Londres – Em um passado não muito distante, muitos veículos de imprensa estariam aproveitando este dia 1º de abril para veicular os famosos trotes do Dia da Mentira – e tentando reproduzir o efeito de algumas que se tornaram históricas pela criatividade ou pela superprodução, caso do lendário vídeo da BBC mostrando uma “árvore de espaguete”.

Essas brincadeiras criativas, dando vida a histórias absurdas e fictícias, já foram uma maneira divertida de surpreender o público. Contudo, na era das fake news essa tradição perdeu força, pois pode gerar confusão e impactar a credibilidade da imprensa. 

Ainda assim, a prática é mantida por alguns veículos. Em 2024, por exemplo, a âncora Charlotte Hawkins, do programa Good Morning Britain da ITV britânica, foi vítima de uma pegadinha elaborada pelos colegas.

Durante uma transmissão ao vivo, ela foi levada a acreditar que havia danificado um colar de pérolas que supostamente pertenceu a Marilyn Monroe e valia cerca de 700 mil libras. A peça se desfez enquanto ela a experimentava ao vivo, causando pânico.

Ãncora britânica Charlotte Hawkins, da ITV, cai em trote de primeiro de abril
Charlotte Hawkins, âncora do Good Morning Britain, assustada com a queda das pérolas do colar que valeria mais de 700 mil libras (reprodução ITV)

Pouco depois, foi revelado que tudo não passava de uma brincadeira de 1º de abril.

A origem do Dia da Mentira e os trotes de 1º de abril 

Segundo historiadores, origem do Dia da Mentira remonta ao século XVI, quando a França adotou o calendário gregoriano, deslocando o Ano Novo para 1º de janeiro.

Os que continuaram a comemorar no final de março passaram a ser alvo de brincadeiras e trotes, chamados de “bobos’ (por isso o nome de April’s Fool’s Day), dando início ao que hoje conhecemos como o Dia da Mentira.

Ao longo da história, algumas pegadinhas de imprensa se tornaram icônicas, especialmente em tempos pré-internet, quando identificar os trotes era mais complicado ou levava mais tempo. 

Relembre célebres trotes de 1º de abril na imprensa

Árvore de Espaguete da BBC (1957)

No trote de 1º de abril considerado por muitos o mais perfeito da história da imprensa, BBC exibiu um vídeo convincente de agricultores suíços colhendo espaguete de árvores em seu respeitado programa Panorama.

Mulher colhendo espaguete em árvore, trote do dia da mentira em 1º de abril de 1957 na BBC
Mulher colhendo espaguete em árvore, trote do dia da mentira em 1º de abril de 1957 na BBC (reprodução)

O filme mostrava que graças a um inverno muito ameno e à eliminação do temido gorgulho (uma tipo de praga que afeta grãos) do espaguete, os agricultores suíços em uma região próxima à Itália estavam desfrutando de uma safra abundante de massa.

Ao som de música italiana, a reportagem mostrava imagens de camponeses suíços puxando fios de espaguete das árvores, secando os fios ao sol e no final uma cerimônia típica em que a massa colhida de manhã é servida com pompa em um restaurante.

A pegadinha foi tão bem elaborada que gerou ligações de espectadores pedindo dicas sobre como cultivar suas próprias árvores de espaguete.

The Guardian: As Ilhas San Serriffe

1º de abril de 1977: O jornal britânico The Guardian publicou um suplemento especial de sete páginas dedicado a San Serriffe, uma pequena república que seria formada por ilhas em forma de ponto e vírgula localizadas no Oceano Índico.

Uma série de artigos descreveu afetuosamente a geografia e a cultura desta nação obscura. Suas duas ilhas principais foram chamadas de Upper Caisse e Lower Caisse, um trocadilho com as palavras uppercase e lowercase (letras maiúsculas e minúsculas, ou caixa alta e baixa).

A capital era Bodoni (uma tipologia de letra gráfica), e seu líder era o general Paica (escala de medida usada em diagramação de jornais na era pré-digital). O nome San Serfiffe remetia às letras sem serifas.

Dia da Mentira pegadinha de primeiro de abril do jornal The Guardian Reino Unido

Ainda assim, os telefones do Guardian tocaram o dia todo com leitores buscando mais informações sobre o idílico local de férias. Apenas alguns notaram que tudo sobre a ilha fazia referência a jargões do jornalismo.

