Em resumo
- Fabricante alemã de elevador usado no roubo do Louvre usou foto do crime em propaganda.
- Com humor, marca afirma que produto é útil para “quando as coisas têm que ser rápidas”.
A Böcker, empresa alemã que fabrica o elevador de carga usado no roubo no Louvre, fez uma propaganda usando a imagem do crime. Anúncio fez sucesso nas redes sociais.
A fabricante alemã da escada móvel usada no roubo no Louvre aproveitou o momento de atenção para usar o humor e fazer propaganda do seu produto.
Nas redes sociais, a Böcker Maschinenwerke GmbH publicou uma imagem do caminhão estacionado em frente ao Louvre. Na parte de baixo da foto há uma faixa laranja com o slogan:
“Se você estiver com pressa”.
Abaixo do slogan, lê-se ainda uma descrição do produto que também faz referência ao roubo, dizendo que o equipamento carrega “seus tesouros” rápida e silenciosamente.
O post original viralizou e tem mais de 47 mil curtidas no Instagram. O sucesso foi tanto que a Böcker fez nesta sexta-feira (24) uma nova versão do anúncio, agora em inglês. A ideia foi notícia em todo o mundo.
A Böcker é uma empresa familiar com sede em Werne, na Alemanha. O elevador usado é do modelo Böcker Agilo.
Ideias de propaganda vieram assim que fotos apareceram
Ao jornal alemão Frankfurter Allgemeine, o dono e diretor administrativo da empresa, Alexander Böcker, disse que reconheceu que a escada móvel tinha sido fabricada por eles porque os trilhos são únicos.
Ele também diz que identificou o nome da empresa na parte de baixo do equipamento.
“Que surpresa, principalmente quando se trata de uma empresa familiar de médio porte associada a um evento tão global!”
Alexander contou que assim que eles reconheceram a escada móvel e tiveram certeza de que não havia ninguém ferido no roubo no Louvre, começaram a surgir ideias de como usar aquela situação como propaganda.
Ele relata que pensou em algumas opções menos sutis, como “ele se paga em sete minutos”. Porém, não seguiram essa linha porque, segundo o dono da empresa, não querem atrair este tipo de consumidor.
A esposa de Alexander e chefe de marketing da empresa, Julia Scharwatz, teve a ideia final e eles agiram rápido para adquirir os direitos de imagem e publicar a propaganda na segunda-feira (20).
O diretor da empresa afirma que eles não tiveram medo de ser mal interpretados:
“Eu acho que a maioria das pessoas vai entender o humor”.
Ele relata que recebeu apenas poucos comentários negativos vindos de franceses.
Leia também | O novo tabaco? Como a propaganda de combustíveis fósseis está sendo banida em cidades do mundo
Relembre o caso
No último domingo (19), ladrões invadiram o Museu do Louvre, em Paris, e roubaram jóias da coroa francesa que especialistas classificam como “de valor inestimável”.
Na ação, eles estacionaram um caminhão do lado de fora do museu e usaram a escada móvel elevada de forma mecânica para acessar uma sala no piso superior. Eles quebraram a janela, roubaram as peças e escaparam.
O processo todo durou cerca de 7 minutos e eles fugiram de moto. Ontem, imagens dos criminosos descendo pelo mesma escada móvel que usaram para acessar a sala foram divulgadas.
Leia também | Meta vai oferecer recurso para criação de anúncios com IA direto a marcas e pode transformar mercado publicitário

