A Fundação Nieman, da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, abriu as inscrições para as bolsas de jornalismo para o ano letivo 2026-2027.
O programa, um dos mais antigos e prestigiados do mundo, oferece bolsas de US$ 85 mil para um período de nove meses, para cobrir custos de permanência nos EUA durante o período de duração dos estudos.
Selecionados também receberão um auxílio financeiro extra para seguro saúde e cuidados infantis.
Serão escolhidos um total de 24 jornalistas, sendo 12 americanos e 12 estrangeiros.
Os candidatos internacionais podem se inscrever até o dia 1º de dezembro. Já os que trabalham nos EUA têm até o dia 31 de janeiro para se candidatar.
Como é o programa
O fellowship da Fundação Nieman acontece durante um ano acadêmico – que nos Estados Unidos começa em agosto – na Universidade de Harvard, em Cambridge, Massachusetts.
Os jornalistas selecionados estudam um assunto específico dentro do jornalismo. É possível também assistir aulas no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e na Universidade Tufts.
Os fellows também ainda a oportunidade de participar de seminários, workshops e conferências, com o objetivo de fortalecer habilidades profissionais e de liderança, além da parte acadêmica.
As bolsas da fundação existem desde 1938 e já contemplaram mais de 1700 jornalistas de diversos países.
Como é a seleção
A seleção para a bolsa da Fundação Nieman é feita em dois estágios. Primeiro, candidatos devem enviar sua inscrição, com duas redações, uma proposta de estudo, um perfil profissional, exemplos do trabalho e três cartas de recomendação.
Selecionados na primeira fase serão avisados em abril e passarão por uma entrevista online. Os escolhidos receberão a oferta em maio.
Saiba mais sobre o programa e o processo de seleção aqui.
Leia também | Curso gratuito do Knight Center prepara jornalistas e comunicadores para a cobertura da COP30

 

 
                




 
 
 
 
 
