Embora consolidado como rede social queridinha dos jovens, chegando a bater o Google como  domĆ­nio mais popular do mundo em 2021, o TikTok estĆ” se revelando tambĆ©m um poderoso aliado de idosos, que descobriram o valor da plataforma para quebrar preconceitos relacionados Ć  idade. 

VĆ­deos bem humorados estrelados por vovĆ“s e vovĆ³s, em alguns casos com a ajuda dos netos, aparecem frequentemente nas timelines da audiĆŖncia jovem da rede social chinesa e estĆ£o colaborando para quebrar o ageĆ­smo, o preconceito contra pessoas mais velhas.

A tendĆŖncia foi constatada em uma pesquisa realizada pelos professores Reuben Ng e Nicole Indran, da Universidade de Yale, que envolveu a anĆ”lise de 1.382 publicaƧƵes feitas por usuĆ”rios com 60 anos ou mais, que tinham entre 100 mil e 5,3 milhƵes de seguidores.

Idosos influencers se conectam com jovens no TikTok

A pesquisa “NĆ£o tĆ£o velho para o  TikTok: Como os adultos mais velhos estĆ£o reformulando o envelhecimento”, em traduĆ§Ć£o livre, foi publicada no inĆ­cio do mĆŖs na revista mĆ©dica The Gerontologist. 

Os idosos do TikTok tĆŖm imensa influĆŖncia sobre o pĆŗblico jovem e um grande potencial para mudar os estereĆ³tipos sobre o envelhecimento, apontam os pesquisadores.

Tidos como alheias Ơ tecnologia, muitas pessoas acima dos 60 anos se revelaram verdadeiros influenciadores ao dominar o formato e linguagem usados pelas novas geraƧƵes na plataforma, conquistando milhƵes de curtidas e seguidores.

Todos os vĆ­deos analisados na pesquisa discutiam explicitamente a idade e, juntos, somavam mais de 3,5 bilhƵes de visualizaƧƵes. 

O levantamento apontou que 71% do conteĆŗdo avaliado desconstruĆ­a preconceitos etĆ”rios, como achar que idosos sĆ£o rabugentos, frĆ”geis ou senis. 

Um exemplo dessa nova imagem proporcionada sĆ£o as “vovĆ³s TikTokers”, que apostam no estilo e na moda para incentivar os usuĆ”rios da rede a deixarem de idolatrar somente corpos jovens. 

SĆ£o as ā€œglammasā€, termo derivado das combinaƧƵes de ā€œglamourā€ e ā€œgrammaā€ (ā€œvovĆ³ā€). Em um dos vĆ­deos, uma mulher de 70 anos desfila alegremente pelas ruas em um top com umbigo de fora. 

A americana Dolores Paolino (@dolly_broadway) Ć© uma das que faz sucesso, com 2,4 milhƵes de seguidores no TikTok. Os vĆ­deos em que aparece com looks charmosos sĆ£o sempre bem humorados, bem ao estilo da plataforma.

Paolino jĆ” entrou no radar de marcas de moda e maquiagem, com vĆ”rios conteĆŗdos patrocinados, rivalizando com influenciadoras que poderiam ser suas bisnetas. 

Neste, ela promove um aplicativo de namoro, algo impensƔvel para pessoas idosas no passado.

TikTok idoso ageĆ­smo
Dolly Broadway (reproduĆ§Ć£o TikTok)

Ng destacou no estudo que a maioria das idosas influencers do TikTok ā€œresistem ferozmente aos estereĆ³tipos comuns de mulheres mais velhas como passivas, educadas e fracas”.

ā€œHĆ” evidĆŖncias considerĆ”veis ā€‹ā€‹de que os estereĆ³tipos etĆ”rios predominam entre os jovens nas mĆ­dias sociaisā€, afirmou o professor no estudo.

ā€œA forƧa dos preconceitos anti-idade significa que a participaĆ§Ć£o de adultos mais velhos nas mĆ­dias sociais Ć© vital para garantir que essas ideias sejam combatidas.ā€

Os pesquisadores constataram que maioria das TikTokers mais velhas nĆ£o faz nenhuma tentativa de esconder os marcadores da velhice, ao contrĆ”rio: elas demonstram autoconfianƧa em seus vĆ­deos. 

