No ranking anual feito pela consultoria britânica Brand Finance e apresentado na manhã de hoje em Londres, a marca do clube espanhol foi avaliada em 1,7 bilhões de euros (R$ 10,2 bilhões). Nenhum clube brasileiro está entre as 50 mais valorizadas do mundo, embora o país seja o mais bem avaliado como líder esportivo no ranking de soft power.
O Flamengo manteve-se na liderança no Brasil em valor e força da marca, apesar de uma pequena queda em relação ao ano passado, com sua marca avaliada agora em US$ 99,9 milhões (R$ 600 milhões). Palmeiras e São Paulo aparecem em seguida, com avanço em comparação a 2023, valendo respectivamente US$ 85,1 milhões (R$ 510 milhões) e US$ 55,67 milhões (R$ 335 milhões).
Como são calculadas as marcas mais valiosas do futebol
O valor de marca é entendido como o benefício econômico líquido que o proprietário da marca obteria ao licenciá-la no mercado aberto. A força de marca é a eficácia do desempenho da marca em métricas intangíveis em relação aos seus concorrentes.
O valor combinado das 50 marcas de clubes de futebol mais valiosas do mundo subiu para € 21,9 bilhões (aproximadamente R$ 118,3 bilhões) em 2025, de acordo com a Brand Finance.
Veja as 10 principais marcas do futebol global em valor e força.
O predomínio inglês é visível nos dois rankings. Entre as 10 marcas mais valiosas, seis são inglesas, duas espanholas, uma francesa e outra alemã. Já entre as 10 mais fortes, cinco são inglesas, duas espanholas, duas alemãs e uma é francesa.
Neste último, o inglês Tottenham saiu para dar lugar ao alemão Borussia Dortmund.
O líder Real Madrid registrou aumento de 14% no valor de marca, chegando a € 1,9 bilhão (em torno de R$ 10,3 bilhões), enquanto o Barcelona cresceu 11%, alcançando € 1,7 bilhão (cerca de R$ 9,2 bilhões).
Tanto o Real Madrid como o Barcelona receberam classificação máxima de força de marca (AAA+) e lideram também em valor empresarial: € 6 bilhões (R$ 32,4 bilhões) e € 4,4 bilhões (R$ 23,8 bilhões), respectivamente.
Juntos, os dois clubes respondem por 70% do valor total de marca da LALIGA, evidenciando uma forte concentração em torno das duas marcas espanholas de elite no futebol espanhol.
Outros destaques do relatório das marcas mais valiosas do futebol
- A Premier League é a liga de futebol mais valiosa do mundo, com os valores combinados de suas dez principais marcas atingindo mais de € 8 bilhões (cerca de R$ 43,2 bilhões)
- Os torcedores da Premier League no Reino Unido estão entre os mais engajados, com 90% assistindo a partidas na TV, 51% comprando mercadorias e 56% fazendo apostas relacionadas à competição
- O Manchester City FC caiu para a terceira colocação entre as marcas mais valiosas em 2025, com o valor de sua marca caindo 11% para € 1,4 bilhão (aproximadamente R$ 7,6 bilhões)
- O Paris Saint-Germain (PSG) está agora entre os cinco primeiros do mundo, após um aumento no valor da marca de 13% para € 1,4 bilhão (R$ 7,6 bilhões)
- O FC Bayern de Munique é a marca de clubes de futebol mais valiosa da Alemanha e ocupa o 6º lugar globalmente, com o valor de sua marca subindo 1% para € 1,3 bilhão — cerca de R$ 7 bilhões
- Sete marcas de clubes de futebol alcançam a classificação de elite da marca AAA+, incluindo quatro da Premier League
- Manchester United e Bayern de Munique têm o maior número de seguidores de fãs internacionais, de acordo com pesquisas globais

Apesar dos números grandiosos, Hugo Hensley, líder de Esportes da Brand Finance, observou que nem todos estão na mesma maré.
“A pesquisa da Brand Finance revela um desequilíbrio crescente no esporte, pois, fora da Premier League, o valor de marca está cada vez mais concentrado em um pequeno grupo de clubes de elite. Marca não é mais um subproduto do desempenho, mas agora um fator determinante do sucesso.”
Valor de marca dos clubes brasileiros cresce 9%
O ranking da Brand Finance aponta crescimento de 9% no valor total das marcas dos clubes brasileiros entre 2024 e 2025, com resultados heterogêneos entre os principais times.
A exposição internacional do Flamengo foi ampliada pela participação na Copa do Mundo de Clubes da FIFA (Federação Internacional de Futebol), incluindo a vitória sobre o campeão Chelsea.
O Palmeiras teve queda de 12% em seu valor de marca, que caiu para US$ 74,9 milhões.
O Fluminense manteve estabilidade em US$ 30,6 milhões. Já o Botafogo registrou salto expressivo de 96%, alcançando US$ 24,5 milhões.
SAF impulsiona valor de marca de Botafogo e Cruzeiro
Botafogo e Cruzeiro entraram no Top 10 das marcas de clubes mais valiosas do Brasil. O avanço é associado a investimentos estratégicos viabilizados pelas SAFs (Sociedades Anônimas de Futebol) que os controlam e à ampliação do potencial de mercado.
O Cruzeiro teve aumento de 28% no valor de marca, chegando a US$ 17,4 milhões, segundo a consultoria.
Desempenho esportivo, recuperação de relevância nacional e internacional e fortalecimento do engajamento das torcidas contribuíram para consolidar as marcas dos dois times.
Marca como ativo econômico do futebol
“O futebol possui uma importância cultural e social incomparável no Brasil, representando não apenas uma paixão nacional, mas também um poderoso ativo econômico e de marca”, afirmou Eduardo Chaves, diretor-geral da Brand Finance Brasil.
“A gestão eficaz da marca é fundamental para o sucesso de um clube, aumentando receitas por meio de patrocínios, merchandising e engajamento dos torcedores”, completou.
Leia também | Soft Power 2025: EUA lideram ranking de influência global, China desbanca Reino Unido e Brasil estaciona em 31º