O sucesso desse trote é amplamente creditado como o lançamento do entusiasmo por mentiras de 1º de abril que tomou conta dos tabloides britânicos nas décadas seguintes.

TV em cores com meia de nylon (1962)

Na Suécia, a emissora pública SVT afirmou que era possível transformar TVs preto e branco em TVs coloridas ao colocar uma meia de nylon sobre a tela.

Muitos acreditaram na farsa ao assistirem ao vídeo em que a explicação é dada com direito a gráficos demonstrando o mecanismo científico do processo. 

NPG trouxe Nixon de volta depois de Watergate  

Primeiro de abril de 1992: O programa Talk of the Nation da National Public Radio, emissora pública dos EUA, revelou que Richard Nixon, em um movimento surpresa, estava concorrendo à presidência novamente.

Divulgação / Hoax Museum

Nixon tinha renunciado em 1974, depois do escândalo de Watergate, que abalou a política americana. Seu novo slogan de campanha era: “Não fiz nada de errado e não farei de novo”. Foi uma superprodução, com direito a clipes de áudio de Nixon fazendo seu discurso de candidatura.

Os ouvintes responderam revoltados, com telefonemas expressando choque e indignação. Somente durante a segunda metade do programa o apresentador John Hockenberry revelou que o anúncio era uma brincadeira. A voz de Nixon tinha sido imitada pelo comediante Rich Little – antes do advento dos vídeos deepfake. 

Iceberg em Sydney (1978)

Um empresário australiano alegou ter rebocado um iceberg da Antártida para Sydney como fonte de água potável – e enganou a mídia local. A surpresa foi revelada quando chuva lavou o “iceberg” feito de espuma e plástico.

Iceberg chega a Sydney, trote de primeiro de abril na Austrália

Big Ben digital (1980)

Anos depois do espaguete, a BBC emplacou outra pegadinha histórica, anunciando no Dia da Mentira que o icônico relógio Big Ben seria modernizado para exibir números digitais. A reação pública foi de indignação.

O monumento modernizado não diria apenas a hora –, mas também emitiria um boletim de notícias de cinco minutos todas as noites. Além disso, o som icônico do sino seria substituído por bipes.

Enquanto alguns ouvintes perceberam que era um trote de primeiro de Abril, outros expressaram sua indignação. Um porta-voz da BBC lamentou o resultado ‘Surpreendentemente, poucas pessoas acharam engraçado.’

Taco Bell e o Liberty Bell (1996)

A rede Taco Bell afirmou em um anúncio que havia comprado o histórico Liberty Bell para ajudar a reduzir a dívida nacional americana. A notícia causou protestos até que foi desmentida como brincadeira.

Anúncio falso da rede Taco Bell em pegadinha histórica do Dia da Mentira

O caso “Boimate” no Brasil: quando a Veja caiu no Dia da Mentira

No Brasil, uma das pegadinhas históricas da imprensa foi a do “Boimate”. Mas a revista Veja, que a protagonizou, foi a vítima e não a autora do trote. 

Em 1983, a revista britânica New Scientist publicou, como um trote de 1º de abril, que cientistas haviam criado um híbrido de boi com tomate.

Pegadinha do dia da mentira na New Scientist, apresentando o falso 'Boimate'

A Veja republicou a história como verdadeira na edição da semana seguinte, entusiasmada com a maravilha da engenharia genética. A matéria deve direito a um detalhado infográfico sobre a produção da novidade. 

Matéria sobre o falso Boimate na Veja, brincadeira de primeiro de abril

Como não havia edição digital na época, o engano só foi desfeito na edição impressa da semana seguinte. 

Nota correção Veja matéria Boimate trote de primeiro de abril

 

Primeiro de abril continua enganando a mídia

A Veja não foi a única a cair em um trote de primeiro de abril – e os mais bem feitos conseguem enganar muita gente. 

Em 2021, a Volkswagen foi criticada por sua brincadeira que levou boa parte da mídia global a embarcar em um primeiro de abril bem contado.

O nome da marca mudaria para Voltswagen, em referência ao foco em carros elétricos. Só que a piada não teve muita graça para muitos veículos de imprensa que publicaram a notícia e depois se revoltaram por ter sido divulgada pela assessoria de imprensa da empresa.