Coluna originalmente publicada no Portal dos Jornalistas em 12.05.2021
Hรก pouco mais de um ano, quando a pandemia do coronavรญrus tomou conta do mundo, quase ninguรฉm se arriscava a fazer prognรณsticos seguros para o futuro da indรบstria de mรญdia e das prรกticas do jornalismo. Era tudo incerto.
Restriรงรตes ao movimento derrubaram tiragens e empurraram o pรบblico para as ediรงรตes digitais de jornais. O acesso ร s mรญdias sociais explodiu, assim como o uso de serviรงos de mensagem para transmissรฃo de informaรงรตes โ nem sempre confiรกveis โ, mudando a forma de consumir notรญcias.
E tambรฉm de as produzir. Redaรงรตes ficaram desertas. A maioria dos jornalistas teve que substituir a reuniรฃo de pauta, a conversa no cafรฉ e as entrevistas ou as apuraรงรตes ao vivo pelo Zoom. Coletivas e eventos foram cancelados ou adaptados para as telas pequenas.
Como nรฃo hรก bem que sempre dure nem mal que nรฃo se acabe, 14 meses depois a situaรงรฃo comeรงa a voltar ao normal, se รฉ que se pode falar em normal. Isso estรก ocorrendo sobretudo em paรญses com programas de imunizaรงรฃo mais adiantados, como os Estados Unidos e o Reino Unido.
E algumas perguntas comeรงam a ser respondidas.
Uma dรบvida inicial levantada por analistas e acadรชmicos era sobre se o ganho de confianรงa no jornalismo atestado por pesquisas no inรญcio da pandemia teria efeito residual.
Para alguns, sim. No embalo da demanda criada pela doenรงa, muitos jornais investiram nas ediรงรตes digitais, incorporando recursos de jornalismo de dados, audio e vรญdeo para tornar a cobertura mais atrativa e informativa. E estรฃo colhendo frutos.
Segundo levantamento feito pela empresa de tecnologia de mรญdia Piano, a Covid-19 abalou a estrutura da temida barreira para pagar por conteรบdo jornalรญstico.
A empresa, que administra sistemas de assinatura para mais de 300 veรญculos em vรกrios paรญses, atestou que houve crescimento de 58% no volume de assinantes em sua base. E queda nas taxas de desistรชncia, mostrando uma fidelidade maior do leitor que optou por pagar para ter acesso ao veรญculo de sua preferรชncia.
O estudo da Piano mostra como se comportaram os leitores e tambรฉm as organizaรงรตes, que intensificaram seus esforรงos de marketing para atrair assinantes. Uma das conclusรตes รฉ de que o paywall foi mais eficiente para converter visitantes ocasionais do que a experimentaรงรฃo.
Os resultados nรฃo podem ser generalizados. A Piano trabalha para organizaรงรตes de mรญdia gigantes, dotadas de recursos para aplicar na sofisticaรงรฃo de seus produtos jornalรญsticos e em aรงรตes de marketing poderosas.
O mesmo nรฃo acontece com empresas de mรญdia menores. Mas o que se depreende dos resultados รฉ que hรก meios de convencer o pรบblico a pagar por conteรบdo, desde que o valor da notรญcia que se entrega seja percebido por quem รฉ convidado a assinar.
De volta ร s redaรงรตes?
Depois de 14 meses, tambรฉm jรก รฉ possรญvel compreender melhor os efeitos da pandemia sobre o futuro do trabalho. O mundo corporativo โ redaรงรตes incluรญdas โ tenta encontrar o caminho para equilibrar o home office com a volta aos escritรณrios.
A decisรฃo nem sempre รฉ sรณ operacional, mas tambรฉm financeira. Pelo menos um grande grupo de mรญdia jรก fez sua opรงรฃo. O Reach, que tem mais de 100 jornais no Reino Unido, fechou todas as redaรงรตes e vai criar hubs para trabalho temporรกrio, com boa parte da equipe indo ร redaรงรฃo apenas algumas vezes por semana. Uma bela economia.
Seja qual for o modelo adotado, o episรณdio ocorrido com a revista americana Washingtonian na semana passada demonstra que ameaรงa pode nรฃo ser uma boa ideia para fazer as equipes retornarem ร s redaรงรตes (ou ร s empresas). A CEO da publicaรงรฃo escreveu um artigo de opiniรฃo no Washington Post alertando de forma nada sutil que os empregos de quem nรฃo quisesse voltar estavam sob risco.
A revolta chegou ร s redes sociais e virou greve de um dia. A CEO teve que contornar, dizendo que nรฃo era bem isso.
Os รขnimos na revista podem ter se acalmado. Mas o estrago mostra que depois do trauma da Covid, as relaรงรตes entre patrรตes e empregados tambรฉm nรฃo serรฃo mais as mesmas.
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