O apito do juiz abrindo a partida entre Catar e Equador neste domingo (20) foi o início do que os números comprovam ser o maior evento esportivo do mundo, superando com ampla margem a audiência das Olimpíadas e do Super Bowl.
A FIFA espera ampliar ainda mais essa margem, prevendo que 5 bilhões de espectadores únicos assistam à Copa do Catar, superando o recorde de 3,5 bilhões da edição da Rússia, que foi transmitida ao vivo em 2018 para todos os territórios do planeta.
O instituto de pesquisas Statista fez uma análise sobre os números, mostrando que a ambição não é descabida: há quatro anos, a audiência média de TV ao vivo das partidas da Copa da Rússia foi de 191 milhões. Essa marca supera em quase 30% o número de espectadores que acompanharam em 2022 o Super Bowl, o segundo evento esportivo global mais assistido.
Copa do Mundo x Super Bowl
Tomar o Super Bowl como comparação revela a extraordinária escala do apelo global da Copa do Mundo, demonstra Felix Richter, especialista em jornalismo de dados do Statista.
A média de 191 milhões em cada jogo da Copa da Rússia é significativamente maior do que a audiência global de TV do Super Bowl de 2022.
Estima-se que o Super Bowl deste ano tenha tido uma audiência total de 150 milhões espectadores, considerando 99,2 milhões nos EUA e de 30 a 50 milhões no resto do mundo.
Richter reforça que essa comparação leva em conta apenas a média registrada em cada uma das 64 partidas disputadas na Rússia.
Se for considerada apenas a final, disputada entre França e Croácia, o público médio de TV foi de 517 milhões de pessoas, mais de três vezes a audiência do Super Bowl.
Audiência da Copa do Catar x Olimpíadas
Olhando para o alcance geral da Copa do Mundo da FIFA, Richter mostra que evento máximo do futebol dá um banho também nas Olimpíadas, seja de Verão ou de Inverno.
Em 2018, estima-se que 3,56 bilhões de pessoas tenham assistido pelo menos um minuto de cobertura da Copa do Mundo da Rússia, na TV linear ou em canais digitais.
Isso representa 17% a mais do que a audiência total das últimas Olimpíadas de Verão, disputadas em Tóquio em 2020, que atraiu uma audiência de 3,05 bilhões.
A comparação com as últimas Olimpíadas de Inverno, disputadas em Pequim em 2022, é ainda mais esmagadora. Os números do evento da Rússia são quase 80% maiores do que a audiência de 2,01 bilhões de Pequim.
Richter ressalta que a Copa do Brasil 2014 e a da África do Sul 2010 não ficaram muito atrás dos números da Rússia, demonstrando que o futebol firmou-se como um jogo global, seguido em todo o mundo como nenhum outro esporte.
Resta saber se a controversa decisão de realizar a Copa no Catar afetará o alcance do evento, com o peso das questões políticas e de direitos humanos.
Ou se a força do futebol será evidenciada mais uma vez, estabelecendo um novo recorde absoluto na audiência do esporte global, independentemente do palco da competição.
Leia também | Brasileiro é escolhido Fotógrafo de Esportes do Ano em concurso global com série sobre esportes radicais