Com eventos extremos como ondas de calor na América do Norte e as queimadas na Amazônia, além da Covid-19, que não saiu da pauta, ampliar a lista de fontes se tornou uma busca (ainda mais) frenética nas redações.
Oferecer uma ferramenta para diversificar estes recursos a jornalistas é a proposta da plataforma global Diverse Sources, que reúne centenas de especialistas em ciência, saúde e meio ambiente. O catálogo está disponível em versão beta, para testes.
A recomendação é da organização Covering Climate Now, coalizão de veículos de imprensa comprometidos a aprimorar e ampliar a cobertura sobre as mudanças climáticas, da qual o MediaTalks faz parte.
Leia também: Centro Knight lança curso gratuito e online sobre jornalismo de dados
A ideia do projeto é ajudar jornalistas apresentando um amplo leque de opiniões, pontos de vista, experiências e perspectivas sobre um mesmo assunto, fazendo com que as reportagens reflitam diferentes realidades.
Os responsáveis pelo projeto são Mollie Bloudoff-Indelicato, repórter especialista em ciência e diretora da plataforma, e Greg Linc, que desenvolveu o site.
Plataforma conta com especialistas brasileiros ou que falam português
Na Diverse Sources, é possível procurar uma fonte específica com diversos filtros para facilitar o processo: nome, sobrenome, tipo de especialista (profissão), temas nos quais a fonte é especializada, organização na qual trabalha, idiomas que fala e forma preferível de comunicação (texto, áudio ou vídeo).
Na plataforma estão algumas fontes brasileiras: Ana Belen Ramos Hryb, neurocientista da Universidade Federal de Santa Catarina; Gabriel Barreto Lemos, físico no Internacional Institute of Physics da Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Ricardo Cardoso Reis, astrônomo do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço & Planetário do Porto – Centro Ciência Viva; e Luciana Jesus Costa, bióloga e professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Também estão disponíveis no site especialistas estrangeiros que falam português.