Londres – Um dia depois do polêmico anúncio do primeiro-ministro Boris Johnson sobre a intenção de acabar com o isolamento obrigatório para quem testar positivo para o coronavírus, o futuro rei da Inglaterra, príncipe Charles, anunciou que se isolou por estar com Covid.

A notícia foi divulgada pelas redes sociais da Clarence House, residência oficial do príncipe Charles e de sua mulher, Camilla. A nota informa que a futura rainha consorte não está com Covid. 

Mas o Palácio de Buckingham não confirmou se a rainha Elizabeth testou positivo. Charles participou de uma cerimônia oficial no Palácio de Buckingham na manhã de terça-feira no palácio de Windsor, onde a soberana de 95 mora. 

Charles, segunda Covid mesmo vacinado 

Charles, de 73 anos, que tomou as três doses da vacina, também participou de um evento beneficente na noite desta quarta-feira no Museu Britânico, onde foi fotografado ao lado de várias autoridades do governo, incluindo o chanceler, Rishi Sunak. 

Além de triplamente vacinado, Charles teve Covid em março de 2020.

A notícia de que está novamente com a doença reforça os argumentos dos que são contra o fim do isolamento proposto por Boris Johnson, já que indica que a pandemia não está tão sob controle como o governo tenta demonstrar. 

Uma mensagem na página oficial do Twitter dizia:

“Esta manhã, o príncipe de Gales testou positivo para a Covid-19 e agora está se isolando.

“Sua alteza real está profundamente desapontada por não poder comparecer aos eventos de hoje em Winchester e tentará reagendar sua visita o mais rápido possível.”

Segundo a Clarence House, Charles e Camilla fazem testes antes de cada compromisso e assim ele descobriu que estava com o vírus. Mas não houve comentários sobre se o teste tinha sido feito antes da solenidade da noite de quarta-feira. 

Durante a manhã o príncipe tinha visitado uma exposição na Galeria Nacional, sem usar máscara. 

Na segunda-feira, a futura rainha consorte fez uma visita a uma escola, durante a qual ficou ao lado de adultos e crianças também sem máscara. 

De acordo com as regras atuais da Covid, embora more com Charles, Camilla não é obrigada a se isolar, pois está totalmente vacinada.

Atualmente, as pessoas que desenvolvem sintomas de Covid ou testam positivo devem se isolar por 10 dias.

Leia também 

Em novo vídeo e fotos históricas, Rainha Elizabeth II manda um recado sutil: sem aposentadoria à vista

Nas redes sociais, alguns usuários criticaram o príncipe por não usar máscara em eventos sociais, o que não é obrigatório mas é recomendado por especialistas, por proteger pessoas vulneráveis. Pela idade, o príncipe pode ser considerado uma delas, embora tenha boa saúde. 

Na manhã de hoje, Camilla manteve sua agenda de visitas, indo a um centro de tratamento para vítimas de violência sexual, ao lado do prefeito de Londres, Sadiq Khan. Mas mudou o padrão e passou a usar a máscara quando estava em ambiente fechado, assim como todos os demais. 

Príncipe com Covid em mau momento para o governo 

A notícia da Covid do príncipe Charles não foi boa para Boris Johnson, engolfado pela crise do Partygate, o escândalo envolvendo festas na sede do governo durante o lockdwon. 

A intenção de antecipar o fim da obrigatoriedade do isolamento para quem testar positivo foi anunciada ontem no Parlamento, durante a sessão semanal de perguntas ao primeiro-ministro em que ele é sabatinado pela oposição. 

A medida foi vista como populista, para agradar setores da população e do próprio Partido Conservador que defendem a abertura total, apesar de os números de mortes e de novos casos ainda estarem em níveis preocupantes. 

Nesta quarta-feira, enquanto Johnson falava no Parlamento, o jornal Daily Mirror publicou uma foto que complica ainda mais a situação dele. 

A imagem mostra o primeiro-ministro em uma festa de Natal realizada na sede do Governo, com um participante usando um enfeite típico das comemorações de fim de ano, e uma garrafa de champanhe aberta sobre a mesa. 

Covid do príncipe Charles dias após ele ser confirmado como futuro rei

A notícia também não veio em boa hora para Charles, que tinha recebido há menos de uma semana o presente de ter seu nome confirmado como o futuro rei, colocando fim a especulações de que o trono poderia ser entregue a William, mais jovem e com popularidade mais alta entre os súditos. 

No sábado, véspera de completar 70 anos no trono, a rainha Elizabeth fez uma mensagem à nação pedindo que Camilla seja aceita como rainha consorte, uma forma de quebrar a resistência em relação ao seu passado, em que foi vista como causadora da separação de Charles e da princesa Diana. 

Além do selo de aprovação à Camilla, a mensagem referendou Charles como o sucessor. A Covid agora tira o brilho de uma semana em que o casal vivia uma fase de exposição positiva de sua imagem. 

Leia mais

Análise | Ao pedir a súditos que aceitem Camilla como rainha consorte, Elizabeth II confirma Charles no trono