Londres – O Instituto Reuters para Estudos de Jornalismo na Universidade de Oxford, na Inglaterra, está com inscrições abertas até 14 de fevereiro para seu programa de bolsas de estudo para jornalistas.

O projeto permite aos profissionais da imprensa um aprofundamento na carreira por meio de diferentes recursos acadêmicos.

Journalist Fellowship Program oferece anualmente 30 vagas para jornalistas interessados em desenvolver novas perspectivas sobre a profissão. Vários brasileiros já foram selecionado. 

Imersão na carreira

O programa reúne jornalistas em atividade em meio da carreira, oferecendo um período de reflexão e uma oportunidade de realizar uma pesquisa aprofundada relevante, longe da pressão dos deadlines.

Os candidatos contemplados deverão se afastar das atividades profissionais durante os meses de duração da bolsa, e estarem presentes no campus da Universidade de Oxford durante todo o período letivo.

Os bolsistas participarão de uma série de seminários e discussões sobre algumas das principais questões que afetam o jornalismo. Temas como desinformação, liberdade de imprensa, confiança e outros fazem parte do programa.

As atividades são conduzidas por jornalistas, editores, líderes da indústria e acadêmicos de vários países. 

Os participantes poderão ainda assistir a eventos e palestras da Universidade de Oxford envolvendo jornalismo, mídia e questões mais amplas como política, relações internacionais, cultura e tecnologia.

Apesar de não ser um curso acadêmico, os selecionados para a bolsa de estudos deverão desenvolver um projeto escrito durante sua participação no programa, no formato de um ensaio ou pesquisa.

Ao final de cada período, ocorre um simpósio com apresentações dos trabalhos e painéis de discussão sobre os projetos desenvolvidos.

Leia também
Universidade da Pensilvânia abre novo ciclo de seu curso de inglês gratuito para jornalistas

Bolsa para jornalistas experientes

Para concorrer à bolsa é necessário ter um mínimo de cinco anos de experiência jornalística.

Em casos especiais o candidato poderá demonstrar que tem nível equivalente de expertise

Os interessados devem enviar uma declaração de uma página descrevendo o projeto que desejam desenvolver durante o período, juntamente com um resumo de 150 palavras sobre a questão que o projeto pretende analisar.

As inscrições e mais informações sobre o programa podem ser encontradas aqui.

Leia também
Prêmio global de jornalismo ambiental abre inscrições para profissionais, estudantes e veículos de mídia

Financiamento 

As bolsas podem ter  duração de três ou seis meses, com início das aulas previsto para outubro de 2022, janeiro de 2023 e abril de 2023.

A maioria dos participantes consegue financiamento integral. Aqueles que forem selecionados terão todas as taxas cobertas, além de receberem uma ajuda de custo de até £ 2.000 (cerca de R$14 mil).

O valor é suficiente para cobrir despesas como acomodação e alimentação. Os custos de viagem para o Reino Unido e visto também são cobertos pela bolsa. 

Leia também

Treinamento gratuito para quem escreve sobre ciência vira curso autodirigido na plataforma do Centro Knight