumo de produtos europeus, como uma maneira de apoiar a economia local e diminuir a influรชncia das grandes corporaรงรตes dos EUA.

Tesla pode sofrer ainda mais, dizem analistas

No caso da Tesla, no entanto, o ataque รฉ mais direto, sinalizando um futuro preocupante para a jรณia da coroa de Elon Musk, tambรฉm dono do Twitter (que virou X), da SpaceX e da Starlink, divisรฃo de satรฉlites da companhia aeroespacial. 

Enquanto Trump e Musk tentam minimizar os danos, analistas alertam que a reputaรงรฃo da Tesla pode sofrer um golpe profundo. A imagem da marca, que jรก foi sinรดnimo de inovaรงรฃo e sustentabilidade, agora se vรช em uma luta difรญcil para reconquistar a confianรงa dos consumidores.