No mês em que o New York Times adquiriu o site The Athletic e o game Wordle, batendo a meta de 10 milhões de assinantes três anos antes do previsto, outra grande operação, entre a Univision e a Televisa, movimentou a indústria de mídia global em língua espanhola.
As duas empresas concluíram uma fusão para criar a TelevisaUnivision, um negócio estimado em US$ 4,8 bilhões, que nasce como a principal organização de mídia e conteúdo em espanhol do mundo.
O próximo passo é o lançamento de um novo serviço de streaming para fazer frente ao protagonismo dos gigantes do mercado: Netflix, Amazon Prime Video e Disney+.
Fusão já impacta receita publicitária
A nova empresa atinge mais de 100 milhões de espectadores que consomem conteúdo em espanhol em televisão, streaming e áudio diariamente. Apenas em TV, responde por 60% da audiência no idioma nos EUA e no México.
A transação entre a Televisa e a Univision reúne conteúdo e propriedade intelectual nos dois maiores mercados de língua espanhola do mundo.
Em meados de janeiro, a TelevisaUnivision recebeu a aprovação regulatória que autoriza a fusão e a empresa novata se prepara para movimentar o mercado audiovisual latino-americano.
A TelevisaUnivision nasce gigante, pois combina os quatro canais de transmissão da Televisa; 27 canais de TV paga; o estúdio de cinema Videocine; o serviço de vídeo sob demanda por assinatura Blim TV e a marca Televisa com os ativos da Univision nos EUA.
Esses, por sua vez, incluem as redes de transmissão Univision e UniMás; nove redes a cabo em espanhol; 59 estações de televisão e 57 estações de rádio nos principais mercados hispânicos dos EUA e a plataforma on demand PrendeTV AVOD.
A nova empresa também estreia com a maior biblioteca de conteúdo e propriedade intelectual em espanhol do mundo, em um cenário que tem o potencial de manter posições de liderança tanto no México quanto nos EUA.
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Mesmo antes de concluída, a fusão começou a render frutos desde que foi anunciada, em abril de 2021. Televisa e Univision tiveram crescimento acima da receita de publicidade no mercado.
Nos primeiros nove meses de 2021, a receita publicitária da Univision aumentou 32,6%, retornando de forma expressiva aos níveis pré-pandemia.
Já a receita de publicidade da Televisa para o mesmo período cresceu 24% em comparação ao ano anterior.
Audiência da Televisa e da Univision
Os números de audiência das empresas que se fundiram são expressivos.
As redes de televisão da Univision (Univision, UniMás, Galavisión e TUDN) respondem por 62% da audiência no horário nobre da televisão em espanhol nos EUA entre adultos de 18 a 49 anos, acima dos 58% em relação a 2020.
O desempenho de conteúdo e a audiência da Televisa no México também são significativos.
Os 20 principais programas da televisão aberta no México foram produzidos e transmitidos pela Televisa.
Em 2021, os três programas mais populares da Televisa tiveram audiências entre 63% e 73% maiores do que o programa mais bem avaliado de seu concorrente mais próximo.
Em dias de semana, a audiência da Televisa foi 91% superior à da segunda maior emissora mexicana, enquanto os números de audiência de sua principal rede, Las Estrellas, foram 154% superiores aos de seu concorrente mais próximo.
“O fechamento de nossa transação marca um momento histórico para nossa empresa e nossa indústria”, disse Wade Davis, CEO da TelevisaUnivision.
“Estamos combinando duas empresas líderes de mercado que têm uma história rica e compartilhada e um incrível portfólio de ativos. Essa combinação criará um negócio sem comparação no cenário global da mídia”.
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Projetos de streaming nos planos da Televisa e Univision
A criação da TelevisaUnivision veio com a promessa de duas novas plataformas de streaming: uma gratuita, com anúncios, e outra por assinatura.
A versão paga, que ainda não teve o nome definido, é a aposta da empresa para se firmar num mercado dominado por gigantes norte-americanas. O lançamento deve acontecer ainda em 2022.
O streaming premium da TelevisaUnivision terá a maior oferta de conteúdo original em espanhol nos EUA e na América Latina, incluindo filmes, séries, novelas, documentários, game shows, reality shows, programas de variedades, eventos musicais e culturais, programas infantis e educacionais, esportes, além de uma programação de notícias.
“A combinação de ativos de conteúdo da Televisa e da Univision, as duas principais empresas de mídia dos dois maiores mercados de língua espanhola do mundo, criou uma empresa com um tremendo potencial”, avaliou Alfonso de Angoitia, presidente executivo do Conselho de Administração da TelevisaUnivision.
A proposta da fusão e criação de novo streaming é usar e abusar do vasto acervo da mexicana Televisa, juntamente com novos conteúdos originais em espanhol.
Segundo a empresa, este será o primeiro serviço de streaming de grande escala do mundo desenvolvido especificamente para o público de língua espanhola.
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TelevisaUnivision já tem desafios
A plataforma on demand da TelevisaUnivision visa angariar boa porcentagem dos 538 milhões falantes de espanhol existentes em todo o mundo, além de se tornar a favorita dos nativos e fluentes de origem hispânica.
Mas a produção exclusiva de conteúdos na língua, que é a quarta mais falada no planeta, já está no radar dos principais streamings.
Além dos grandes, como a Netflix e Prime Video, que já investem pesado em conteúdo exclusivo em espanhol, a Univision também enfrenta a concorrência da rival Telemundo.
Segundo o Los Angeles Times, a Telemundo planeja iniciar um hub ainda este ano no Peacock, o serviço de streaming operado por sua irmã corporativa NBCUniversal, e terá a transmissão da Copa do Mundo em espanhol.
Ambos são de propriedade da Comcast Corp.
Enquanto isso, os investidores ficaram cautelosos com o futuro do streaming depois que a Netflix disse neste mês que seu crescimento de assinantes estava desacelerando.
Apesar desses desafios, o CEO da nova TelevisaUnivision, Wade Davis, afirmou ao jornal dos EUA que a Univision, que é de capital fechado, tem duas vantagens:
“Com os ativos da Televisa, a Univision passa a contar com uma grande biblioteca de programação em espanhol e mais conteúdo para promover seu serviço de streaming, ampliando a vantagem contra os atuais e futuros concorrentes.”
CNN+ também promete agitar mercado
O mercado de streaming não ficará atento somente à chegada da nova plataforma da TelevisaUnivision. A CNN também prepara o lançamento de seu próprio projeto on demand: O CNN+.
O canal de streaming por assinatura previsto para operar a partir do primeiro trimestre de 2022, mostrou poder de fogo em 2021 ao abrir mais de 200 vagas de emprego anunciadas nos EUA.
A previsão da empresa é de contratar 450 novos funcionários para a operação, considerada a maior desde a inauguração da CNN em 1980.
Além de driblar questões contratuais que a CNN “mãe” tem com operadoras de TV a cabo, a nova plataforma deve propor uma forma inovadora de interação entre a audiência e autoridades, artistas ou quem quer que seja notícia, seguindo um modelo testado pela emissora em coberturas nos EUA.
Inicialmente, o CNN+ vai entrar no ar nos EUA, para depois expandir globalmente. A plataforma não terá um aplicativo próprio, vai rodar dentro do app da CNN.
A expectativa da alta cúpula da emissora é de que o canal online transmita cerca de 8 a 12 horas de produção original diariamente, com o cuidado de não “canibalizar” a audiência do canal-mãe.
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