Rede social mais popular entre adolescentes, o TikTok pode estar servindo de plataforma para popularizar os cigarros eletrônicos entre os jovens, alerta um estudo australiano. A equipe da Universidade de Queensland observou, após analisar vídeos com até 78 milhões de exibições na plataforma, que conteúdo mostrando o hábito de fumar como algo positivo está sendo exibido a audiências de todas as idades.
O dado traz à tona a discussão sobre o poder de influência do TikTok, com a exibição de vídeos para uma plateia majoritariamente jovem e “influenciável”, como ressalta a pesquisa.
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De acordo com o último relatório digital do Instituto Reuters, os usuários do TikTok são predominantemente pessoas abaixo de 25 anos de idade.
O tom de brincadeira é o mais utilizado para tratar dos cigarros eletrônicos, ou “vapes”, na rede social, com paródias, pegadinhas e narrativas engraçadas. O levantamento dividiu os posts em categorias, sendo “comédia” a mais utilizada, seguida de “lifestyle” e “marketing”.
Consumo de cigarro eletrônico entre jovens cresceu nos EUA
A falta de regulação dificultou inclusive conclusões mais precisas dos pesquisadores australianos, que afirmam que “a promoção de produtos costuma aparecer nos vídeos, mas não é possível inferir se essa é uma atividade patrocinada”.
Pesquisas do governo dos Estados Unidos (EUA) afirmam que o consumo de cigarros eletrônicos aumentou entre os adolescentes. Entre estudantes do ensino médio, o hábito triplicou de 2014 para 2019, chegando a 27,5% dos jovens.
Em janeiro, o site TechCrunch publicou reportagem mostrando a venda aberta de cigarros eletrônicos nos EUA usando o TikTok.
Marcas foram anunciadas sem cerimônia, e os vendedores enfatizavam que não exigiriam documento de identidade. Nos vídeos musicados, os vendedores mostram como escondem os produtos em pantufas, bolsas para maquiagem ou debaixo de doces.
TikTok afirma que irá remover conteúdo promovendo “vapes” na plataforma
A pesquisa da Universidade de Queensland destaca que há muitos vídeos na plataforma ensinando a esconder os vaporizadores e até mesmo como ocultá-los em bagagens para passar por aeroportos.
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Em comunicado, o TikTok disse que proíbe “estritamente conteúdo que retrate ou promova a posse ou consumo de tabaco e drogas por menores. Removeremos o conteúdo e as contas identificadas como dedicadas à promoção da vaporização e não permitimos anúncios de produtos de vaporização ou bolsas de nicotina”.
Ao todo, o estudo australiano analisou 808 vídeos, com uma média de 1 milhão de exibições cada.
Segurança infantil é fator número 1 de remoções na plataforma
No primeiro balanço trimestral deste ano, o TikTok havia manifestado que a segurança de crianças foi o motivo principal de remoção de vídeos da plataforma . O Brasil é o terceiro país com o maior número geral de vídeos deletados da plataforma
No total, quase 62 milhões de vídeos foram apagados da plataforma, o que representa “menos de 1% de todos os vídeos postados no TikTok”, segundo a rede social.
Em janeiro deste ano, o TikTok introduziu novas configurações de privacidade para adolescentes: usuários entre 13 e 15 anos têm por padrão as contas privadas e a plataforma restringe quem pode baixar seus vídeos e interagir com eles.
Para contas de 16 a 17 anos, os recursos de Duetar e Costurar são permitidos apenas para amigos.
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