Leia tambƩm

Influenciadores digitais: 10 tendĆŖncias para quem quer lucrar nesse mercado bilionĆ”rio

 Perfis de idosos no TikTok chegam a milhƵes de seguidores

Quase um em cada cinco dos vĆ­deos analisados para a pesquisa ā€‹ā€‹abordou vulnerabilidades relacionadas Ć  idade, e um em cada 10 chamou a atenĆ§Ć£o para o ageĆ­smo entre os mais jovens e atĆ© entre alguns idosos.

Criadores de conteĆŗdo acima dos 60 anos no TikTok tambĆ©m dĆ£o um ar positivo ao envelhecimento ao mostrarem os benefĆ­cios de chegar a uma certa idade.

Ɖ o que Joe Allington (@grandadjoe1933) divide com seus 5,4 milhƵes de seguidores, por exemplo, ao brincar que pode beber durante a semana sem se preocupar em ir trabalhar no dia seguinte.

O aposentado inglĆŖs de 88 anos foi incentivado pela sua filha e netas a se aventurar na plataforma chinesa durante o lockdown na pandemia.

Com mais de 4 milhƵes de seguidores, a influencer Lilian Droniak (@grandmaann2) viralizou no TikTok ao falar com bom humor sobre um grande tabu: a morte e, especificamente, a morte dela prĆ³pria.

Aos 92 anos, a idosa fez uma lista de recomendaƧƵes para o seu futuro funeral que angariou mais de 6 milhƵes de curtidas e deixou uma pessoa prĆ³xima, a Bertha, bem desconfortĆ”vel: 

ā€œEstas sĆ£o as regras: vocĆŖ pode chorar, mas nĆ£o chore muito, nĆ£o se faƧa de bobo.

Bertha nĆ£o estĆ” convidada, nĆ£o a deixe entrar. Ɖ melhor vocĆŖ ficar bĆŖbado depois. Tome uma dose para mim.ā€

@grandma_droniak

it wont be any time soon but dont forget it #funeral #grandma #rules #dontcry #funeralservices #wake #greenscreen

ā™¬ original sound – grandma_droniak

 

Idosos brasileiros no TikTok

O Brasil tambƩm tem influencers idosos no TikTok. Com mais de 11 milhƵes de seguidores, Nair Donadelli, de 90 anos, dividia o perfil @vovostiktokers com o marido, Nelson Miolaro, falecido em julho de 2021.

Juntos, o casal fazia dancinhas, dublagens e outros conteĆŗdos engraƧados para os jovens seguidores. Agora viĆŗva, Nair continua ativa na rede social postando sobre sua rotina e participando de “trends”, os vĆ­deos temĆ”ticos populares replicados pelos usuĆ”rios. 

@vovostiktokers

Sou sĆ³ eu que fico o dia inteiro cantando essa mĆŗsica? Ela nĆ£o sai da minha cabeƧa! Fofinha! ā™„ļø #vovostiktokers #trend #fy #foryou #tiktoker #tiktokers

ā™¬ ć‚ŖćƒŖć‚øćƒŠćƒ«ę„½ę›² – nachika – nayou

Outro vovĆ“ tiktoker brasileiro Ć© Anesio Fiori, de 84 anos, conhecido como VovĆ“ Anesio. Ele faz conteĆŗdos com seu neto, o Caio, que comeƧou a gravar o dia a dia dele com a avĆ³, dona Elza. Hoje, o perfil @caioeovovoanesio tem 3,2 milhƵes de seguidores.

https://www.tiktok.com/@caioeovovoanesio/video/7092800615864159493?is_from_webapp=1&sender_device=pc&web_id=7044311632781035014

ā€œEsses idosos do TikTok se tornaram criadores de conteĆŗdo de sucesso em um poderoso fenĆ“meno contracultural no qual os idosos realmente contestam os estereĆ³tipos da velhice, abraƧando ou atĆ© celebrando seu status de idadeā€, disse o professor Reuben Ng em entrevista ao jornal britĆ¢nico The Guardian. 

Leia tambƩm

Marketing de influĆŖncia: estudo mostra o que marcas e influenciadores estĆ£o fazendo de errado nas redes