Londres – Menos de uma semana depois de conceder a mais longa entrevista coletiva de um presidente americano em tempos recentes, Joe Biden xinga um jornalista que fez uma pergunta incômoda e coloca em questão sua real tolerância com questionamentos da mídia. 

Sem se dar conta de que o microfone estava ligado, o presidente irritou-se com Peter Doocy, repórter da Fox News, e chamou-o de “fdp”, comentário ouvido por todos os que estavam na sala da reunião do Conselho de Concorrência.

Ao cair na armadilha que já complicou a vida de tantos políticos, Biden ainda está longe da conduta de Donald Trump, que insultava jornalistas diretamente. Mas saiu chamuscado do episódio. 

Antes de xingar repórter, Biden já demonstrava irritação 

O caso aconteceu nesta segunda-feira (24) durante uma reunião presidida por Joe Biden com o Conselho de Concorrência para discutir maneiras de reduzir os preços para as famílias americanas. 

Antes da ofensa ao jornalista da Fox, ele já parecia estar impaciente com a imprensa. A uma repórter que perguntou sobre a conversa com os líderes europeus em torno da crise na Ucrânia, deu uma resposta atravessada: 

“A única razão pela qual eu não gosto de fazer isso é porque você nunca relata por que é convocada uma reunião, porque você nunca informa por que convoquei uma reunião, e isso é importante”.

Mas o pior estava por vir. Peter Doocy perguntou se o presidente responderia a perguntas sobre inflação, que era o tema da reunião, e questionou se o problema seria um passivo político antes das eleições de meio de mandato. 

De forma irônica, Biden falou como se conversasse com algum assessor ou pensasse alto: “Isso é um grande ativo, mais inflação….Que fdp estúpido”, sem saber que o microfone estava ligado. 

Comparações com Trump foram inevitáveis, algumas partindo de pessoas simpáticas a ele, questionando como seria a reação se a fala sido do ex-presidente. 

A Fox se encarregou de dar a maior publicidade possível ao caso do repórter xingado por Biden, o que reforça sua reputação de crítica do atual governo e do Partido Democrata.

Em uma conversa com âncoras da rede comentando a história, Doocy relatou que nem percebeu o comentário. no meio da confusão do momento em que os jornalistas eram retirados da sala de reunião. 

Os apresentadores brincaram que ele passaria a ser conhecido pelo apelido de “fdp”, e que poderia até escrever um livro usando o xingamento de Biden como marca registrada. 

O curioso é que Peter Doocy é um veterano em ser xingado por autoridades.

Um dos vídeos que circulou nas redes sociais é uma entrevista dele com o então senador John McCain em 2017, sobre o relacionamento com o presidente Trump. 

O político reage questionado como ele podia fazer uma pergunta tão idiota, e que e no final volta a dizer que pergunta era estúpida. 

Biden se desculpa por xingar repórter

Depois da repercussão, Biden ligou para se desculpar com Peter Doocy, dizendo que os comentários não eram “nada pessoal” .

E encorajou o repórter da Fox News a continuar perguntando sobre tópicos diferentes do restante da imprensa, segundo relatou a própria Fox. 

A referência “ao restante da imprensa” demonstra que para o atual governo americano, a Fox continua sendo vista como aliada de Donald Trump.

Leia também 

Fox News funcionava como ‘TV estatal’, admite ex-secretária de comunicação de Trump na Casa Branca

A emissora lembrou que na semana passada, Biden também atacou outra jornalista da rede que cobre a  Casa Branca, Jacqui Heinrich, por tentar pressioná-lo em coletiva de imprensa sobre o conflito Rússia-Ucrânia. 

“Por que está esperando que Putin dê o primeiro passo, senhor?” perguntou Henrich. 

Biden riu, respondendo suavemente: “Que pergunta estúpida”. Mais tarde, a Casa Branca se retratou sobre o comentário de Biden. 

Trump, Biden e os repórteres 

A cena com Peter Doocy foi um movimento infeliz de Joe Biden, mas nem de longe lembra o clima de guerra que imperou nos Estados Unidos sob Donald Trump, e que foi além de discórdias pessoais. 

O ex-presidente notabilizou-se por um clima de animosidade com a imprensa jamais visto no país, adotando a bandeira de criticar a “mainstream media” como elemento de sua narrativa nós-contra-eles que tanto agrada aos mais radicais que o apoiavam. 

Uma das marcas da era Trump foi o registro de mais de dois tuítes por dia contra a imprensa nos cinco anos desde que se lançou candidato até ser banido da rede social. 

Leia mais 

Trump tuitou mais de uma vez por dia contra a imprensa em 5 anos e meio

Joe Biden vinha sendo criticado por dar poucas coletivas durante o primeiro ano de seu mandato. Na semana passada resolveu compensar passando duas horas pacientemente respondendo aos jornalistas, para o que certamente foi muito bem treinado. 

A manifestação contra o jornalista da Fox, no entanto, foi um sinal de que assim como tantos outros líderes, a tolerância com perguntas incômodas é baixa, embora alguns tratem isso publicamente com mais elegância. 

A organização Repórteres Sem Fronteiras fez um manifesto na semana em que o presidente completou o primeiro ano no cargo pedindo medidas para assegurar a liberdade de imprensa no país, que vê ameaçada. 

Leia mais 

Repórteres Sem Fronteiras cobra de Biden ação para conter ‘deterioração da liberdade de imprensa’ nos EUA