Começa nesta quinta-feira (27) o 26º Simpósio Internacional de Jornalismo Online (ISOJ) do Centro Knight para o Jornalismo nas Américas, reunindo mais de 60 jornalistas, acadêmicos e representantes de organizações públicas e privadas de 19 países para debater temas como o uso de inteligência artificial nas redações, a confiança nas notícias, as ameaças à liberdade de imprensa, o financiamento da mídia e o jornalismo nos EUA sob Donald Trump.
O evento anual é realizado de forma presencial na Universidade do Texas, em Austin, com transmissão simultânea pelo YouTube. As conferências serão realizadas em inglês e em espanhol, nos dias 27 e 28 de março.
A programação inclui representantes de organizações como Associated Press, Washington Post, New York Times, Los Angeles Times, Stanford University, American Press Institute, ProPublica, Nieman Foundation, The Atlantic e do próprio Centro Knight, dirigido pelo brasileiro Rosental Alves, que fará a abertura do ISOJ 2025.
Programação do simpósio de jornalismo
Confira os destaques da programação.
27 de março
O primeiro dia do Simpósio Internacional de Jornalismo Online do Knight Center abordará questões como o financiamento do jornalismo; a reconstrução da confiança na mídia; o impacto da Inteligência Artificial nas redações; o papel do fact-checking contra a desinformação; os desafios globais ao jornalismo e a sátira política na era digital, debatidas por profissionais com expertises diversas:
- Rosental Calmon Alves, fundador e diretor do ISOJ/Knight Center.
- Jim Brady, vice-presidente de jornalismo da Knight Foundation.
- Dale R. Anglin, diretor da Press Forward.
- Sarabeth Berman, CEO do American Journalism Project (AJP).
- Michael Bolden, CEO e diretor-executivo do American Press Institute (API).
- Sally Lehrman, fundadora e CEO do The Trust Project.
- Versha Sharma, editora-chefe da Teen Vogue.
- Glenn Kessler, editor e principal redator do The Fact Checker, Washington Post.
- Dawn Garcia, diretora do JSK Journalism Fellowship at Stanford University.
28 de março
As discussões no segundo dia do encontro se concentrarão nos ataques à democracia e à liberdade de imprensa em escala global, com ênfase nas dificuldades enfrentadas por jornalistas em países onde a democracia está em declínio.
Além disso, o simpósio explorará os desafios de cobrir a segunda administração do presidente dos EUA, Donald Trump, incluindo as mudanças na relação entre o governo e a imprensa.
Outros tópicos relevantes incluem a redefinição do conceito de “jornalista” e “jornalismo” na era dos influenciadores; estratégias para evitar a evasão de notícias e o burnout e o impacto da mídia sintética no jornalismo.
Acadêmicos e jornalistas em atividade em grandes veículos internacionais participarão como palestrantes ou debatedores:
- Ann Marie Lipinski, curadora da Nieman Foundation for Journalism at Harvard University.
- Katherine Maher, presidente e CEO da National Public Radio (NPR).
- Terry Tang, editora executiva do Los Angeles Times.
- Michael C. Bender, correspondente político do The New York Times.
- Eugene Daniels, presidente da White House Correspondents’ Association e correspondente principal da Playbook e da Casa Branca no Politico.
- Ashley Parker, jornalista do The Atlantic.
- Amy Mitchell, diretora-executiva do Center for News, Technology & Innovation (CNTI).
- Oliver Darcy, fundador do Status.
- Craig Silverman, repórter do ProPublica.
Julia Pace, editora-executiva da Associated Press, fará uma participação especial durante o almoço do ISOJ, em conversa com Evan Smith, um dos fundadores do jornal Texas Tribune.
Inscrições para o simpósio de jornalismo
A programação completa com os painéis e workshops e o formulário de inscrições estão no site do ISOJ.
Leia também | Como a suspensão de ajuda internacional dos EUA está fortalecendo a ofensiva contra a imprensa na América Latina