A publicaรงรฃo dos resultados financeiros dos primeiros quatro meses de 2021 do Reach, maior conglomerado britรขnico de jornais, reconfirmou a tendรชncia de migraรงรฃo de receitas publicitรกrias do impresso para o online. Pela primeira vez, o faturamento com publicidade digital do grupo superou o da publicidade impressa, segundo informe ร  Bolsa de Valores distribuรญdo em 6 de maio. 

O Reach nรฃo รฉ o primeiro a registrar essa virada. Mas no caso dele รฉ notรกvel, porque seu portfolio รฉ composto em sua maioria por jornais tabloides ou regionais, que tรชm no impresso sua principal vocaรงรฃo, em regiรตes onde ainda รฉ forte o hรกbito de ir comprar o jornal ou recebรช-lo na porta de casa. Entre os tรญtulos nacionais do grupo estรฃo Mirror, Express e Star (com suas ediรงรตes semanais e dominicais). 

De janeiro a abril,  a receita de publicidade online do grupo cresceu 35%. E houve um salto em abril, de 78,4%, o que pode ser reflexo da reabertura gradativa de comรฉrcio e de outras atividades, como escolas e academias, depois que o programa de imunizaรงรฃo contra a Covid-19 avanรงou e as taxas de incidรชncia e mortalidade pela doenรงa refluรญram no paรญs. Nos trรชs primeiros meses, com o Reino Unido em lockdown e assombrado por um surto da doenรงa, o crescimento havia sido de 25,2%.

No mesmo perรญdo, o faturamento com publicidade dos impressos recuou 10,4% e a circulaรงรฃo diminuiu 7,9%. 

A base de leitores tambรฉm cresceu. O Reach informou ter agora 6,2 milhรตes, contra 5,8 milhรตes registrados no inรญcio de marรงo, e “continua bem encaminhado para chegar a 10 milhรตes atรฉ o final de 2022”. Os jornais do grupo nรฃo tรชm paywall; adotam o sistema de rastreamento para captar usuรกrios. 

“O engajamento dos clientes continuou a crescer e serรก apoiado por um maior investimento estratรฉgico em dados e anรกlises, incluindo foco no mapeamento das atividades dos clientes para apoiar o objetivo de aumentar a receita mรฉdia por usuรกrio.”

O grupo รฉ formado por nove jornais nacionais, mais de 110 tรญtulos regionais e mais de 70 sites de notรญcias, com audiรชncia combinada de 48 milhรตes de leitores, a maior do paรญs.  

Mas nรฃo รฉ do Reach o jornal britรขnico de maior circulaรงรฃo impressa. Pelos dados de monitoramento da ABC (que nรฃo incluem todos os jornais), a lideranรงa em marรงo ficou com o Daily Mail, que pertence ao DMGT, com tiragem mรฉdia de 984 mil exemplares, queda de 13% em relaรงรฃo a marรงo passado.

O Daily Mirror aparece em quinto lugar, com 367 mil, queda ainda maior, de 17%. Mas entre eles estรฃo a ediรงรฃo de domingo do Daily Mail (Mail on Sunday) e dois jornais gratuitos, o Metro e o Evening Standard. 

Assim, em comparaรงรฃo entre diรกrios semanais pagos, o Daily Mirror รฉ o segundo depois do Mail. E em seguida na lista aparecem os demais tรญtulos do Reach: Sunday Mirror (310 mil), Daily Express (241 mil), Daily Star (222 mil) e Sunday Express (212 mil). 

Nรฃo hรก nรบmeros do ABC para os outros jornais. Pelos รบltimos dados disponรญveis, de marรงo de 2020, The Sun tinha 1,2 milhรตes de exemplares, o Sunday Times, 647 mil e o Daily Telegraph, 317 mil.  Mas todos sofreram com a pandemia, que deixou as pessoas em casa e ensinou o caminho para a versรฃo digital. 

Ao mesmo tempo, para mostrar que nem tudo na indรบstria de mรญdia รฉ ciรชncia exata, um jornal do Paรญs de Gales que comeรงou apenas digital em marรงo passado anunciou o lanรงamento de uma ediรงรฃo impressa seis semanas depois

Otimismo 

O informe ร  Bolsa de Valores do Reach รฉ otimista, destacando o “bom inรญcio de ano com publicidade digital e impressa apresentando um desempenho ligeiramente acima das expectativas”. E atribuiu os resultados ร  eficiรชncia do programa de transformaรงรฃo e do mix digital. 

A receita com publicidade digital aumentou 41,3%, taxa estรกvel em comparaรงรฃo com o crescimento de dois anos reportado no segundo trimestre de 2020, que foi de 39,8%. O Reach informou que o movimento de dois anos na receita dos impressos tambรฉm ficou praticamente estรกvel, com queda de 24,3% no perรญodo em comparaรงรฃo a 23,3% entre 2018 e 2020. 

Jim Mullen, CEO do grupo, comentou os resultados: 

โ€œTivemos um inรญcio de ano positivo e estamos vendo os benefรญcios do programa de transformaรงรฃo iniciado ano passado. Com o digital agora sendo responsรกvel por uma parcela maior de nossas receitas de publicidade do que o impresso, e crescendo fortemente, estamos bem posicionados para progredir ainda mais durante 2021.”

 Cortes e ajustes pรณs-Covid 

O programa de transformaรงรฃo do Reach nรฃo se limitou ao investimento em produtos digitais e engajamento dos leitores, que se converteu em aumento da receita com publicidade digital. O grupo tem sido um dos mais agressivos nos ajustes operacionais depois da pandemia.

Em julho de 2020, foi o responsรกvel pelo maior corte de pessoal entre todas as redaรงรตes do paรญs: 550 vagas foram eliminadas. Segundo o Financial Times, atรฉ setembro os cortes chegaram a 20% da forรงa de trabalho.

Foto: Google Maps

No inรญcio de abril o grupo confirmou o fechamento de suas 15 redaรงรตes e um sistema de trabalho remoto que prevรช a manutenรงรฃo de 75% da equipe em home office, com alguns escritรณrios transformados em hubs para atividades presenciais em carรกter temporรกrio. Um deles รฉ a emblemรกtica sede do Express, ร s margens do Tรขmisa.

Chegou a enfrentar o risco de uma greve em reaรงรฃo ร  proposta de reajuste de 1% nos salรกrios em abril. O grupo de negociaรงรฃo queria 5%. Mas a greve nรฃo foi adiante. 

O Reach estรก entre as empresas de mรญdia que recorreram ao esquema de suporte do governo para pagamento de salรกrios durante a pandemia, tendo recebido ยฃ 7 milhรตes, de acordo com o Financial Times. Apesar das aparentes dificuldades, decidiu pagar dividendos aos acionistas no inรญcio do ano, sob o argumento de confianรงa no futuro de seu jornalismo online. 

 

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