Londres – A ideia parecia tĂŁo criativa que o prĂłprio CEO da Apple, Tim Cook, postou em sua conta no Twitter/X o novo anĂșncio do finĂssimo e poderosĂssimo iPad esmagando objetos ligados Ă produção cultural – mas nem os artistas nem os internautas gostaram, dando origem a uma sĂ©rie de crĂticas e memes atĂ© que a empresa foi obrigada a se desculpar.
O ator britĂąnico Hugh Grant cunhou em sua conta no Twitter / X a frase que foi mais associada Ă revolta com a campanha nas redes sociais e na imprensa: “A destruição da experiĂȘncia humana. Cortesia do Vale do SilĂcio”.
Na postagem em que apresentou o vĂdeo, Cook pede que se imagine tudo o que o novo iPad poderĂĄ ser usado para criar, mas memes contra prĂłpria Apple provavelmente nĂŁo estavam na sua lista.
Meet the new iPad Pro: the thinnest product weâve ever created, the most advanced display weâve ever produced, with the incredible power of the M4 chip. Just imagine all the things itâll be used to create. pic.twitter.com/6PeGXNoKgG
— Tim Cook (@tim_cook) May 7, 2024
Alguns foram bem criativos, e nĂŁo se sabe se os autores usaram o iPad como instrumento.
Um dos mais populares, compartilhado milhares de vezes em diversas contas e diferentes apresentaçÔes no Twitter/X, Ă© uma inversĂŁo do filme oficial, começando com a cena final mostrando o iPad e em seguida exibindo a “reconstrução” dos objetos destruĂdos pela prensa.
O ator, escritor e produtor Reza Sixo Safai publicou uma versĂŁo deste vĂdeo ao som da canção “I Got You Babe”, dos mesmos autores da trilha do anĂșncio original, a dupla americana Sonny & Cher.
A mĂșsica Ă© romĂąntica, mas se ouvida com duplo sentido, pode ser interpretada como “peguei vocĂȘ, Apple”. E ele diz que ‘consertou as coisas” para a empresa.
Hey @Apple, I fixed it for you (sound on) pic.twitter.com/OwVnYNgXhT
— Reza Sixo Safai (@rezawrecktion) May 8, 2024
O site Know Your Meme reuniu algumas crĂticas que circulam nas redes sociais.
O usuĂĄrio Michael Foster usou as imagens do filme para uma narração prĂłpria, condenando o anĂșncio por “contar a verdade”: as pessoas estĂŁo deixando o digital esmagar o analogico. Citando uma frase bĂblica, ele termina convocando as pessoas a deixarem algumas coisas reservadas para o mundo fĂsico, como tocar piano, abraçar a mĂŁe, atirar um freesbe e tocar na grama.
https://twitter.com/i/status/1788290333215711557
O site tambĂ©m destacou o post da usuĂĄria Angelica, do JapĂŁo, comentando que ninguĂ©m gostou do vĂdeo, mas no JapĂŁo as pessoas realmente odiaram. Ela compartilhou diversas postagens de japoneses condenando a ideia de destruir objetos usados para produzir arte.
O usuĂĄrio do X TrungTPhan postou um vĂdeo viral anterior conhecido como “Evolution of the Desk” e disse que o anĂșncio da Apple era uma versĂŁo mais deprimente dele.
The new Apple iPad ad basically took this viral âEvolution of the Deskâ video but made it way darker and more depressing. https://t.co/mJrSRwfVrt pic.twitter.com/NkNI36XgaC
— Trung Phan (@TrungTPhan) May 9, 2024
O premiado cartunista americano Nick Anderson preferiu a ironia para mostrar o seu descontentamento, com um apavorado emoji prestes a ser esmagado sendo entrevistado para dar sua opiniĂŁo sobre o anĂșncio.
A imagem do emoji esmagado foi recorrente em vĂĄrios comentĂĄrios e memes, assim como observaçÔes sobre o que seriam as reais intençÔes da Apple ao veicular o anĂșncio polĂȘmico: gerar publicidade para o novo iPad. Uma tese pouco provĂĄvel, pois o tom dos comentĂĄrios nĂŁo Ă© nada lisonjeiro para a empresa.
Leia tambĂ©m | Apple se retrata apĂłs revolta de artistas por campanha do novo iPad, criticada por ‘esmagar a arte’