O aplicativo Clubhouse, a novidade mais badalada das redes sociais em tempos recentes, vai mesmo ter que enfrentar a concorrĆŖncia da maior rede social do mundo. Coube ao jornalista americano Casey Newton, que edita sua prĆ³pria newsletter sobre tecnologia, confirmar as especulaƧƵes sobre os planos do Facebook para reagir ao sucesso do Clubhouse.
Em um entrevista a Newton na segunda-feira (19/4), o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, anunciou planos de lanƧar nos prĆ³ximos meses uma sĆ©rie de recursos de Ć”udio para brigar de frente com a nova queridinha das redes sociais, das quais ele prĆ³prio se tornou membro em janeiro, sob o usuĆ”rio “Zuck23”.
No embalo dos aplicativos de Ć”udio que se tornaram cada vez mais populares durante a pandemia, o Facebook vai oferecer as Live Audio Rooms, uma versĆ£o do Clubhouse, permitindo que as pessoas ouƧam e participem de conversas ao vivo.
Os novos recursos incluirĆ£o o Soundbites, que permitirĆ” que os usuĆ”rios criem e compartilhem clipes curtos de Ć”udio. TambĆ©m serĆ” possĆvel ouvir podscats diretamente do aplicativo do Facebook.
Acabou a magia?
NĆ£o Ć© um bom momento para a novata encarar tal concorrĆŖncia. Pesquisas mostram depois de uma explosĆ£o de downloads que a entronizou como a novo queridinha das redes sociais, explorando bem o charme de ser acessĆvel apenas a convidados, a plataforma pode estar comeƧando a perder sua magia, apesar de ter sido avaliada em US$ 4 bilhƵes.
O aplicativo lanƧou a ideia de os usuĆ”rios sintonizarem salas de Ć”udio para ouvir discursos, palestras e conversas, de forma semelhante a uma conferĆŖncia apenas de Ć”udio.
Segundo a empresa de pesquisas Antropia, os usuĆ”rios ativos diĆ”rios do Clubhouse caĆram 53% desde o pico registrado em 27 de fevereiro. As taxas de download caĆram em dois terƧos, de 6,9 āāmilhƵes em fevereiro para 2,5 milhƵes em marƧo.
Em abril, o monitoramento Sense Tower apontou queda de 68% na quantidade downloads (foram 643 mil) em relaĆ§Ć£o ao mĆŖs anterior.
Para complicar a situaĆ§Ć£o, o Reddit anunciou tambĆ©m o Reddit Talk, sua versĆ£o do Clubhouse. E o Twitter criou o āSpacesā, projetado de maneira semelhante, como uma sala de bate-papo ao vivo apenas com Ć”udio.
Facehouse
O rƔpido crescimento do Clubhouse demonstrou o potencial dos serviƧos de bate-papo com Ɣudio, especialmente porque as pessoas ficaram em casa durante a pandemia de Covid-19. Um potencial que o Facebook pretende explorar, disse Zuckerberg:
āO Ć”udio como meio permite discussƵes de forma mais longa e explorar ideiasā, disse ele. āVocĆŖ pode entrar em tĆ³picos que francamente sĆ£o muito mais difĆceis de abordar com outras mĆdias. E o Ć”udio, eu acho, Ć© muito mais acessĆvel porque vocĆŖ pode realizar vĆ”rias tarefas enquanto ouve.ā
O recurso que mais se assemelha ao Clubhouse sĆ£o as salas de Ć”udio ao vivo, um produto que permitirĆ” que grupos de pessoas ouƧam e interajam com alto-falantes em um āpalcoā virtual. NĆ£o foram dados detalhes de como o Facebook planeja moderar os canais de Ć”udio.
CrĆticas aos concorrentes
Na entrevista, Zuckerberg disparou contra concorrentes, incluindo Twitter e Apple. Em particular, Zuckerberg criticou a Apple por sua polĆtica de obter atĆ© 30% de lucro sobre a venda de produtos em sua loja de aplicativos.
āSe a margem fosse menor, acho que isso permitiria que a economia crescesse mais rĆ”pidoā, disse ele.
Zuckerberg tornou-se cada vez mais crĆtico em relaĆ§Ć£o a seus concorrentes de tecnologia Ć medida que sua empresa passou a enfrentar riscos de regulamentaƧƵes mais rigorosas.
Comportamento anticompetitivo
O lanƧamento de produtos que se parecem tanto com os dos concorrentes pode trazer mais riscos Ć empresa. Zuckerberg foi questionado recentemente por comportamento anticompetitivo em audiĆŖncias antitruste, por copiar ou tentar adquirir concorrentes.
No ano passado, Zuckerberg admitiu ter copiado seus rivais, dizendo que o Facebook “certamente adaptou recursos que outros introduziram”.
Instagram Reels, lanƧado em 2020, Ć© semelhante ao TikTok. Instagram Stories, recurso lanƧado em 2016, foi criticado como uma cĆ³pia do Snapchat.
Os crĆticos argumentam que o “emprĆ©stimo” de ideias da Big Tech pode sufocar a concorrĆŖncia e inviabilizar a sobrevivĆŖncia de empresas menores.
Defesa preventiva
Na entrevista a Casey Newton, Zuckerberg jĆ” se defende preventivamente, citando os momentos em que os produtos do Facebook foram replicados.
āQuando surge um novo meio, ele pode ser adaptado a muitas ideiasā, disse ele. āAcho que os feeds eram assim inicialmente. Desde que criamos o feed de notĆcias em 2006, todos os produtos sociais passaram a ter um feed de notĆcias, mas nunca Ć© a mesma coisa. O recurso toma a forma e o contexto em que estĆ” inserido.ā
Como parte das novidades, Zuckerberg tambĆ©m disse que o Facebook estava trabalhando com o Spotify para tornar o compartilhamento de conteĆŗdo mais fĆ”cil para mĆŗsicos e ouvintes.
Leia tambƩm
https://mediatalks.com.br/2021/04/14/twitter-a-rede-mais-valiosa-para-os-jornalistas/
https://mediatalks.com.br/2021/04/14/conselho-supervisor-do-facebook-passa-a-decidir-sobre-remocao-de-conteudo/