Enquanto a Tesla sofre boicotes e queda de vendas em todo o mundo, o presidente Donald Trump decidiu, mais uma vez, transformar a Casa Branca em um palco para sua relaรงรฃo com o bilionรกrio dono da empresa: em uma cerimรดnia nesta terรงa-feira (11) que mais parecia um comercial disfarรงado de polรญtica, o presidente anunciou a intenรงรฃo de comprar de um automรณvel da marca, afirmando que o veรญculo simboliza “confianรงa em Elon Musk, um grande americano”.
Contudo, a exibiรงรฃo de Trump como promotor da Tesla pode nรฃo ter o efeito desejado, pois os problemas se estendem para fora dos limites dos EUA.

A fabricante de carros elรฉtricos, que no passado era sรญmbolo de modernidade e de sustentabilidade ambiental, enfrenta um boicote internacional crescente, impulsionado pela controvรฉrsia em torno de Musk e sua proximidade com a administraรงรฃo Trump.
Ajuda de Trump a Musk pode nรฃo resolver o problema da Tesla
Na Europa, os resultados sรฃo dramรกticos: em paรญses como Espanha e Franรงa, as vendas despencaram 75% e 45%, respectivamente, nos primeiros meses de 2025.
E a situaรงรฃo financeira da Tesla nรฃo estรก melhor. As aรงรตes da empresa sofreram uma queda histรณrica de 15,4% na รบltima segunda-feira, marcando o pior desempenho diรกrio desde 2020.
Em menos de trรชs meses, o valor de mercado da Tesla derreteu mais de 50%, resultando em uma perda de aproximadamente US$ 800 bilhรตes em capitalizaรงรฃo.
Leia tambรฉm | Trump, polรญtica e os chefรตes das Big Techs: como Musk e Zuckerberg sรฃo vistos pelos americanos?
Empresas americanas no alvo apรณs posse de Trump
Este boicote ร Tesla รฉ parte de um movimento mais amplo contra empresas americanas. Marcas como Amazon, Target e McDonald’s estรฃo igualmente enfrentando a ira dos consumidores, que vรฃo desde questรตes relacionadas ร diversidade atรฉ prรกticas trabalhistas e ambientais.
O boicote se consolidou como uma ferramenta poderosa para os consumidores, que nรฃo hesitam em usar seu poder de compra para pressionar por mudanรงas.
Os boicotes a empresas americanas se intensificaram em vรกrias partes da Europa, com destaque para os paรญses nรณrdicos. Na Suรฉcia, por exemplo, tem ganhado forรงa uma mobilizaรงรฃo popular que chama os consumidores a repensarem suas compras de marcas como Tesla, McDonald’s, Coca-Cola, Nike e Levi’s.
Esse movimento รฉ uma reaรงรฃo a algumas polรญticas dos Estados Unidos, como a interrupรงรฃo do apoio ร Ucrรขnia e a imposiรงรฃo de tarifas sobre produtos europeus.
Nas redes sociais, grupos como “Bojkotta varor frรฅn USA” e “Boykot varer fra USA” estรฃo se tornando cada vez mais populares.
Jรก com dezenas de milhares de membros, esses grupos compartilham dicas sobre marcas alternativas e tentam minimizar a dependรชncia de produtos dos Estados Unidos.
Em lugares como Dinamarca e Finlรขndia, hรก um crescente incentivo ao consumo de produtos europeus, como uma maneira de apoiar a economia local e diminuir a influรชncia das grandes corporaรงรตes dos EUA.
Leia tambรฉm | Como a aproximaรงรฃo de Musk com a extrema direita pode estar ‘energizando’ o negacionismo climรกtico transatlรขntico
Tesla pode sofrer ainda mais, dizem analistas
No caso da Tesla, no entanto, o ataque รฉ mais direto, sinalizando um futuro preocupante para a jรณia da coroa de Elon Musk, tambรฉm dono do Twitter (que virou X), da SpaceX e da Starlink, divisรฃo de satรฉlites da companhia aeroespacial.
Enquanto Trump e Musk tentam minimizar os danos, analistas alertam que a reputaรงรฃo da Tesla pode sofrer um golpe profundo. A imagem da marca, que jรก foi sinรดnimo de inovaรงรฃo e sustentabilidade, agora se vรช em uma luta difรญcil para reconquistar a confianรงa dos consumidores.
Leia tambรฉm | Twitter / X sofre falhas tรฉcnicas em escala global: mais um contratempo para as empresas de Elon Musk